Administração financeira: tudo o que você precisa saber

Se você é um empreendedor, certamente já ouviu falar em administração financeira. Muitas pessoas acreditam que ela é basicamente um sinônimo de controle do fluxo de caixa, e se você é do time que concorda com essa afirmação, temos um convite para te fazer: leia esse texto até o fim e vem saber mais sobre a importância dessa ferramenta para o seu negócio.

O que é administração financeira?

A administração financeira é muito mais ampla do que parece. Ela pode ser considerada um conjunto de práticas com um objetivo principal: o de fazer uma boa gestão dos recursos de uma empresa. É ela que irá determinar se o seu negócio tem ou não uma vida financeira saudável.

O que faz a administração financeira? 

O objetivo da administração financeira é, resumidamente, utilizar as finanças da empresa da melhor maneira possível para potencializar a sua rentabilidade.Para que isso aconteça com sucesso, existe uma série de processos para controlar os recursos, planejar as finanças e analisar os resultados. 

Por isso, mesmo que você tenha um empreendimento de pequeno ou médio porte, é fundamental ter uma área ou uma pessoa responsável para cuidar de todo esse processo.

Quais os impactos da boa e da má administração financeira?

Quando analisada de perto e tratada como gestão estratégica, a administração financeira contribui para potencializar os lucros da sua empresa e permite que os gestores ou sócios tomem decisões com base em números concretos. Além disso, ela possibilita:

  1. Antecipação de problemas futuros.
  2. Acesso a investimentos mais interessantes e rentáveis.
  3. Melhor planejamento tributário.
  4. Redução de desperdícios, como multas.
  5. Mais recursos para aplicar no negócio.

Por outro lado, a má administração financeira vai na contramão de qualquer previsão de crescimento. Quando o empreendedor não dá a devida atenção a esse gerenciamento, pode ter sérios prejuízos e ainda colocar em risco a vida da empresa. Esses são alguns dos possíveis impactos:

  1. Descumprimento de prazos.
  2. Aumento das despesas, principalmente com desperdícios.
  3. Retrabalho.
  4. Indisponibilidade de dados.
  5. Comprometimento do desenvolvimento da organização.

Conceitos importantes da administração financeira

Se a administração financeira ainda é um assunto pouco familiar para você, que tal conhecer um pouco mais desse universo? Confira alguns conceitos que são bem presentes nesse processo e que precisam fazer parte da rotina do seu negócio:

Controle de estoque

O controle de estoque possibilita um melhor controle do fluxo de caixa, otimizando a programação de compras e vendas. Apesar desse gerenciamento ser um dos principais desafios dos empreendedores, especialmente para quem está começando, ele precisa fazer parte da sua administração financeira para garantir um equilíbrio: estoque sem excesso e sem escassez.

Conciliação bancária

A conciliação bancária é a relação entre o que tem no seu banco e o que há em seu controle financeiro, permitindo entender se tudo o que foi planejado está efetivamente acontecendo ou se existe alguma inconsistência de informações. Ao realizar a conciliação bancária é possível perceber se o saldo bancário, os lançamentos e as datas de movimentações estão exatamente iguais ao controle. 

Definição de custos e preços

Entende-se por custo todo e qualquer gasto ou saída de caixa que uma empresa tem, e que esteja diretamente relacionado à produção dos produtos ou serviços. Já o preço é definido por meio da soma de três variáveis: preço = custos + despesas + lucro.

Controle sobre o lucro

Controlar o lucro do seu negócio tem muita relação com a administração financeira. Afinal, quando o lucro desejado não é alcançado, é preciso reajustar o caminho e rever questões como investimentos, despesas e portfólio. E quando o lucro desejado é alcançado, também é necessário administrar o cenário para seguir expandindo esses resultados.

Destinação do lucro líquido

O lucro líquido é o rendimento que uma empresa possui, definido por meio da diferença entre a receita total e o custo total. Esse lucro líquido é o ganho da empresa depois da realização de todos os descontos obrigatórios. Na administração financeira, é importante determinar quanto dele será retido e quais serão os seus fins.

Dicas de uma boa administração financeira

Agora que você já aprendeu alguns conceitos da administração financeira, chegou a hora de saber como utilizá-la a favor da sua empresa:

Projeção de receitas e despesas

O primeiro passo é realizar o controle do fluxo de caixa, ou seja, as transações de entradas e saídas. Isso te ajudará a ter mais clareza em relação aos seus gastos e, assim, identificar de onde vem o seu dinheiro e para onde ele vai.

Para facilitar esse controle, você pode utilizar desde planilhas de Excel até softwares de gestão financeira. 

Planejar diferentes cenários econômicos

Um bom empreendedor é aquele que está preparado contra imprevistos. Isso significa mapear diferentes cenários (otimista, realista e pessimista) e planejar ações para cada um deles. Isso te ajuda a não ser pego de surpresa e saber atuar com a agilidade necessária.

Estabelecimento de metas e objetivos

Aonde você quer chegar com a sua empresa? E o que é preciso fazer para atingir o que você almeja? Para te ajudar nessa jornada, defina algumas questões, como:

  • Objetivos do negócio em um período pré-estabelecido.
  • Ações que precisam ser realizadas.
  • Pessoas responsáveis por determinadas atividades.
  • Período aceitável para que os primeiros resultados apareçam.

Mensuração de resultados

De nada adianta planejar e executar se não for para mensurar. Acompanhe os resultados do seu negócio durante toda a jornada de administração financeira. Isso faz toda a diferença para conhecer a saúde financeira da sua empresa e tomar as decisões mais assertivas quando for preciso.

Gerenciar crises

É claro que ninguém quer crises perto do negócio, mas caso isso aconteça, ter uma boa administração financeira fará toda a diferença para reduzir gastos, negociar com fornecedores, reavaliar o planejamento e adaptar o que for preciso.

Confira alguns livros de administração financeira!

Se você quer se aprofundar no assunto, separamos algumas dicas de livros que podem te ajudar a aprimorar o conhecimento em gestão financeira. Se liga nas dicas:

  1. Pai rico, pai pobre — Robert T. Kiyosaki: apesar de não ser um livro exclusivamente focado em gestão financeira, esse best-seller mostra como a inteligência financeira é um diferencial importante para qualquer um.
  1. Princípios da administração financeira — Lawrence J. Gitman: já esta obra possui uma linha mais didática, com explicações mais detalhadas sobre os principais conceitos da administração financeira.
  1. Saia da crise — W. Edwards Deming: o autor defende a importância do planejamento para uma gestão financeira eficiente. Sua visão diferenciada para a época o tornou o grande protagonista da revolução manufatureira ocorrida no Japão dos anos 1960.

O que é, o que faz e qual o papel de um administrador financeiro?

Se você deseja ter uma boa administração financeira do seu negócio, o administrador financeiro é o profissional que precisará estar ao seu lado. 

Com base em relatórios, é ele quem dará o “diagnóstico” da saúde financeira da sua empresa. Isso porque ele possui todo conhecimento necessário para dar suporte em atividades como:

  • Planejamento financeiro.
  • Organização e recolhimento de tributos.
  • Gestão de contas empresariais.
  • Coordenação dos investimentos.
  • Avaliação de relatórios e indicadores e muito mais.

Agora que você já entendeu que a administração financeira é um dos pilares mais estratégicos de uma empresa que almeja crescimento, analise a sua realidade e comece, mesmo que aos poucos, a inserir essas práticas no seu dia a dia.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

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