Segurança financeira: o que é, qual a importância e como ter?

Quando pensamos em melhorar o nosso padrão de vida, normalmente imaginamos condições de mais saúde, conforto e segurança, não é mesmo? Com as empresas também é assim! A segurança financeira faz parte dos desejos de todo e qualquer empreendedor que visa o crescimento da organização. 

Da mesma forma que na vida pessoal, a segurança financeira de uma empresa depende e pode ser impactada por fatores externos. A pandemia da Covid-19 é um deles, que pegou muitos empreendedores de surpresa, demandando decisões rápidas e, algumas vezes, muito difíceis. 

No entanto, a boa notícia é que existem algumas práticas que aproximam a empresa da saúde financeira. E muitas delas estão sob controle dos empreendedores e responsáveis pela gestão financeira de uma organização. 

Se você é empresário ou empresária e almeja a segurança financeira da sua empresa, acompanhe este artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é segurança financeira?

É o resultado do conjunto de práticas, estratégias e ferramentas para identificar, acompanhar, mensurar e sustentar a saúde financeira de um negócio. Essas práticas envolvem, por exemplo:

Qual a diferença entre liberdade, independência e segurança financeira?

Normalmente, ao definir o que deseja com a abertura de uma empresa, alguma dessas palavras naturalmente aparecerá na lista de metas. Mas o que será que você realmente quer para a sua empresa: liberdade, independência ou segurança financeira? Vamos às diferenças:

Liberdade financeira

Liberdade é sinônimo de autonomia! Sendo assim, liberdade financeira tem a ver com a possibilidade de tomada de decisões sem depender de recursos externos para garantir a manutenção da empresa. 

Independência financeira

A independência, por sua vez, reflete o cenário em que uma empresa tem um volume de dinheiro muito maior ao que precisa para sustentar seus custos e despesas mensais. Já ouviu aquela frase “fazer seu dinheiro trabalhar para você”? Ela tem relação direta com a independência financeira. 

Segurança financeira

Conforme explicamos anteriormente, a segurança financeira é o resultado do bom gerenciamento financeiro de uma empresa – situação na qual é possível garantir reserva de recursos e os indicadores necessários para planejar os objetivos de médio e longo prazo com segurança.  

Qual a importância da segurança financeira?

Voltando ao exemplo da pandemia da Covid-19, imprevistos como esses (nem sempre com tanto impacto) podem acontecer a qualquer momento na jornada de uma empresa. 

A segurança financeira é uma das estratégias utilizadas para proteger financeiramente a organização de crises econômicas, guerras e outras incertezas que fogem do nosso controle. Por isso, é tão importante!

Como ter segurança financeira?

Já foi possível entender um pouco mais sobre segurança financeira e a importância dessa prática para os negócios? Então vamos a algumas dicas práticas de como proteger a saúde financeira do seu negócio e evitar impactos negativos com imprevistos. 

Separe as contas pessoais das profissionais

Uma prática muito comum principalmente em micro e pequenas empresas é a confusão de gerenciamento de contas bancárias de pessoa física e jurídica. A partir disso, é muito mais difícil controlar entradas e saídas de recursos da empresa, além de facilitar problemas com a Receita Federal

Agora imagine em um momento de crise! Além de ter as contas da empresa desprotegidas, as contas pessoais também entram em risco, o que pode causar um problema e tanto para os empreendedores e suas empresas. 

Invista na diversidade de carteira de clientes

Fidelizar clientes é um grande desafio para uma empresa, então pode parecer muito bom ter poucos clientes, porém fiéis. Acontece que em um momento de crise, se esses poucos clientes tiverem qualquer tipo de dificuldade, a chance de a empresa surfar na mesma onda é enorme. 

Essa prática permite que a receita da empresa seja dividida em uma carteira diversificada de clientes, contribuindo com a segurança financeira. 

Garanta as reservas de emergência

Para uma empresa, ter uma reserva de recursos é mais comum do que para boa parte das pessoas físicas. Mesmo assim, essa dica não poderia ficar de fora da nossa lista! 

Também vale lembrar que, para ter certeza de que a reserva prevista é o que sua empresa precisa para seguir funcionando mesmo em um cenário incerto, é importante conhecer exatamente a situação financeira do negócio – e para isso, uma boa dica é definir e acompanhar periodicamente os indicadores financeiros da empresa. 

Faça gestão de riscos

Consiste na identificação, análise e respostas para a origem, classificação, probabilidade e impacto de possíveis riscos financeiros. Nem sempre será possível evitar os riscos, por isso é importante planejar a melhor solução para a empresa caso essas situações ocorram. 

Invista em tecnologia de gestão financeira

Redução de riscos operacionais, automação e padronização de dados e documentos, segurança da informação, controle do fluxo de caixa, geração de relatórios… a lista de vantagens da tecnologia de gestão financeira é enorme. 

E ainda podemos adicionar a segurança financeira, tudo em apenas um lugar para otimizar a gestão das finanças e garantir mais tempo para que os empreendedores possam focar nas decisões estratégicas da companhia. 

Conclusão

E já que falamos de tecnologia para gestão financeira, temos uma dica bônus que tem como sobrenome a segurança financeira. A Celero usa a tecnologia para otimizar atividades deste setor, garantindo muito mais agilidade e segurança para a gestão das finanças da sua empresa. Conheça nossas funcionalidades! 

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me