Novas tecnologias aplicadas à gestão financeira: quais são elas?

Cá entre nós, sabemos que as suas compras já foram impactadas pela transformação digital. E provavelmente já faz um bom tempo que você não vê necessidade em ir ao banco, não é? E na sua empresa? Será que você já deu a oportunidade das novas tecnologias aplicadas à gestão financeira ajudarem a potencializar os resultados do negócio?

Se a resposta for sim, provavelmente você já percebeu as vantagens que estas soluções trazem para as empresas. No entanto, se ainda não tem visibilidade sobre quais são as novas tecnologias aplicadas à gestão financeira e como elas podem contribuir com a rotina de finanças da sua organização, estamos aqui para te ajudar a enxergar o mundo de possibilidades que temos pela frente. 

De qualquer forma, fica aqui o convite para acompanhar este artigo e saber mais sobre o assunto!

O que é tecnologia de gestão financeira?

Esse termo pode ser definido como o conjunto de soluções provenientes da transformação digital que contribuem com a otimização da gestão financeira de uma empresa, a partir da simplificação de processos e potencialização de resultados. 

Com o crescimento do fluxo de informações financeiras, nem sempre as empresas conseguem garantir a contratação de recursos suficientes para gerenciar os dados. É neste cenário que as novas tecnologias aplicadas à gestão financeira ganham ainda mais relevância. Transformando não apenas as rotinas administrativas e operacionais, como também as relações entre organizações e clientes.

Enfim, para muitos, essas soluções não são mais vistas como diferenciais nas empresas que as contratam, mas como atributos primordiais para garantir a organização, visibilidade e controle das finanças, a fim de manter a competitividade no mercado a partir da alta performance nos resultados. 

Como a tecnologia pode ajudar na gestão financeira?

Assim como em outras situações, as novas tecnologias aplicadas à gestão financeira podem contribuir com a agilidade no processamento de informações, a padronização de dados, simplicidade de acesso, otimização de tempo e minimização de erros humanos. Abaixo listamos algumas outras vantagens da utilização da tecnologia para a gestão financeira da sua empresa. Confira:

Automação de ações repetitivas

Sem o apoio de tecnologia, os responsáveis pela gestão financeira das empresas podem ficar horas e horas trabalhando em relatórios e controles operacionais. E o pior, estão suscetíveis a erros que podem gerar retrabalhos desnecessários e que muitas vezes acabam desmotivando os colaboradores. 

Com a automação promovida pelas novas tecnologias aplicadas à gestão financeira, muitos dos processos operacionais, como relatórios mensais, emissão de boletos e notas fiscais, gerenciamento de fluxo de caixa e conciliação bancária, por exemplo, são automatizados. E com isso, além da diminuição de taxas de erro humano, o tempo dedicado a essas atividades é consideravelmente diminuído. 

Com isso, os profissionais ganham a oportunidade de focar em planejamentos, mudanças e controles estratégicos, que realmente poderão fazer o negócio decolar!

Maior controle do fluxo de caixa

Uma boa plataforma de gestão financeira permite o controle mais rápido e seguro das entradas e saídas de dinheiro da empresa e asseguram que os pagamentos e recebimentos sejam feitos nos dias planejados, com a possibilidade de gerar cobranças automáticas

Isso faz com que você não precise se preocupar com multas inesperadas ou falta de pagamento dos clientes, por exemplo. E dessa forma, pode direcionar os recursos da empresa para investimentos inteligentes e estratégicos. 

Assertividade na tomada de decisões

Por acaso você já se percebeu tomando uma decisão importante com base em percepções ou “achismos”? Quando se trata de gestão financeira, esse tipo de atitude pode ser muito perigosao para o seu negócio. É por isso que a grande maioria das soluções tecnológicas para gestão das finanças da sua empresa têm como base a geração e análise de dados. 

A partir do acesso rápido e fácil às informações financeiras da sua empresa, você poderá fazer movimentações e escolhas de forma muito mais assertiva e eficaz, garantindo que está trabalhando com o cenário real do seu negócio. Ou seja, a previsão e projeção garantidas pelos dados gerenciados por essas plataformas são praticamente minas de ouro para a tomada de decisões.  

Padronização de processos e centralização de informações

Nada de anotações em diferentes locais, diferentes formatos de planilha e arquivos perdidos no meio de tantas informações. Com as tecnologias aplicadas à gestão financeira, os processos são automatizados para que todos os envolvidos sigam os mesmos direcionamentos de como, quando e onde trabalhar os dados financeiros da empresa, além da geração de relatórios claros e organizados. 

Além de contribuir com a organização, a padronização também evita erros e acelera as rotinas financeiras. No entanto, é importante considerar que toda mudança de atividades necessita de treinamento dos envolvidos e um período de adaptação para que todos fiquem alinhados às adaptações. 

Redução de gastos

É verdade que a contratação de novas tecnologias demanda o investimento em sistemas e plataformas que façam sentido para a rotina financeira das empresas, mas engana-se quem acredita que trata-se apenas de mais um gasto. Até porque o objetivo desse direcionamento de recursos é justamente a redução de gastos. 

