Dia do Consumidor: qual dia é e como preparar uma promoção?

Se fazer compras já deixa muitas pessoas felizes, imagine adquirir produtos ou serviços com benefícios pra lá de especiais? É isso o que muitas pessoas buscam em datas como a Black Friday e a Semana do Consumidor, que acontece entre 14 e 18 de março de 2022 no Brasil e no mundo. 

Investir em ações de Dia do Consumidor é uma excelente oportunidade para dar mais visibilidade ao seu negócio e alavancar as vendas no primeiro trimestre. Vem que a gente te conta as melhores formas de fazer isso.

Qual é o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor é comemorado mundialmente no dia 15 de março. No Brasil, a data começou a ganhar destaque há poucos anos, mas rapidamente se tornou uma das mais importantes no calendário de pequenas, médias e grandes empresas. 

Se você possui um negócio, é muito importante que essa ocasião esteja dentro da sua estratégia de vendas! 

Como surgiu o Dia do Consumidor?

Antes de explicarmos o que é, de fato, o Dia do Consumidor, é importante destacar quando e como ele surgiu.

Há exatos 60 anos, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, ressaltou em um discurso a importância de assegurar os interesses dos consumidores: direito à segurança, à informação, à escolha e o direito de ser ouvido.

O discurso repercutiu em várias partes do mundo e, a partir disso, a data se tornou um símbolo da defesa dos direitos dos consumidores em diversos países. 

Aqui no Brasil, a celebração começou a ganhar força em 2014 e hoje já é uma das datas comerciais mais importantes do primeiro semestre, frequentemente comparada à Black Friday, que acontece em novembro.

O que é o Dia do Consumidor?

Como você já deve imaginar, os consumidores são a essência dessa data, então o Dia do Consumidor é o momento para as empresas proporcionarem a eles as melhores oportunidades de consumo e, de quebra, conquistar novos adoradores de sua marca. 

E é claro que o dia é aguardado ansiosamente por muitas pessoas, que até chegam a adiar suas compras para coincidir com o Dia do Consumidor. Afinal, já sabem que muitas empresas as aguardam com as mais diversas ofertas e experiências.

O que é a Semana do Consumidor?

Se engana quem pensa que as ofertas duram apenas um dia. Seguindo os moldes da Black Friday, muitas empresas estendem as promoções para a semana toda.

Assim, os consumidores ganham mais tempo para pesquisar os produtos e serviços de seu interesse e as empresas, é claro, garantem um período mais intenso de vendas.

Qual a importância do Dia do Consumidor para as empresas?

Sem dúvida, o Dia do Consumidor é uma oportunidade e tanto para fidelizar seus clientes e conquistar muitos outros, principalmente se você planejar a sua estratégia de forma assertiva, garantindo uma experiência diferenciada em toda a jornada de compra do consumidor.

Mas atenção: as ações que a sua empresa promove nesta data precisam refletir o seu negócio. Prestar um bom atendimento e entregar um produto condizente com o anunciado, por exemplo, são práticas que devem fazer parte da sua empresa todos os dias do ano e não apenas no Dia do Consumidor.

Quando falamos de diferenciais, sua empresa certamente se destacará se oferecer condições exclusivas, como:

  • Cashback;
  • Frete grátis;
  • Facilidade para a troca de produtos;
  • Garantia estendida gratuita;
  • Condições de pagamento especiais;
  • Pontos extras em programas de fidelidade;
  • Compre um, leve outro.

Abaixo, confira outras estratégias para atrair cada vez mais pessoas e alavancar suas vendas no Dia do Consumidor.

Como preparar uma promoção de Dia do Consumidor?

Ao investir na divulgação do Dia do Consumidor, é preciso levar em conta uma série de detalhes que são cruciais para que a sua mensagem chegue até as pessoas. Confira quais são eles:

Mensagens de Dia do Consumidor

Seja na véspera ou durante a Semana do Consumidor, invista em mensagens que chamem a atenção do seu público. 

  • Aproveite para agradecer os clientes fiéis à sua marca, afinal, são eles que movimentam o seu negócio.
  • Utilize chamadas que atraiam facilmente as pessoas ao seu e-commerce ou loja física.
  • Reforce os sentimentos ou experiências que os consumidores terão com o seu produto ou serviço.

Imagem de Dia do Consumidor

Aposte em imagens que transmitam a essência do seu negócio e que, de cara, gerem identificação por parte dos consumidores. 

Aproveite para inserir elementos que remetam ao que você irá proporcionar, como carrinho de compras, sacolas, porcentagem de desconto e pessoas felizes.

Imagem para o Dia do Consumidor

Post de Dia do Consumidor 

A divulgação do Dia do Consumidor pode (e deve) começar alguns dias antes do dia em questão. Investir em posts teasers é uma boa pedida para atrair a atenção das pessoas.

