Quais formas de pagamento são mais usadas no Brasil?

O mercado atual oferece diversas formas de pagamento, o que muitas vezes gera dúvidas nos consumidores e empresários, pensando nisso, no artigo de hoje, você entende quais as melhores, mais confiáveis e como elas funcionam na prática. 

Para conferir, continue lendo o artigo:

Que formas de pagamento são usadas no Brasil atualmente?

A seguir você pode acompanhar as principais formas de pagamento utilizadas no Brasil e como usar cada uma delas. 

1. Dinheiro

O pagamento em dinheiro é o mais conhecido e mais tradicional no país. As famosas transações em espécie funcionam como o meio de troca e são aceitas em praticamente todos os tipos de transações financeiras. No Brasil, ele é feito através do Real, a moeda oficial do Banco Central Brasileiro. 

2. Cheque

Cheque é um meio de pagamento à vista, que é emitido pelo titular de uma determinada conta bancária, que é utilizado para quitar pagamentos. 

Existem dois tipos de cheque: 

  • Cheque ao portador: que não é mencionada qualquer pessoa ou entidade beneficiária, pelo que é pagável ao apresentante.
  • Cheque nominativo: que é mencionado um determinado beneficiário.

3. Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma das formas de pagamentos mais aceitas e utilizadas atualmente. Ele funciona como uma forma de empréstimo com prazo de pagamento de até 40 dias. Esse crédito é disponibilizado por bancos e instituições financeiras. O titular do cartão, recebe um limite de crédito para fazer compras de bens ou serviços.

4. Cartão de Débito

O cartão de débito é uma forma de pagamento ligada à conta corrente ou conta poupança do seu titular. Por isso, os usuários precisam ficar atentos ao saldo que possuem em conta, já que diferente do cartão de crédito, o pagamento no débito é feito no mesmo momento da compra.

5. Boleto Bancário

O boleto bancário é uma forma de pagamento regulamentada pelo Banco Central do Brasil, e efetuada de maneira ativa pelo cliente. Ou seja, o cliente/consumidor gera o boleto e tem um prazo determinado para pagar o valor cobrado pelo emissor, a empresa ou loja, por exemplo. 

Na Celero, plataforma de gestão financeira, muitos clientes utilizam a plataforma para emitir boletos de forma automatizada, o que facilita ainda mais a relação deles com os clientes e otimiza o tempo que gastariam criando e preenchendo um boleto manualmente, por exemplo. Esses são alguns dos motivos que tornam esse meio de pagamento tão utilizado atualmente. 

6. PIX

O Pix é uma das formas de pagamento “online”, que se popularizou no país recentemente A opção está presente nos aplicativos bancários de celulares dos clientes. Para efetuar uma transação via pix, seja pagamento ou envio de dinheiro, a pessoa precisa apenas escolher o Pix no aplicativo e inserir a chave pix da pessoa ou empresa que pretende pagar.

7. Crediário

O crediário é um meio de pagamento que permite o financiamento de bens e serviços. As parcelas do crediário são fixas e possuem um acréscimo de juros e de correção monetária. Ao utilizar essa forma de pagamento, o consumidor sabe previamente o valor exato que vai pagar e a data de vencimento de cada parcela.

8. Transferência bancária

Transferência bancária é um meio de pagamento eletrônico que consiste no envio de dinheiro de uma conta bancária para outra, de um mesmo titular ou de titulares diferentes. Essa transferência pode ser de dois tipos, DOC ou TED, e para realizá-la é necessário informar alguns dados pessoais do destinatário, como nome completo, CPF ou CNPJ, o tipo e os dados da conta, por exemplo.

9. Link de pagamento

O link de pagamento é a última novidade em formas de pagamento no Brasil. Ele consiste na possibilidade de enviar um link ao comprador, por mensagem de texto, e-mail,  WhatsApp, SMS ou redes sociais, para que ele caia direto na página de pagamento de um produto ou serviço. 

Quais são as formas de pagamento online?

