Diferenças entre BFM e PFM

Em um mundo cada vez mais orientado por dados e com um foco crescente em finanças eficientes, tanto as empresas como os indivíduos têm procurado aprimorar suas habilidades de gerenciamento financeiro. Dentro deste contexto, vem ganhando destaque o Business Financial Management (BFM) e o Personal Financial Management (PFM). Hoje viemos para te ajudar a entender melhor o papel de cada um e também as diferenças entre BFM e PFM.

Entendendo os termos

Embora os termos BFM e PFM possam parecer semelhantes à primeira vista, eles representam abordagens distintas para o planejamento e a alocação de recursos financeiros.

O Business Financial Management é o alicerce sobre o qual as empresas constroem suas estratégias financeiras e de investimento. Envolve o controle, monitoramento e otimização das finanças empresariais para atingir metas específicas de negócios, crescimento e lucratividade.

Por outro lado, o Personal Financial Management (PFM) é um conceito vital para os indivíduos que desejam alcançar estabilidade financeira e tomar decisões inteligentes sobre suas finanças pessoais. Seu objetivo é ajudar as pessoas a administrar seu dinheiro, economizar, investir e atingir objetivos financeiros pessoais.

Ambos, são disponibilizadas por meio de softwares ou aplicativos, através de plataformas destinadas à gestão financeira ou também dentro de formas mais abrangentes, como internet bankings e outros produtos digitais destinados ao público PJ ou PF.

Quais as diferenças

Como vimos, os objetivos do BFM e PFM são bem semelhantes, ambos envolvem atingir estabilidade financeira, ter visibilidade e controle, mas principalmente se relacionam quando o objetivo é tomar decisões financeiras mais inteligentes.

Os diferenciais se encontram em uma mesma categoria, funcionalidades. Por isso, listamos aqui algumas delas:

  1. Escopo de Aplicação:

BFM: Foca nas necessidades financeiras de uma organização ou empresa.

PFM: Concentra-se nas finanças pessoais e individuais.

  1. Contabilidade e Relatórios:

BFM: Requer contabilidade comercial avançada e geração de relatórios específicos para fins comerciais.

PFM: Geralmente envolve contabilidade pessoal simplificada e relatórios pessoais.

  1. Integração Bancária:

BFM: Integração com contas corporativas e sistemas de pagamentos empresariais.

PFM: Integração com contas bancárias pessoais e serviços de pagamento pessoal.

  1. Análise de Riscos e Investimentos:

BFM: Envolve análise de riscos em investimentos corporativos e oportunidades de crescimento.

PFM: Visualização  de investimentos pessoais, como aposentadoria, educação e poupança.

  1. Recursos de Impostos:

BFM: Inclui recursos para lidar com obrigações fiscais corporativas.

PFM: Geralmente inclui recursos para planejamento fiscal pessoal.

  1. Segurança de Dados:

BFM: Requer medidas de segurança para proteger informações sensíveis de negócios.

PFM: Deve garantir a segurança das informações financeiras pessoais.

  1. Acesso a Terceiros:

BFM: Pode exigir integrações com sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) e outras ferramentas de negócios.

PFM: Pode se integrar com serviços de terceiros para importar informações financeiras pessoais.

Oportunidades de complementação

Há várias oportunidades de complementação entre BFM e PFM. Afinal,  é comum as finanças pessoais e empresariais se misturarem, principalmente em empresas de gestão familiar, que hoje representam no Brasil 90% dos negócios existentes e são responsáveis por 65% do Produto Interno Bruto, de acordo com o Guia completo sobre a gestão de empresas familiares.

Com isso, existem alguns campos a serem explorados, como:

  • Integração de contas, permitindo transferências de fundos entre contas pessoais e comerciais;
  • Gestão de fluxo de caixa, fornecendo análise comparativa, planejamento fiscal, educação financeira e relatórios consolidados;
  • Implementação de notificações inteligentes, gerenciamento de investimentos combinados, integração de ferramentas de terceiros para uma experiência abrangente e eficiente para usuários que buscam uma visão unificada de suas finanças pessoais e empresariais.

Um alerta

Apesar dos princípios serem semelhantes, e as funcionalidades terem possibilidades infinitas de complementações, é muito importante que as finanças da empresa e das pessoas físicas que compõem essa empresa não se misture m.

As consequências da confusão entre finanças pessoais e empresariais podem ser desastrosas e por isso as complementações precisam ter um viés de educação financeira.

Exemplos de BFM e PFM

BFM – A Celero chegou ao mercado como uma solução financeira prática e necessária para a sobrevivência das PME’s brasileiras. Ao se estabelecer como o primeiro BFM no Brasil, inicialmente atendendo diretamente as demandas das empresas, logo se fez necessária a expansão do modelo de negócio para o formato white label para a agregação em outras plataformas. Com isso a Celero é capaz de levar toda a praticidade das funcionalidades de um BFM desenvolvido com base nas necessidades de mais de 4 mil empresas já atendidas, atrelado às facilidades do Open Finance.

PFM – A InvestPlay se destaca com dois produtos para apoiar instituições financeiras a gerar uma experiência final para os seus clientes e terem uma visão completa dos seus usuários, através do enriquecimento, análise de dados e geração de casos de uso com o Open Finance: o ‘Personal Finance Management’ e o ‘Dashboard Analytics’. O primeiro, permite aos clientes gerenciar as finanças com base em dados, organizando as despesas de diferentes contas de maneira unificada e oferecendo uma visão 360º de seus gastos. Já o segundo, faz com que as instituições coletem insights sobre a saúde financeira de seus clientes e, assim, possam oferecer soluções altamente personalizadas para ajudar seus correntistas a manter ou alavancar a saúde financeira.

Conclusão

Enquanto Business Financial Management (BFM) e Personal Financial Management (PFM) compartilham o objetivo de alcançar estabilidade financeira e tomar decisões mais inteligentes, suas diferenças residem nas funcionalidades oferecidas que se adaptam de acordo com as necessidades e particularidades de cada público. 

No entanto, há oportunidades de complementação entre as duas soluções. Principalmente onde as finanças pessoais e empresariais se entrelaçam, podendo ser um bom ponto de diferenciação para desenvolvedores que desejam atender às necessidades financeiras abrangentes de seus usuários.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me