Com a visibilidade de informações promovidas pelos sistemas é possível fazer movimentações que impactem positivamente na lucratividade da empresa. Além disso, é possível redirecionar profissionais que estavam focados nas atividades operacionais para funções analíticas e estratégicas, em que eles possam trazer melhores resultados para a organização. 

Acesso remoto

Uma das grandes vantagens das soluções tecnológicas é o armazenamento de informações na nuvem, o que faz com que possamos ter acesso aos sistemas e plataformas em qualquer hora e em qualquer lugar, basta ter acesso a uma rede de internet. 

Em viagens, reuniões de trabalho ou até em um restaurante ou café, o acesso remoto das tecnologias aplicadas à gestão financeira permite a facilidade de visibilidade multiplataforma em poucos cliques. 

Quais as novas tecnologias aplicadas à gestão financeira?

Todos os dias surgem inovações e soluções diferenciadas para otimizar processos por meio da tecnologia. No entanto, existem algumas que se destacam por suas funcionalidades e resultados identificados até aqui. Conheça cinco delas agora mesmo:

Big Data

Por meio dessa tecnologia é possível captar dados personalizados sobre hábitos de consumo e características dos consumidores para criar soluções, produtos e experiências que atendam o perfil desejado. E quanto maior a conexão entre o que uma empresa oferece e o que um cliente deseja consumir, mais chances da criação de uma relação forte e duradoura. 

Cloud Computing

Também conhecida como computação em nuvem, essa tecnologia proporciona agilidade, escalabilidade e flexibilidade a partir do armazenamento de sistemas, aplicativos e processamento de dados sem a necessidade de um servidor físico. É por conta dela que os profissionais podem acessar informações e gerenciar as finanças da empresa de qualquer lugar, em qualquer momento, apenas com a conexão à internet. 

Fintechs e bancos digitais

Essas empresas oferecem soluções e serviços muito parecidos com os bancos tradicionais, com uma estrutura menor, o que contribui com mais eficiência e menos custos para boa parte dos stakeholders de quem as contrata. Isso principalmente porque não possuem tarifas e têm taxas de juros mais baixas do que as praticadas pela maioria dos bancos. 

Na prática, elas proporcionam cartões e contas digitais que podem ser gerenciadas a partir de aplicativos, os quais garantem o controle de todas as operações por meio de informações claras e de fácil acessibilidade. 

Sistemas de capacitação de equipe

Investir no desenvolvimento dos colaboradores deve ser uma prática comum nas empresas, mas isso não significa que o aprendizado precise ser feito da forma tradicional, com uma sala de aula e um professor administrando o conteúdo. Até porque a tecnologia também faz parte das soluções que envolvem a capacitação de profissionais nas organizações. 

Hoje é possível investir em e-learnings, plataformas de aprendizado, vídeos, webinars, gamificação, entre outros formatos para garantir que os colaboradores estejam conectados às novidades da empresa e do mercado, o que também é o caso da contratação e aplicação de novas tecnologias aplicadas à gestão financeira. 

Automação de Processos

Hoje já existem sistemas para automatização de quase todas as rotinas financeiras de uma empresa, desde o controle de centro de custos até a emissão de notas fiscais e boletos. A partir de processos automáticos, é possível organizar os recursos para redução de gastos e otimização das atividades dos profissionais envolvidos nesse departamento. Mas para não precisar contratar um sistema de automação de cada um dos processos financeiros da sua empresa, o ideal é pesquisar e avaliar o mais completo possível dentro das suas necessidades. 

Como escolher a melhor tecnologia aplicada à gestão financeira?

E falando em escolher a melhor opção de tecnologia aplicada à gestão financeira para a sua empresa, agora que você já conhece algumas das opções com mais destaque no mercado e seus benefícios, temos abaixo uma lista de critérios que indicamos avaliar antes de tomar uma decisão: 

  • Simplicidade e eficiência: dentro das operações financeiras da sua empresa, avalie qual tecnologia garante a maior facilidade de utilização e eficiência dos seus processos.
  • Facilitar a gestão: entre as opções que você tem em mãos, quais podem permitir a gestão mais fácil, rápida e organizada de acordo com a sua rotina de gerenciamento?
  • Agregar valor ao cliente: como tratamos neste artigo, as novas tecnologias aplicadas à gestão financeira têm a capacidade de melhorar a relação entre os clientes e as organizações. Por isso, avalie as soluções que trazem um diferencial direto para seus consumidores, a fim de que eles percebam as melhorias com facilidade e entendam o investimento feito para melhorar suas experiências.
  • Caber no orçamento: a partir da análise dos possíveis investimentos que você pretende realizar em sua empresa, qual tecnologia oferece o melhor custo-benefício para o negócio? 

Conclusão

Chega de perder tempo e dinheiro! A tecnologia já chegou para fazer a diferença na gestão financeira da sua empresa e garantir resultados ainda melhores.

E agora que você já sabe o que precisa considerar para contratar a melhor solução para a sua empresa, queremos que você conheça a Celero, uma tecnologia aplicada à gestão financeira que executa as tarefas desta área de forma muito mais rápida e produtiva. Acesse o nosso site e saiba como a nossa plataforma pode transformar a gestão financeira do seu negócio!

Celero

A Celero é uma empresa que ajuda pequenos & médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me