O que é a terceirização de serviços, quais os tipos e as vantagens?

O que vem à sua cabeça quando pensa em soluções para o crescimento do seu negócio? O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores e a terceirização de serviços pode ser um deles.

Muita gente pensa na terceirização de serviços como sinônimo de redução de custos. Mas no post de blog de hoje, você verá que os benefícios vão muito além disso e podem impactar positivamente o seu negócio, proporcionando mais flexibilidade e eficiência. 

Vem com a gente para saber mais sobre as vantagens, desvantagens e as áreas mais comuns que envolvem essa prática.

O que é a terceirização de serviços?

A terceirização do trabalho é o processo pelo qual uma empresa contrata outra empresa jurídica para prestar um determinado serviço. Nesses casos, ao invés de contratar um profissional CLT, a companhia contratante conta com uma ou mais pessoas para realizar o serviço sem gerar vínculo empregatício.

Você sabia? Estima-se que, no Brasil, cerca de 25% da mão-de-obra empregada é terceirizada.

A contratação desse tipo de serviço deve ser mediante contrato e envolve uma série de outros detalhes que você pode conferir logo abaixo.

Como funciona uma empresa de terceirização de serviços?

De forma resumida, o processo de terceirização acontece quando uma empresa contrata outra para fornecer os profissionais especializados para realizar as atividades, podendo ou não ser por meio de licitação.

Assim, a organização contará com funcionários que trabalhem de forma física ou remota, mas que não possuem vínculo empregatício com o negócio.

Quais os tipos de serviços que podem ser terceirizados? 

Antes de conhecer os diferentes tipos de serviço que podem ser terceirizados, é importante saber a diferença entre as seguintes atividades:

Atividades-fim

São as atividades essenciais para o alcance dos objetivos da empresa. Basicamente, são as funções relacionadas diretamente aos produtos e serviços que a empresa entrega aos seus clientes. Em uma confeitaria, por exemplo, a atividade-fim envolve a produção dos doces.

Atividades-meio

São as atividades que, apesar de serem importantes para o negócio, não estão relacionadas ao objetivo principal da empresa. Voltando ao exemplo da confeitaria, o serviço de entrega das encomendas pode ser enquadrado como atividade-meio.

Até 2018, a terceirização de serviços podia ser aplicada de forma legalizada no Brasil apenas para as atividades-meio, que não estivessem diretamente ligadas ao produto final. Com a nova lei, tanto as atividades-meio quanto as atividades-fim podem ser consideradas na contratação.

A terceirização pode acontecer em diferentes áreas e listamos abaixo as principais delas:

Quais as vantagens de terceirizar serviços?

Se você cogita investir na terceirização de serviços, acompanhe os principais benefícios proporcionados por essa prática:

Redução de custos

Uma das principais vantagens da terceirização de serviços é a significativa redução de despesas que esse modelo de trabalho oferece para a empresa contratante.

Ao contar com empresas especializadas em vez de profissionais CLT, a responsabilidade operacional e financeira de encargos trabalhistas, como pagamento do FGTS, férias e 13º salário, fica por conta da prestadora de serviços. 

Outras despesas significativas que também ficam ao encargo da empresa contratada são investimentos em cursos, treinamentos, benefícios, alimentação, entre outros.

Aumento da produtividade

Ao investir na terceirização de serviços, a empresa contratante consegue se dedicar mais profundamente às atividades principais do negócio e à sua missão, tendo a garantia de que as demais funções também serão bem desempenhadas por funcionários especializados.

Dessa forma, a companhia garante a excelência nas tarefas essenciais ao objetivo do negócio, proporcionando mais agilidade e eficiência aos processos e, de quebra, pode investir ainda mais no desenvolvimento do seu time.

Serviço mais especializado

Outra grande vantagem da terceirização é a possibilidade de contar com profissionais capacitados e especialistas na área.

Ao contratar empresas qualificadas em determinado produto ou serviço, tem-se a garantia de uma entrega com resultados melhores e mais assertivos. Assim, a empresa conta com uma série de parceiros especializados, sem precisar se preocupar com a contratação individual de profissionais.

Integração da empresa

Ao terceirizar alguns tipos de serviço, naturalmente o quadro de funcionários da empresa será menor, permitindo uma maior integração entre o time e mais facilidade na hora de executar as atividades.

Contar com uma estrutura mais enxuta, com menos departamentos, traz benefícios também em relação à liderança, com chefes mais próximos da equipe e acessíveis para a resolução de problemas e tomadas de decisão.

Quais as desvantagens da terceirização de serviços?

Depois de conhecer as vantagens desse modelo de negócio, chegou a hora de saber as situações não tão vantajosas que também podem acontecer ao optar pela terceirização de serviços. 

Qualidade do serviço prestado

Ao mesmo tempo em que a qualidade do serviço é vista como uma vantagem, já que as empresas possuem mão-de-obra especializada em determinada atividade, ela também pode ser vista como um ponto de atenção.

Sabe o tal do barato que sai caro? Isso pode acontecer caso a empresa contratante enxergue a terceirização de serviços apenas como uma oportunidade de reduzir custos. 

Nestes casos, optar pela empresa mais barata nem sempre é a melhor solução, pois o valor mais baixo no contrato também pode significar salários menores aos funcionários e, consequentemente, baixa qualificação.

Falta de proximidade com os prestadores

É claro que, se todos os processos acontecessem dentro da empresa, a comunicação e a tomada de decisões seriam mais rápidas. Por isso, essa é uma das desvantagens da terceirização, visto que nem sempre o acompanhamento da prestação de serviços pode ser feito de forma próxima.

Risco de perder a identidade cultural

Um dos principais cuidados que devem ser tomados na terceirização de serviços é para que uma empresa não “invada o espaço da outra”. Para isso, as regras e condições devem ser claras e definidas com antecedência, garantindo que os serviços sejam executados de acordo com padrões e as normas da cultura da organização.

Demissão e rotatividade de funcionários

Se a sua empresa já contava com determinado tipo de serviço próprio e no meio do caminho resolveu optar pela terceirização, isso certamente acarretará a demissão de pessoas. Essa pode ser considerada uma das principais desvantagens, visto que impactará negativamente a taxa de desemprego, a economia local e, principalmente, a vida pessoal das pessoas envolvidas.

Conclusão

Caso você esteja pensando em terceirizar um ou mais setores da sua empresa, esperamos que este artigo tenha te ajudado a ponderar os prós e os contras dessa decisão. É importante colocar todas as vantagens e desvantagens na ponta do lápis e avaliar o que cabe melhor para o cenário do seu negócio.

Caso opte pela terceirização, lembre-se de investir na busca e pesquisa por parceiros que farão a diferença para o crescimento da sua empresa.

Se precisar terceirizar a gestão financeira da sua empresa, conte com a Celero! Nós te ajudamos a garantir mais qualidade no controle financeiro, proporcionando mais agilidade e produtividade para que o seu time tenha mais tempo e energia para outras atividades essenciais.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me