O que é sistema de gestão financeira, quais as vantagens e qual é o melhor?

Atualmente a importância do planejamento financeiro e do uso de um sistema de gestão financeira vem sendo difundida, principalmente, entre os empresários brasileiros. Esse é o primeiro passo para o sucesso de qualquer negócio, mas não basta planejar quando na prática a empresa não faz uma gestão financeira estratégica, que pode ser realizada com o uso de um sistema de automação, por exemplo. 

Pensando nisso, neste artigo você confere o que é um sistema de gestão financeira e quais as vantagens do sistema que você deve usar na sua organização empresarial. 

O que é sistema de gestão financeira?

Sistema de gestão financeira é uma ferramenta tecnológica, que pode ser um aplicativo ou software, que permite a gestão financeira de uma empresa ou negócio. Esse sistema oferece recursos que auxiliam a gerir o fluxo financeiro e permitem a automatização de várias tarefas diárias operacionais. 

Como funciona o sistema de gestão financeira?

Um sistema de administração financeira busca controlar de maneira automática a rotina de contas a pagar e a receber, o gerenciamento do fluxo de caixa, a interação com operações de emissão de nota fiscal e boletos, como também conciliação bancária da empresa.

De forma prática e realista, esse sistema simplifica e acelera os processos, como também ajuda a economizar tempo e esforços investidos nas atividades manuais do departamento financeiro e promove informações em tempo real, que ajudam nas análises e tomadas de decisões estratégicas.

Assim, ao usar um sistema para gestão financeira, você consegue garantir uma gestão financeira saudável, podendo fazer o gerenciamento do dinheiro da empresa de forma eficaz, segura e muito mais estratégica.

Quais são as vantagens em usar um sistema de gestão financeira?

1. Facilidade de acesso

Como a maioria dos sistemas é online, com armazenamento de dados na nuvem, você pode acessá-lo de onde estiver, basta ter acesso à internet. Sem falar que podem ser acessados na maioria das vezes por aplicativos de celular, o que torna o uso ainda mais simples e prático. 

Até porque a vida de um empreendedor é bastante corrida, com viagens, visitas ao cliente, home office, escritórios. Assim, essa vantagem pode resolver algumas das barreiras do dia a dia.

2. Visualização simples e transparente

O painel de controle de um sistema de gestão financeira permite enxergar, em uma visão geral, como está o status do gerenciamento dos recursos da empresa.

Como também se todas as obrigações foram cumpridas, os gráficos de vendas, o volume do fluxo de caixa e tudo o que for necessário para se manter atualizado.

3. Segurança da informação

O sistema de gestão financeira permite a administração de todas as informações em um único lugar, a famosa nuvem. Dessa maneira, os dados da empresa ficam muito mais seguros, evitando as chances de vazamentos.

4. Redução dos erros

Uma das maiores vantagens de um sistema de gestão financeira é a segurança e a assertividade, ele permite que os processos manuais, consequentemente, a chance de erros também. Essa vantagem aumenta ainda mais considerando a grande quantidade de números e dados trabalhados dentro do sistema, de forma automática. 

5. Mais agilidade, menos custo

Esses sistemas realizam vários processos ao mesmo tempo, sem distrações. Isso significa economia de tempo e custos em mão de obra, já que as pessoas focadas nesses processos podem ser aproveitadas em atividades muito mais estratégicas. Portanto, custos extras com extratos, taxas de operações e gastos por retrabalhos.

Quem pode utilizar um sistema de gestão financeira?

Qualquer pessoa pode utilizar esse tipo sistema, mas é necessário inicialmente avaliar o momento da empresa e entender o quanto ele vai conseguir te ajudar. Não existe uma fórmula exata que afirme o momento ideal para contratar um sistema de gestão financeira, mas se algo te diz que é o que você está precisando.

Mas a verdade é que cada empresa tem o momento ideal para essa contratação, então é importante que você analise e avalie algumas questões para saber o que é melhor para você e seu negócio especificamente. 

Como saber se preciso de um sistema de gestão financeira?

Muitas empresas ainda fazem a gestão financeira de forma manual, sem o auxílio de uma tecnologia efetiva. Com ajuda da automação financeira é possível ter acesso a informações sempre atualizadas, deixando a equipe da empresa integrada. 

Sem falar na redução de custos e na diminuição da margem de erros. Outro ponto importante é que o sistema torna possível um maior controle sobre as finanças empresariais.

Aqui na Celero, por exemplo, nós costumamos dizer que quando o tempo que você ou a pessoa responsável pelo departamento financeiro investe é de mais do que 30 minutos, está na hora de contratar um sistema de gestão financeira.

Ao investir nesse modelo de gerenciamento financeiro, o empresário proporciona uma melhor segurança aos dados do negócio,  já que as informações não ficarão espalhadas por diversas planilhas do excel.

Todos os pontos levantados aqui são excelentes motivos para começar a investir em sistemas de gestão e automação financeira para sua empresa, buscando garantir maior liberdade para focar na parte estratégica do seu empreendimento. 

Qual o melhor sistema de gestão financeira?

Quando o assunto é o melhor sistema, o ideal é entender qual a realidade atual da sua empresa e qual objetivo futuro que ela pretende alcançar. Atualmente, o mercado oferece uma variedade de sistemas, como a própria plataforma da Celero, que automatiza os processos que são realizados por um departamento financeiro. 

Entre as opções existentes, o empresário pode optar por um ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa), sistemas que controlam estoque, que administram o fluxo de caixa, que emitem notas fiscais e boletos e muito mais.

Além disso, existem também empresas que disponibilizam ferramentas um pouco mais manuais, com planilhas e calculadoras para que você faça o gerenciamento do seu departamento financeiro.

Como dissemos anteriormente, é importante que você avalie a situação atual da sua empresa e o quanto consegue investir em um sistema de gestão financeira para escolher o que mais se adequa a sua empresa.

Conclusão

Agora que você entendeu o que é um sistema de gestão financeira e como ele pode facilitar os processos do seu financeiro, você já pode começar a colocar esses aprendizados em prática dentro da realidade do seu negócio. 

Gostou do artigo? Que tal compartilhar com amigos que também querem aprender mais sobre gestão financeira empresarial. 

Não esqueça que toda semana você confere conteúdos exclusivos aqui no blog da Celero, que te ajudam a otimizar o seu setor financeiro. 

Sem falar que você pode começar agora a fazer a gestão financeira estratégica da sua empresa com o sistema de gestão financeira da Celero. 

Isabela de Meneses

Analista de Conteúdo na Celero, graduada em Comunicação Social com Bacharelado em Jornalismo pela UFPI, especialista em Gestão de Marketing pela UP e apaixonada por estratégias de conteúdo digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me