Organizador financeiro: o que é, quais os tipos e qual é o melhor?

Tem coisa melhor do que terminar o mês com as contas longe do vermelho? Mas a questão não é quitar as dívidas por pura sorte. Bom mesmo é fechar as contas no azul por meio de conhecimento e planejamento. E sabe como isso é possível? Com a ajuda de um bom organizador financeiro.

Seja você um empreendedor ou uma pessoa preocupada com o gerenciamento das contas, esse tipo de ferramenta certamente fará a diferença para o sucesso que você almeja.

Graças à tecnologia, hoje contamos com uma lista grande de aplicativos e softwares de organização financeira pessoal ou empresarial. No artigo de hoje, a gente te conta o que há de mais importante na hora de controlar o seu dinheiro para terminar o mês sem dor de cabeça.

O que é um organizador financeiro?

O primeiro passo é saber a diferença entre organizar as finanças pessoais e profissionais. E para isso, detalhamos as características de cada categoria abaixo. Confira:

Organizador financeiro pessoal

Antes de falarmos o que é um organizador financeiro, temos algumas perguntas:

  • Você sabe exatamente quanto ganha no mês?
  • Sabe quanto gasta em categorias específicas, como alimentação, moradia e lazer?
  • Consegue equilibrar os gastos essenciais e os supérfluos?
  • Consegue guardar alguma quantia para investimento?
  • Sabe o quanto precisa reservar para atingir uma meta? 

Pessoas que utilizam um organizador financeiro pessoal certamente respondem “sim” para muitas, senão todas, as perguntas acima. 

Ser organizado financeiramente vai muito além de pagar as suas contas no prazo. Essa organização requer disciplina, planejamento, atenção no presente e foco no futuro. Mas na prática, como isso funciona?

Um organizador financeiro pessoal nada mais é do que uma ferramenta que te ajuda a acompanhar as suas finanças, permitindo que você tenha uma visão geral e detalhada de tudo o que entra e o que sai da sua conta bancária.

O resultado disso? Você tem muito mais controle sobre o seu dinheiro e pode se planejar para ter uma vida cada vez mais confortável e longe das dívidas. 

Organizador financeiro de empresas

Se você é um empreendedor, saiba que a organização financeira empresarial é tão essencial quanto a pessoal. Nessa situação, você tem um desafio importante: o de não misturar as contas físicas das jurídicas. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Contar com um organizador financeiro é crucial para a sobrevivência da empresa, incluindo as pequenas e médias.

Dessa forma, você consegue reunir em um único local as informações estratégicas do negócio, como cadastro de receitas e despesas, categorias que mais geram despesas no mês, saldo atual e previsão de lançamentos.

Na hora de fazer a gestão financeira do seu empreendimento, é importante contar com um sistema, como aplicativos ou softwares, que fornece funcionalidades de controle de fluxo de caixa e conciliação bancária, por exemplo. 

Acredite: ter o controle financeiro da sua empresa é como ter a faca e o queijo na mão. É a oportunidade de conhecer melhor o seu negócio e intensificar o seu crescimento.

Quais os tipos de organizador financeiro?

Agora é hora de saber quais são os principais modelos de organizador financeiro e entender quais deles fazem mais sentido para a sua rotina, seja pessoal ou profissionalmente. 

Aplicativo de controle financeiro

Se você está buscando um organizador financeiro pessoal, saiba que existem diversas opções de aplicativos disponíveis, gratuitos e pagos.

Por já estarem instalados no celular, os apps oferecem a vantagem de lançamento dos gastos em tempo real, além da possibilidade de conectar contas e cartões, montar planejamentos financeiros e criar objetivos específicos.

Software de controle financeiro

Muito indicado para pequenas e médias empresas, os softwares de gestão financeira também costumam ter versão em aplicativo e contam com funcionalidades específicas para o mundo empresarial, como controle do fluxo de caixa.

Se você tem um negócio, recomendamos que invista em um software específico para controle financeiro e utilize a inteligência artificial a seu favor. Entre as vantagens oferecidas por essas plataformas está a diminuição de tempo gasto com tarefas relacionadas ao financeiro. 

Planilha de controle financeiro

As tradicionais planilhas de Excel também são uma opção para realizar esse controle de forma simples e intuitiva. Existem diversos modelos prontos e gratuitos na internet que demonstram desde os gastos mensais às projeções financeiras.

A desvantagem é que os lançamentos e as operações são manuais e dificilmente podem ser atualizados com praticidade diretamente do celular.

Quais as vantagens de um organizador financeiro?

Já adiantamos, são muitas! E todas elas refletem no que é mais importante: uma boa saúde financeira para o seu negócio prosperar.

Contas e cartões num só lugar

Por meio do recurso de conciliação bancária, é possível migrar as informações de todas as suas contas para o organizador financeiro, permitindo a visão total das suas finanças.

Cadastrar todos os gastos

Ao utilizar um organizador financeiro, é importante registrar todos os gastos, até aqueles pequenos que aparentam não impactar no orçamento. Para facilitar, você pode cadastrar os gastos de acordo com categorias específicas.