Hoje, muitas pessoas preferem comprar online e outras empreendem também na internet, os e-commerces são a maior prova disso. Por isso, as formas de pagamento online estão cada vez mais comuns e ganhando espaço e confiança na vida de consumidores e empresários brasileiros. 

A seguir você entende quais são as principais formas de pagamento online e como elas funcionam no meio digital: 

Paypal

O PayPal é uma das formas de pagamento online pioneiras, a ferramenta foi criada em 1998, nos Estados Unidos. O seu principal diferencial é a rapidez que o dinheiro é transferido de uma pessoa para outra. 

A transação é realizada em no máximo 24 horas e esse meio de pagamento cobra taxas próprias por transação. Já o dinheiro recebido fica guardado na conta online do usuários, que depois pode transferir o valor para outra conta bancária.

PagSeguro

A  plataforma PagSeguro funciona para o recebimento de pagamentos da maioria das bandeiras de cartão de crédito do mercado. Os empresários que optam por esse meio de pagamento, recebem o dinheiro um pouco mais cedo que pelas bandeiras de máquina de cartão, em 14 dias, com direito a um saque gratuito por dia. 

PicPay

O PicPay é gratuito e permite o pagamento e o recebimento de quantias em dinheiro. Só é necessário que o pagador e o recebedor tenham conta na carteira digital. Ele se diferencia das ferramentas citadas anteriormente pela liberação imediata do valor transferido. Após receber a quantia, você pode fazer a transferência para outra conta bancária quando quiser.

WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay permite a realização de transferências para outras pessoas (PF, Pessoa Física) via aplicativo de mensagens. As transferências podem ser realizadas 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

PIX

O PIX, sistema de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central, está funcionando desde 16 de novembro de 2020 e é hora de você entender o que é esse novo meio de pagamento e transferência bancária. Também permite a realização de transferências sem taxas e sem valor mínimo. 

Segundo informações do Banco Central, o Pix atingiu a marca de 100,3 milhões de usuários pessoa física no mês de setembro de 2021. Esse número totaliza 100.389.158 de pessoas usando o Pix.

Como escolher as melhores formas de pagamento?

1. Avaliar custos envolvidos nas operações

O primeiro passo para definir as melhores formas de pagamento para o seu negócio é entender quanto cada uma delas vai custar para o seu negócio. Não adianta ser a mais moderna, se você não consegue cobrir os custos que terá com elas. Por isso, uma análise de todas as ferramentas comparando os preços e vantagens é fundamental. 

2. Analisar a viabilidade de oferta de cada tipo

Outro ponto importante é analisar a viabilidade ofertas de cada forma de pagamento, ou seja, se o seu cliente vai conseguir ter um fácil acesso e se esse é acesso vai funcionar de forma simples e intuitiva. 

3. Tempo de recebimento do pagamento

Algo importante nessa decisão é escolher as formas de pagamento em que o dinheiro chega dentro de uma prazo estratégico e vantajoso para você e os compromissos financeiros do seu negócio. Não adianta escolher as mais baratas ou mais modernas, se vai esperar mais de 1 mês para ter o dinheiro em conta. 

4. Estudar a experiência do cliente

Para finalizar, mas não menos importante, é conhecer as funcionalidades e as vantagens delas para uma boa experiência do cliente com as formas de pagamento que você escolheu. Uma plataforma de fácil uso e simplificada vai deixar os usuários muito mais felizes, aumentando a chance de comprarem de novo com você. 

Conclusão 

Agora que você já conhece as principais formas de pagamento disponíveis no mercado brasileiro, que tal começar a automatizar as cobranças que você faz na sua empresa. Como? A Celero, que é especializada em gestão e automação financeira, te ajuda nesse processo. 

Os clientes Celero, têm acesso a várias opções de cobrança, como emissão de boletos, geração de links de pagamento de cartão de crédito e até mesmo a geração de boletos pix, que usam QR code, que direciona o consumidor direto para a área de pagamento do aplicativo do banco que utilizam, facilitando os processos de cobrança e automatizando a rotina financeira empresarial. 

Ficou interessado? Quer saber mais? Faça um teste grátis da plataforma agora mesmo, basta clicar no banner a seguir: 

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me