Como funciona o boleto bancário e como gerenciar os boletos?

Uma das principais formas de pagamento utilizadas hoje pelos brasileiros é o famoso Boleto Bancário. Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse documento, no artigo de hoje você confere como funciona o boleto bancário e como esse meio de pagamento ajuda empresas e consumidores. 

O que é e para que serve o boleto bancário?

Saber o que é e qual a funcionalidade do boleto é o primeiro passo para emissão de um documento correto aos seus clientes. Entenda: 

O que significa boleto?

O boleto bancário é uma forma de pagamento muito popular no Brasil, que é regulamentada pelo Banco Central do Brasil, e efetuada de maneira ativa pelo cliente. 

Isso significa que, o cliente/consumidor gera o boleto, que é emitido pelo prestador de serviço ou por uma loja, e tem um prazo determinado para pagar o valor cobrado pelo emissor, a empresa ou loja, por exemplo. 

De onde surgiu o boleto bancário?

O boleto bancário foi criado no Brasil nos anos 1980, mas o formato do documento que conhecemos e utilizamos hoje, contendo código de barras, surgiu apenas em 1993, depois de uma instrução normativa aplicada pelo Banco Central. 

Poucos brasileiros sabem, mas o país é o único no mundo a utilizar o boleto bancário como forma de pagamento. O documento é um recurso que qualquer empresa legalizada pode utilizar. A única obrigatoriedade é possuir uma conta corrente com esse serviço habilitado.

Quais os tipos de boleto bancário?

Boleto não registrado

O termo boleto sem registro é usado para dizer que o documento não é registrado no sistema de um banco emissor. Isso significa que, a instituição bancária emissora não possui conhecimento da existência do título e apenas cobra a tarifa no momento que o pagamento é efetuado.

Boleto registrado

Já o boleto registrado é um documento que obrigatoriamente deve conter todos os dados lançados em um banco. Assim, quando há uma transação financeira ocorre, a empresa responsável realiza a geração desse boleto e também envia a sua remessa à instituição financeira.

Boleto recorrente

O boleto recorrente é aquele em que a empresa prestadora de algum tipo de serviço, como escola, academia, serviços de streaming, emite para seus assinantes durante um determinado período de tempo, geralmente, estabelecido em contrato.

Como funciona o boleto bancário?

Outro ponto  importante é entender como funciona a emissão e o contrato com instituições para fazer a emissão e a cobrança desses boletos. A seguir você confere: 

Quem pode emitir boletos?

A emissão de boletos pode ser feita tanto por empresas quanto por pessoas físicas. Para isso, ambos precisam ter conta bancária e também uma carteira de cobranças junto ao banco emissor. 

Como emitir um boleto bancário?

Internet Banking

Para emitir boletos pelo banco tradicional, é necessário acessar o internet banking, criar a cobrança preenchendo os dados e descrição do seu cliente, baixar o documento e enviar a cobrança para o cliente.

Como também, você pode baixar o arquivo de remessa do seu ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) e fazer o upload no banco. É importante lembrar que os dados devem estar pré-cadastrados no seu ERP.

Instituição de Pagamento

Para realizar esse tipo de cobrança em instituições bancárias, é necessário estabelecer um contrato de emissão de boletos com o banco escolhido. Depois do contrato, o emissor precisa informar os dados do sacador/avalista, do sacado, o prazo de pagamento, o valor, os juros e as multas definidos.

Quanto tempo demora para confirmar o pagamento de um boleto?

Isso depende da instituição financeira que emitiu e recebeu o pagamento desse boleto, mas no geral, o prazo máximo de compensação do pagamento via boleto bancário é de até 3 dias úteis. 

O que acontece quando um boleto não é pago?

Nesses casos a situação pode variar, alguns boletos podem ser emitidos com a opção de pagar atrasado com juros. Já outros são cancelados e a pessoa não recebe o produto. Nos casos dos boletos recorrentes, o serviço costuma ser cancelado e quando a pessoa já recebeu o produto ou serviço, o emissor pode protestar a dívida nos órgãos competentes por cobranças. 

