O que é, quando é a Black Friday no Brasil e como se preparar?

Durante o ano inteiro é normal escutar por aí questionamentos sobre o que é e quando é a Black Friday. Essa data é significativa tanto para as empresas, como para os consumidores.

Como ela está chegando é importante ficar por dentro de tudo que envolve esse período, principalmente se você for empresário e queira aproveitar a data para fazer ofertas especiais e lucrar mais.

O que é a Black Friday?

A Black Friday é o dia escolhido para abrir a temporada de compras natalinas, durante essa data, os comerciantes oferecem promoções significativas e especiais. 

Atualmente, muitos países do mundo, incluindo o Brasil, aproveitam a ocasião e também oferecem descontos no mesmo período para os consumidores. 

Quando é a Black Friday e como funciona?

A data surgiu nos Estados Unidos e acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças, ou seja, na quarta-feira. Assim, a Black Friday ocorre na 4ª sexta feira de novembro. 

Mas dependendo das lojas que vão participar das promoções, o período de desconto pode durar a última semana inteira do mês. 

Quando as lojas entram em promoção?

Em 2021, a Black Friday acontece oficialmente no dia 26 de novembro. Mas, muitas lojas e empresas começam a oferecer os descontos antes ou fazem uma semana inteira de promoções. 

Quanto tempo dura a liquidação?

Atualmente o período de ofertas especiais e descontos financeiros costuma ser flexível e durar mais tempo, não ficando preso a data do dia 26 de novembro ou a última quinta-feira do mês de novembro. 

Quais os descontos dados na Black Friday?

Muitos descontos são disponibilizados durante essa data. Eles costumam variar de acordo com a loja que está ofertando e com os produtos e serviços que são oferecidos. Alguns descontos chegam a 90%, o que agrada o consumidor e faz muitos deles esperarem a data para comprar produtos específicos. 

Quais as vantagens da Black Friday

Um dos principais atrativos da Black Friday são, principalmente, os descontos em eletrodomésticos e smartphones. Mas, todos os setores da economia costumam fazer ofertas reais e significativas,  

Alguns preços podem chegar a diminuir em até 90%, como citado anteriormente. Por isso é tão importante o empresário se planejar para essa data e fazer o cálculo mais vantajoso para oferecer descontos e identificar os melhores produtos para ofertar. 

Vantagens para os vendedores

A primeira vantagem da Black Friday para os vendedores é a oportunidade de aumentar o volume de vendas e atrair novos clientes para a loja, sem falar que quem ganha comissão, consegue ter ainda mais lucro

Para muitos empresários, principalmente depois de momentos de crise, a Black pode ser a chance de sair do vermelho, equilibrando o caixa e a saúde financeira do negócio.

Vantagens para os consumidores

Já para o consumidor a principal vantagem é gastar menos e poder comprar mais, sem falar que pode comparar os preços e até mesmo conseguir mais desconto argumentado sobre ofertas da concorrência. 

Como se preparar para a Black Friday?

O primeiro passo para o empresário se preparar para a Black Friday é garantir a estabilidade do seu negócio. 

Por isso, o planejamento com antecedência é tão importante, evitando surpresas e ajudando a criar um esquema que ofereça serviços e produtos com a qualidade de sempre. 

O mais importante é não esperar a véspera para agir. Para ajudar, a seguir você confere alguns passos que deve seguir para se organizar: 

  1. Pense em uma pré-campanha. 
  2. Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes. 
  3. Reforce o seu estoque para a Black Friday.
  4. Crie uma jornada completa. 
  5. Planeje sua estratégia de marketing digital.
  6. Foque no engajamento das suas redes sociais.

No vídeo a seguir você confere outras dicas:

Quais outras datas tipo Black Friday acontecem?

Red Friday

A Red Friday foi criada pela Americanas em 2011 como uma adaptação da Black Friday própria do grupo empresarial. A Red Friday realiza ações promocionais realizadas pelo marketplace da Americanas durante o mesmo período da Black, e é conhecida pelas ofertas com grandes descontos.

Book Friday

O Book Friday é um evento que oferece e disponibiliza descontos em milhares de livros, além de promoções para “kindle unlimited”. A data é organizada pela Amazon Prime e focada em livros e materiais de leitura. 

Cyber Monday

A Cyber ​​Monday, também conhecida como segunda-feira cibernética, acontece na segunda-feira após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Na ocasião, as empresas de marketing criaram o termo “Cyber ​​Monday” para convencer  e incentivar as pessoas a fazerem mais compras online.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo que precisa sobre a Black Friday é importante olhar para a saúde financeira da sua empresa. 

Por isso, ter um sistema de gestão financeira pode te ajudar a entender como estão os lucros e como você pode oferecer descontos sem impactar o caixa do seu negócio. 

Gostou do conteúdo? Que tal compartilhar com outras pessoas que também preciso saber mais sobre esse assunto? 

Dúvidas, comentários ou sugestões de temas, é só deixar aqui embaixo!

Isabela de Meneses

Analista de Conteúdo na Celero, graduada em Comunicação Social com Bacharelado em Jornalismo pela UFPI, especialista em Gestão de Marketing pela UP e apaixonada por estratégias de conteúdo digital.

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