O que é margem de contribuição?

Muito se fala em receita e faturamento, mas os empresários têm que aprender definitivamente o que é margem de contribuição e colocar esse termo em seu repertório para garantir resultados positivos no final do mês.

Mas, afinal, o que é isso? Margem de contribuição é o que sobra do que se ganha com a venda de um produto ou serviço, depois de deduzidos os devidos impostos, comissões e custos variáveis.

Resumindo, é onde está o lucro realmente, por isso o dado é tão importante.

Apenas com esta informação correta, o empresário pode afirmar se sua empresa dá lucro, se fica no 0 X 0 ou se é deficitária.

Como calcular a Margem de Contribuição

Para chegar a este cálculo da margem de contribuição, é preciso traçar o mapa de controle da empresa, pegando em primeiro lugar a receita, eliminando custos, impostos e gastos variáveis. O que sobra é a margem de contribuição. Dessa forma, para ter lucro, é necessário que os custos fixos sejam menores que a margem. Caso contrário, a empresa terá performance negativa.

Mais uma vez, a Celero  reforça que o pleno conhecimento dos dados e seu uso correto permitem ao empresário fazer planos, ser ousado com segurança, definir suas estratégias e crescer com saúde financeira.

Leia também: Quem tem informação, tem tudo

Para que você mantenha a margem de contribuição correta é importante que esteja vendendo pelo preço certo, confira nossa ferramenta para Análise de Preço, e descubra se você está vendendo pelo preço certo.

Sobre a Celero

A Celero é uma plataforma de automação financeira que oferece os recursos de um sistema de gestão de alta tecnologia e a capacidade técnica de especialistas da área financeira que acompanham as rotinas diárias de seu negócio. Oferecemos tempo para que o empreendedor se dedique a atividade chave do negócio e dados para auxiliar a construir a melhor estratégia possível para empresa.

Clique aqui e descubra como otimizar o tempo que você gasta com a gestão financeira empresarial.


Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me