Quais informações constam no boleto bancário?

A seguir você confere as informações que o boleto bancário deve conter, elas seguem um padrão estabelecido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban):

  • Sacado: Sacado ou pagador é a pessoa ou empresa devedora da dívida, portanto a que deve realizar o pagamento
  • Cedente: Também conhecido como beneficiário do boleto, é quem vai receber os recursos do pagamento do boleto referente à prestação do serviço ou à venda de um produto. Isso quer dizer, quem vai ganhar o valor estabelecido no boleto após o pagamento do documento. 
  • Valor do documento: O valor que deve ser pago pelo portador do documento, a quantia cobrada pela pessoa emissora da cobrança.
  • Vencimento: A data máxima de pagamento do boleto sem juros e multas.
  • Juros e multas: O valor cobrado pelo fator de atrasar o pagamento e os valores cobrados por dia de atraso. 
  • Fator de vencimento: conjunto de quatro caracteres presentes na linha digitável e no código de barras, que representa a data de vencimento do boleto. Por exemplo: 

95696.01274 01201.055321 02101.020103 6 45670000012350

  • Linha digitável: Ela é a representação numérica do código de barras. Devido a finalidade da linha digitável de permitir que os dados sejam inseridos manualmente nos sistemas, para evitar erros de digitação, ela está dividida em blocos, e em três deles foram incluídos dígitos verificadores
  • Código de barras: Por meio da leitura do código de barras o pagamento será realizado e o crédito será encaminhado para a agência e conta do beneficiário.

Como protestar um boleto vencido?

Para protestar o não pagamento de um boleto bancário, é necessário entrar com um processo formal, em um Cartório de Protesto de Títulos, depois disso é necessário comprovar a inadimplência de uma pessoa física ou jurídica, para tentar recuperar o dinheiro.

Como gerenciar meus boletos bancários com a Celero?

A Celero é uma plataforma de automação financeira, que oferece aos clientes a possibilidade de realizar a emissão e gerenciamento de boletos. Para entender como ela funciona na prática, confira os tópicos a seguir: 

  • Economia de dinheiro: uma coisa que eu não mencionei na parte destinada aos bancos é que além de pagar por boleto emitido, se você precisar cancelar esse boleto ou fazer alguma alteração, na maioria das vezes você pagará uma taxa extra para realizar esses processos, coisa que não acontece na Celero.
  • Redução de inadimplência de até 80%: a plataforma envia e-mails automáticos de lembrete de pagamento para o seu cliente.
  • Economia de tempo: é muito fácil emitir cobranças pela Celero. Antes que eu entre em mais detalhes, eu vou deixar um vídeo logo abaixo onde você comprovar essa facilidade, mas em resumo, você pode emitir boletos parcelados e programar emissão recorrente para o mesmo cliente. Centralizando todos os dados em um só lugar.
  • Relatórios e dados confiáveis para análise: na tela de entradas da plataforma você tem acesso a mais detalhes do que você recebe ao emitir um boleto pelo banco ou fazer uma TED. Além disso, ao centralizar as contas a receber na Celero, você terá dados completos para análise.
  • Controle de Inadimplentes: no dia seguinte ao vencimento, tenha acesso rápido aos clientes inadimplentes e faça o controle de suas contas a receber.

Conclusão

Agora que você já entendeu como funciona o boleto bancário, que tal começar a organizar melhor a forma que você está fazendo o gerenciamento e a cobrança desses documentos? 

Para isso, você pode começar agendando uma demonstração para conhecer melhor a plataforma da Celero, que já ajudou mais de 1000 empresários em todo o Brasil! É só clicar no banner abaixo: 

Banner ilustrativo para agendar horário com a Celero

Isabela de Meneses

Analista de Conteúdo na Celero, graduada em Comunicação Social com Bacharelado em Jornalismo pela UFPI, especialista em Gestão de Marketing pela UP e apaixonada por estratégias de conteúdo digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me