Indicadores Financeiros: 1 exemplo para você entender e aplicar

Indicadores são elementos que tem como objetivo informar algo. Quando falamos sobre finanças, estes elementos são números que vão dizer muito sobre a sua empresa e o seu planejamento.

Realizando uma pesquisa rápida por indicadores financeiros conseguimos identificar centenas de listas com fórmulas e cálculos das mais variadas complexidades. Alguns inclusive dando a entender que se você não tem aqueles indicadores específicos, a sua empresa está em maus lençóis.

Indicadores financeiros são importantes e auxiliam muito na gestão de qualquer negócio. Entretanto, independentemente do tamanho ou segmento, não há uma receita de bolo. A utilização de todo e qualquer indicador deve ser em função do planejamento estratégico e dos objetivos que a sua empresa tem.

Você deve estar se perguntando: já que não há uma seleção de indicadores financeiros que funciona para todos os negócios, por onde eu devo começar?

Minha dica é: o primeiro passo é ter um planejamento estratégico. Nada muito complexo, pense de maneira clara o objetivo da sua empresa e como ela pretende fazer isso. A partir desse ponto, vai ser mais fácil entender quais são os controles e quais indicadores utilizar.

Indicadores Financeiros na prática

Sabendo disso, de que adianta uma lista robusta e aleatória de indicadores financeiros sem contextualizar nada? Por isso, vou citar um exemplo para que você possa aplicar este pensamento também no seu negócio.

Vamos supor que o objetivo da sua empresa é gerar uma renda para você de R$ 10.000,00.  Esse caso é muito comum, não tenha vergonha dos seus objetivos iniciais. É natural, principalmente quando a empresa ainda está no começo, buscar um volume mínimo de lucro para sustentar os sócios, ainda mais em casos de empreendedorismo por necessidade).

Podemos pensar em 2 indicadores bastante usados: ROI – Return On Investment ou Retorno Sobre Investimento e MC – Margem de Contribuição, mas no caso específico do exemplo, o caminho seria você se preocupar com a MC, afinal de contas o seu objetivo é gerir o lucro do seu negócio para poder obter o resultado desejado.

O ROI não é menos importante, mas para o exemplo acima, o indicador Margem de Contribuição dará informações mais relevantes. O exemplo é muito simples, mas serve apenas para você entender que não adianta um painel de indicadores refinados se eles não fizerem sentido com a sua estratégia e os seus objetivos!

Sabendo de tudo isso, agora é hora de arregaçar as mangas e pensar nos indicadores ideias para a sua empresa!

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