Como avaliar a saúde financeira da empresa?

Como avaliar a saúde financeira da empresa?

A maioria dos consultores e gestores faz o uso de indicadores financeiros para avaliar a saúde financeira da empresa. Liquidez, rentabilidade e correlação de custos com a receita são alguns exemplos de métricas que auxiliam os profissionais da área a atestar os problemas e planejar a execução de melhorias. Para nós, avaliar a saúde financeira da empresa depende do entendimento de três principais pontos: um fluxo operacional eficiente, controle e organização em dia e a definição dos indicadores financeiros corretos. 

Leia também: Indicadores financeiros para ficar atento

Antes de começar a avaliar a saúde financeira da empresa, é importante entender se as informações que você possui são suficientes, e de qualidade, ou seja, se fazem sentido para o momento da sua empresa. É importante que você, como empreendedor, julgue se é seguro tomar decisões que impactam nos resultados da empresa com base nos dados que você tem em mãos.

Para te ajudar a definir essas informações e avaliar a saúde financeira da empresa, listamos um passo a passo simples e eficaz. Confira abaixo!

Desenhe um fluxo operacional financeiro eficiente

Um bom fluxo operacional garante a assertividade das previsões e a qualidade das informações da empresa. Na Celero, por exemplo, o início da semana é marcado por uma reunião com o time que vai analisar as finanças da semana anterior, comparar a previsão com o que foi efetivamente realizado e discutir a respeito da semana que está começando e do mês em andamento.

Em apenas 30 minutos, a equipe consegue avaliar todos os dados financeiros da empresa, e tomar decisões baseadas nas informações. Esse é o primeiro passo para avaliar a saúde financeira da empresa. 

Nossa dica é começar determinando um horário específico para cuidar das finanças. Procure métodos e maneiras que se adequem ao seu modelo de negócio e busque por pessoas na equipe e ferramentas que ajudem a formatar o fluxo operacional.

Também é importante ter disciplina para lançar todas as informações no sistema ou planilha de controle. Assim você vai poupar tempo com tarefas operacionais, e com tempo, poder se dedicar às atividades chave da sua empresa.

Mantenha os controles e a organização em dia

Empresas que não têm suas finanças em ordem encontram mais dificuldade em obter bons resultados. E, dessa forma, avaliar a saúde financeira da empresa fica quase impossível. 

Podemos ver exceções em organizações que vendem produtos ou serviços com grande margem de contribuição, e que fecham os olhos para as despesas desnecessárias e fatores externos, como um novo concorrente ou uma mudança na legislação que pode quebrar a empresa.

Recomendamos que você organize suas finanças e saiba o caminho que o dinheiro faz dentro da sua operação. Também faça o controle dos seus recebíveis, afinal, essa ação permite a previsibilidade de receita e a redução da inadimplência.

E lembre-se: o entendimento do que é cada um dos seus custos e despesas, assim como a separação deles, a conciliação das contas bancárias e a gestão do fluxo de caixa são obrigatórios para conseguir avaliar a saúde financeira da empresa e mantê-la saudável sempre. 

Ferramenta gratuita: Calculadora de Ponto de Equilíbrio Operacional

Defina os indicadores financeiros certos para a sua empresa

Com o fluxo operacional desenhado e os controles em dia, fica fácil gerar os indicadores-chave para o seu negócio. De todos eles, consideramos como o mais importante a margem de contribuição.

A margem de contribuição é o valor que sobra depois de receber suas vendas, reduzir impostos e comissões e pagar pelos custos fixos e variáveis. É a régua que vai te ajudar a precificar o seu produto ou serviço e avaliar a saúde financeira e a viabilidade do seu negócio.

Ferramenta gratuita: Você está vendendo pelo preço certo? Faça a análise!

É importante ressaltar que cada tipo de negócio deve ser avaliado de forma diferente. É possível que um bom indicador em um segmento, não seja relevante para outro. Para entender melhor alguns indicadores financeiros e aplicar um exemplo, basta clicar aqui.

Sobre a Celero

A Celero é uma plataforma de automação financeira que oferece os recursos de um sistema de gestão de alta tecnologia e a capacidade técnica de especialistas da área financeira que acompanham as rotinas diárias de seu negócio. Oferecemos tempo para que o empreendedor se dedique a atividade-chave do negócio e dados para auxiliar a construir a melhor estratégia possível para empresa.

Clique aqui e descubra como otimizar o tempo que você gasta com a gestão financeira empresarial. E, caso precise de ajuda para avaliar a saúde financeira da empresa, pode contar com a gente!