Gestão de tempo: organização no trabalho e na gestão financeira

A gestão de tempo e organização no trabalho são fundamentais para um empreendimento alcançar o sucesso e lucro desejado. No artigo de hoje, você vai entender como a tecnologia é a maior aliada dos empresários para conquistar esses dois objetivos tão desejados no mundo empresarial brasileiro. 

O que é gestão de tempo de trabalho?

O gerenciamento de tempo dentro de uma empresa é o processo de planejamento e execução do controle consciente sobre a quantidade de tempo gasta com atividades específicas da rotina de trabalho, focando, principalmente, no aumento da efetividade, eficiência e produtividade dessas tarefas.

Como fazer uma boa gestão de tempo e organização no trabalho?

Para conseguir gerenciar o tempo que você gasta gerindo e administrando seu negócio, é importante focar em alguns aspectos empresariais que são estratégicos para o sucesso da sua empresa. A seguir, você confere alguns deles: 

Conte com a tecnologia

Uma das principais formas de alcançar uma gestão de tempo que ajude na organização no trabalho e na gestão financeira, é investindo em ferramentas tecnológicas. Por exemplo, quem faz uso de um sistema de gestão financeira, consegue diminuir trabalhos operacionais de rotina, como fluxo de caixa manual em planilhas e emissão de cobranças. 

O tempo que seria gasto com essas tarefas, pode ser usado para focar em planejamentos estratégicos que vão ajudar o negócio a crescer e se desenvolver. Por isso, ficar por dentro dos sistemas oferecidos pelo mercado é importante, a Celero, que é referência em sistema de gestão e automação financeira, ajuda empresários nas tarefas de rotina do dia a dia e proporciona a facilidade de ser acessada até mesmo pelo celular. 

Crie uma lista de tarefas

A lista de tarefas ajuda tanto na organização como para evitar desperdícios de dinheiro. Mas quais tarefas? Todas as tarefas de uma empresa são importantes, assim, conseguir mapear os processos e as funções de cada pessoa vai ajudar a entender como melhorar e otimizar a rotina de trabalho. 

Sem falar, que sabendo qual o papel de cada um, o foco no objetivo da empresa, que pode ser o lucro ou a expansão do negócio, por exemplo, tem mais chances de ser alcançado de maneira prática e estratégica.  

Cuidado com as multitarefas 

Quando falamos em ter cuidado com multitarefas, significa que fazer várias coisas ao mesmo tempo pode prejudicar seu empreendimento. Quem faz muito, nem sempre faz as coisas da maneira correta ou da melhor maneira. Isso não significa deixar algo importante de lado, mas sim priorizar as demandas e focar em finalizar algo, antes de começar uma nova função. 

Aqui entra novamente o papel da tecnologia, um exemplo prático são os empresários que precisam fazer agendamento de pagamentos em sistemas de banco, quando isso é agendado previamente, não é necessário entrar todos os dias para verificar se existem contas para o vencimento, isso é feito um ou duas vezes por mês, o que pode variar dependendo do porte da empresa. 

Delegue tarefas

Saber delegar atividades contribui para uma boa gestão de pessoas. Uma das grandes importâncias de delegar atividades é evitar a sobrecarga de trabalho e a falta de tempo para exercer as funções exigidas, afinal, é o que acontece quando um líder centraliza processos burocráticos.

Organize processos 

Como citado anteriormente, ter processos definidos e organizados é um diferencial estratégico para qualquer empresa, independente do tamanho. A organização e definição das etapas de cada processo de trabalho, evita erros e retrabalho para a equipe. Por isso, ao definir e organizar os processos é importante levar em consideração o que vai torná-los mais simples. 

Em muitos casos a tecnologia permite isso, usando a Celero como exemplo, muitas empresas contratam o sistema para facilitar a rotina de trabalho dos colaboradores, assim, as tarefas que demoravam horas se tornam mais rápidas e ele pode focar em outras atividades que também são importantes, mas isso só é possível, se a gestão da empresa mapear os processos necessários para manter o negócio funcionando. 

Gestão do tempo e organização no trabalho, qual a relação?

A gestão de tempo para alcançar organização na rotina de trabalho representa o processo de conseguir priorizar e planejar funções para otimizar o tempo que o profissional gasta para realizar cada tarefa. 

Isso vai envolver o planejamento e a execução para melhorar e aproveitar o tempo, o que visa permitir maior produtividade e eficiência no trabalho de cada pessoa dentro da empresa em questão.

Gestão da produtividade

Quando se fala em fazer a gestão de produtividade, o foco deve ser conseguir definir um conjunto de táticas que os líderes e proprietários das empresas devem desenvolver para que os seus colaboradores se sintam mais motivados e engajados com o trabalho. Isso inclui evitar sobrecarga de trabalho e apresentar o sentido das tarefas passadas para cada pessoa que faz parte da organização. 

Gestão financeira descomplicada

Sabemos que um empresário tem muita coisa para fazer que é normal deixar algumas coisas de lado como, por exemplo, o cuidado com o setor financeiro. É por isso que toda ajuda para organizar a casa é bem-vinda.

Principalmente, de ferramentas que podem agilizar o processo e deixar tudo mais simples, as que mais costumam ajudar no controle e na gestão financeira de empresas são sites, aplicativos e softwares. Essas ferramentas de gestão financeira possuem atalhos e fórmulas simples que são fundamentais para uma gestão bem feita, como é o caso da Celero. 

Com a Celero é possível usar a tecnologia para executar as tarefas do setor financeiro de forma muito mais rápida e segura para aumentar a sua produtividade e focar no crescimento do seu negócio. Sem falar que você pode fazer um teste gratuito e comprovar isso agora mesmo: 

Conclusão

Agora que você já entendeu como a gestão do tempo facilita na organização no trabalho e na gestão financeira das empresas, já pode começar a colocar as dicas deste artigo em prática na rotina do seu negócio. 

Assim, você tanto melhora os processos de trabalho da sua empresa como pode lucrar ainda mais com o seu empreendimento. 

Gostou desse artigo? Não deixe de compartilhar com outras pessoas que também precisam entender mais sobre esse tema! Toda semana você confere conteúdos exclusivos aqui no blog da Celero.

Isabela de Meneses

Analista de Conteúdo na Celero, graduada em Comunicação Social com Bacharelado em Jornalismo pela UFPI, especialista em Gestão de Marketing pela UP e apaixonada por estratégias de conteúdo digital.

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