Entender o destino do seu dinheiro

Ao controlar de perto as despesas da sua empresa, você saberá exatamente para onde está indo o dinheiro. Esse acompanhamento certamente te ajudará nas tomadas de decisão, como novos investimentos.

Tornar a organização financeira um hábito

A partir do momento em que a organização financeira faz parte da sua rotina, aumentam as chances de você alcançar suas metas e melhorar a sua relação com o dinheiro.

Economia de dinheiro

Um organizador financeiro ajuda a identificar o quanto você está gastando de dinheiro e para onde ele vai. Isso te ajuda a equilibrar os gastos e a evitar despesas desnecessárias.

Economia de tempo

Com as suas informações financeiras centralizadas em um único aplicativo, você não precisa perder tempo checando seus gastos em todos os apps bancários.

Facilidade de uso

Os organizadores financeiros costumam ser intuitivos e oferecem ferramentas para condensar as informações mais importantes, incluindo projeção dos gastos.

Quais os recursos de um organizador financeiro?

Por meio da inteligência artificial, os aplicativos e softwares armazenam seus dados financeiros e, mais que isso, fornecem recursos que te ajudam a controlar o seu dinheiro, como:

Controle de contas: 

Visualização das despesas atuais e futuras, permitindo que você otimize o planejamento e evite gastos além das receitas.

Limite de gastos

Você pode cadastrar limites de gastos para determinadas categorias e o app se encarrega de alertá-lo quando estiver próximo de atingir esse valor.

Alertas

Por meio das notificações push, você recebe lembretes relacionados às despesas pendentes e vencimento de contas, como cartão de crédito.

Notificações de transações

Alguns aplicativos importam as notificações das plataformas bancárias, cadastrando automaticamente as transações efetuadas.

Relatórios

Os aplicativos também fornecem relatórios otimizados, mensurando os gastos por categorias, por exemplo. Isso facilita as conclusões do usuário para que tome decisões a partir desses dados.

Controle de cartões

Para quem utiliza mais de um cartão de crédito, os apps fornecem meios para consolidar os gastos. Você consegue enxergar em um único local as informações que estão em diferentes meios de pagamento.

Conciliação bancária

Em geral, a conciliação bancária exige bastante atenção e tempo, pois você precisa estar sempre comparando as movimentações bancárias com os seus registros financeiros. A Celero, por exemplo, faz isso por você de forma muito mais simples: basta lançar os registros através de documentos ou fotos na plataforma, deixando o resto do trabalho com a tecnologia que busca as informações no banco e qualifica ela dentro do sistema.

Como organizar sua vida financeira?

Separamos algumas dicas importantes para você começar a organizar sua vida financeira ainda hoje. Conheça abaixo:

  1. Conheça sua realidade financeira

O primeiro passo é conhecer suas receitas e despesas: faça uma lista com os seus custos fixos e variáveis e calcule a média de gastos mensais. Nessa lista também é importante incluir os gastos anuais, como IPTU e seguro do carro.

  1. Defina seus objetivos financeiros

Definir as suas metas te ajuda a poupar ou investir com mais disciplina e a se planejar para o futuro. Ao definir os objetivos financeiros pessoais ou empresariais, é importante elencar quanto vai custar cada um deles e o prazo para essa realização.

  1. Corte gastos desnecessários

Ao conhecer a sua realidade financeira, fica mais fácil identificar os gastos supérfluos e, assim, começar a diminuí-los. Uma dica é estipular limites mensais para esses gastos. Dessa forma, você até consegue fazer algumas comprinhas não planejadas sem estourar o orçamento.

  1. Poupe mensalmente

Ao invés de guardar ou investir apenas o dinheiro que sobra no fim do mês, economize uma porcentagem pré-determinada mensalmente. Inicie o caixa para uma reserva de emergência e, depois, para objetivos específicos.

  1. Utilize um organizador financeiro

Como você já conferiu nesse artigo, um organizador financeiro é a base para o sucesso de qualquer negócio e para qualquer pessoa que deseja ter mais controle sobre o próprio dinheiro. Ele te ajuda a equilibrar as contas e a garantir a boa saúde financeira da sua empresa.

Qual o melhor app de organização financeira?

É importante que o sistema escolhido apresente variedade de funcionalidades que possam ser adaptadas para o seu tipo de negócio. Por isso, vale comparar as opções disponíveis para conferir os recursos oferecidos por cada uma delas.

Alguns softwares, como o da Celero, permitem a testagem gratuita, sem ser necessário incluir os dados bancários.

Conclusão

Tudo começa pela organização! Ela é crucial para você conhecer a sua realidade financeira e, a partir disso, ter o total controle sobre o seu patrimônio para tomar decisões baseadas em números.

Procure o aplicativo ou software que mais combina com você ou com o seu negócio e comece já a cuidar desse bem tão precioso que é o seu próprio dinheiro.

Celero

A Celero é uma empresa que ajuda pequenos & médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me