Já para o Dia ou para a Semana do Consumidor, capriche na divulgação para atrair todos os olhares possíveis, afinal, o objetivo é chamar a atenção das pessoas.

Post para o Dia do Consumidor
E-mail para o Dia do Consumidor

Invista na experiência

Como o Dia do Consumidor é uma data fortemente aguardada pelas pessoas, é preciso mais do que atender suas expectativas (que costumam ser bem altas). É preciso superá-las.

Por isso, tenha em mente que oferecer bons preços e descontos já é o mínimo esperado. Mapeie todas as oportunidades possíveis de proporcionar uma excelente experiência aos consumidores e garanta entregas como:

  • Agilidade e humanização no atendimento;
  • Disponibilidade dos produtos em estoque;
  • Informações claras e de fácil acesso;
  • Site com facilidade de navegação, nos casos de compras online.

Divulgue de forma estratégica

De nada adianta bolar uma super estratégia de vendas se essa informação não chegar até as pessoas.

Uma das soluções é apostar no omnichannel, ou seja, divulgar as ações em todos os seus canais de vendas e de comunicação, como site, redes sociais, pontos de venda, anúncios e muitos outros.

Também é essencial alinhar e padronizar o atendimento com todo o time de vendas. Seus funcionários podem ser os porta-vozes dessa comunicação e, para isso, precisam saber na ponta da língua todos os diferenciais que serão ofertados na semana.

Ofereça vantagens no frete

O prazo de entrega também é um dos fatores decisivos na hora de compra, então as vantagens oferecidas pelo frete certamente são um grande diferencial competitivo.

Se possível, presenteie todos os seus consumidores com frete grátis durante a Semana do Consumidor ou então ofereça o benefício em situações como:

  • Primeira compra de novos clientes;
  • Regiões mais próximas do seu negócio;
  • Categorias ou produtos específicos;
  • Pedidos acima de X reais.

Facilite o pagamento

Seja nas compras físicas ou online, o consumidor precisa sentir confiança na hora de fazer a compra. Também é importante oferecer diversidade na forma de pagamento: boleto bancário, cartão de crédito e Pix estão entre as opções mais procuradas.

Se você deseja se diferenciar durante a Semana do Consumidor, você pode oferecer soluções como a possibilidade de aumentar as parcelas da compra ou então isentar os juros em caso de parcelamento.

Fidelize o cliente

Você já sabe que, mais do que promoções e preços especiais, o Dia do Consumidor é um excelente momento para implementar ações de fidelização de clientes. Investir no pós-venda, por exemplo, é uma ótima oportunidade de manter o vínculo com o consumidor e atraí-lo para novas compras. Confira algumas dicas para fidelizar os seus clientes:

  • Oferecer um excelente atendimento;
  • Fornecer cashback ou cupom de desconto para uma próxima compra;
  • Promover sorteio entre os clientes que efetuaram alguma compra no período;
  • Entregar brindes;
  • Realizar uma pesquisa de satisfação no pós-venda.

Como mapear os resultados?

Mais do que uma estratégia de Marketing para atrair os consumidores, investir em ações como o Dia do Consumidor também envolve uma forte estratégia Financeira. Nesses casos, contar com um software de gestão financeira pode te ajudar a traçar os melhores caminhos:

Pré-evento: antes de definir as vantagens que a sua empresa proporcionará aos clientes, é preciso saber claramente se o orçamento disponível para esse investimento condiz com a realidade do seu negócio. 

Ter esses dados disponíveis de uma forma padronizada e organizada te ajudará a tomar decisões mais assertivas, aumentando as chances de sucesso das suas ações.

Pós-evento: depois da correria e do volume de vendas proporcionado pela Semana do Consumidor, é a hora de mensurar os resultados obtidos, como:

  • Volume de faturamento alcançado;
  • Feedbacks de clientes;
  • Indicadores do período, como volume de visitas, tempo no site, origem dos visitantes, taxa de conversão e quantidade de carrinhos abandonados.

Após avaliar os resultados, elenque os pontos fortes e o que é possível melhorar para ações futuras.

Conclusão

Se a sua empresa ainda não aposta em experiências diferenciadas para datas especiais, como o Dia do Consumidor, aproveite e coloque em prática algumas dessas dicas para o próximo evento do seu calendário. Se você já investe nesta data, esperamos que nosso artigo tenha ajudado a identificar novas ideias para encantar seus atuais e futuros clientes.
Conte com a Celero para te ajudar a entender melhor o cenário financeiro do seu negócio e, assim, investir da melhor forma em datas como a Semana do Consumidor e Black Friday.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

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