Como fazer recibo de pagamento? Confira modelo de recibo

Uma dúvida muito comum quando alguém vai abrir um negócio e começar a vender produtos ou serviços é Como fazer Recibo de Pagamento. Pensando em ajudar nisso, o artigo de hoje explica como fazer e apresenta um modelo de recibo. Confira a seguir: 

O que é um recibo de pagamento?

Recibo de pagamento é um documento utilizado para comprovar o pagamento de um produto ou serviço, por exemplo. Ele é usado para documentar a comercialização e o pagamento por algo no meio empresarial brasileiro. 

Recibo é a mesma coisa que nota fiscal?

O recibo de pagamento não é a mesma coisa que a nota fiscal. A principal diferença é que o primeiro comprova a quitação de uma dívida, ou seja, atesta o pagamento de um produto ou serviço adquirido

No caso da nota fiscal, ela comprova o direito de um bem ou serviço, o que a faz ser exigida quando uma mercadoria é transportada, por exemplo.

Quando fazer um recibo de pagamento?

A necessidade de fazer um recibo de pagamento surge quando o consumidor ou vendedor precisa comprovar o recebimento ou pagamento de determinada quantia em dinheiro. 

Isso faz o recibo ser importante e necessário tanto para quem realiza compras quanto para quem está vendendo algo. Ele é que registra a relação estabelecida entre as duas partes, loja e cliente, por exemplo.

Assim, os recibos ajudam na administração e organização de recebimentos e pagamentos de qualquer empresa. Por meio deles, é possível ter o histórico de entradas e saídas, como também saber de onde veio ou para onde foi o dinheiro.

Como fazer recibo de pagamento?

Agora vamos ao que interessa. Para fazer um recibo você pode comprar um bloco de recibos, que são comumente comercializados e encontrados em papelarias. 

A facilidade é que neles já é possível encontrar os campos de preenchimento pré-definidos, apenas para completar com as informações da empresa e do cliente. 

Isso não impede que a empresa ou prestador de serviço produza seu próprio modelo personalizado, de acordo com suas necessidades e do seu negócio. Mas, é importante ficar atento para que ele contenha todas as informações essenciais para fins de registro.

A seguir você confere os passos para preencher e fazer um recibo: 

1. Crie um título para o recibo

O ideal é que o recibo tenha um título simples e que exemplifique sobre qual produto ou serviço ele está documentando, isso facilita o entendimento do documento. 

2. Descreva em detalhes

  • Dados de quem recebeu o valor: A própria pessoa que pagou ou um terceiro
  • Dados de quem realizou o pagamento: Informações como nome e número de documento do pagador
  • Descrição do produto ou serviço: Detalhes e características do produto ou serviço prestado, por exemplo, cor, tamanho ou tempo de aula. 

3. Informe os valores corretamente

Uma dica aqui é que o valor seja documentado tanto numericamente como por extenso e que a letra seja legível. 

4. Separe espaço para data, local e assinatura

Essa é uma das informações mais relevantes, já que comprova exatamente como e quando o recibo foi gerado e o pagamento realizado, por isso não esqueça de colocar essas informações.

Como fazer um recibo digital?

Atualmente o mundo digital faz parte da vida de todo mundo e por isso a opção de gerar um recibo digital precisa existir, ainda mais quando as pessoas cada vez mais fazem negócios e vendas online

Por isso, a seguir você confere alguns passos para fazer um recibo de pagamento digital:

  • Preencha os dados do recibo e personalize adicionando sua logo (você pode usar o canva para inserir a logo)
  • Informe os dados do pagador (a pessoa que está pagando pelo produto ou serviço)
  • Indique os dados do beneficiário (quem vai receber a quantia paga pelo produto o serviço)
  • Especifique a descrição do seu serviço ou produto (colocar detalhes que caracterizam o produto ou serviço comercializado)
  • Confira todos os dados e imprima seu recibo (lembre-se de conferir assinaturas de ambas as partes)

É muito simples e prático, não demora nada.

Quem deve assinar o recibo de pagamento?

O documento deve conter a assinatura de quem está recebendo o recibo, ou seja, quem pagou/recebeu o produto ou serviço, e da pessoa que está emitindo esse recibo, o proprietário ou funcionário do local. 

Quem deve ficar com o recibo de pagamento?

A pessoa que realizou o pagamento é quem deve ficar com o documento. Isso evita que ela seja cobrada novamente e não tenha como comprovar. Mas, o ideal é que a empresa tenha uma cópia ou use bloco de recibos que possuem canhoto para destacar, assim consegue fazer o controle dos valores que foram recebidos. 

Por quanto tempo se deve guardar o recibo?

Esse tipo de comprovante de pagamento tem validade de 5 anos. Esse é o prazo em que os documentos que constam na declaração de Imposto de Renda podem ser cobrados pela Receita Federal. 

Conclusão

Para concluir é importante entender como os recibos de pagamento ajudam na administração financeira de um negócio.

Em plataformas de gestão financeira como a Celero, eles servem como fonte de dados para análises de relatórios financeiros e também para acompanhamento de fluxo de caixa, entradas e saídas da empresa.

Agora que você já sabe como fazer um recibo de pagamento e tem um modelo para seguir, que tal compartilhar esse conteúdo com outras pessoas que também precisam aprender sobre o tema. 

Não esqueça que toda semana você confere artigos exclusivos sobre finanças e gestão financeira aqui no Blog. 

Você também pode deixar sua opinião nos comentários e sugerir outros temas que gostaria de ver por aqui e ajudariam sua empresa na prática.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me