O que é Business Financial Management e por que é importante?

Cuidar da saúde financeira da sua empresa é pré-requisito para que ela gere bons frutos e, mais do que isso, para que ela sobreviva no mercado.

Ter um produto ou serviço de qualidade é fundamental, mas só isso não garante o sucesso de nenhuma organização. E é aí que entra o Business Financial Management (BFM), um aliado estratégico especialmente das pequenas e médias empresas, que muitas vezes precisam de um suporte maior para a gestão financeira.

A boa notícia é que a solução para esses obstáculos de controle financeiro estão mais perto do que você imagina. Conheça mais sobre o BFM e o que ele pode fazer pelo seu negócio.

O que é Business Financial Management?

Business Financial Management (BFM) é conhecido no Brasil como Gestão Financeira Empresarial. As soluções BFM auxiliam as empresas, independentemente do ramo ou do tamanho, a gerir o seu fluxo financeiro.

Por meio de um software, como é o caso da Celero, ou de aplicativos, o Business Financial Management permite a automatização e a centralização de atividades relacionadas à área de Finanças. 

Os recursos de BFM controlam de maneira automática atividades como emissão de cobranças, emissão de notas fiscais, conciliação bancária, gerenciamento do fluxo de caixa, contas a pagar e a receber e demais rotinas financeiras da empresa.

Por que a gestão financeira é tão importante nos negócios?

Elencamos aqui três diferenciais proporcionados pelo BFM:

Compreender verdadeiramente os clientes

Certamente você tem uma ideia de quem são as pessoas que consomem seus produtos ou serviços. No entanto, conhecer seu cliente vai muito além disso – aqui também entram características relacionadas aos perfis de consumo. 

Períodos de sazonalidade, concentração de receitas por produtos ou clientes, ticket médio, previsibilidade dos recebimentos futuros, entre outros dados encontrados na sua plataforma de gestão financeira permitem uma análise qualitativa mais apurada que vai fazer com que você compreenda o seu cliente muito além das percepções gerais que normalmente as empresas têm.

Aproveitar o potencial das PMEs

Já mencionamos que a gestão financeira é fundamental para qualquer empresa, independentemente do ramo ou do porte. Mas verdade seja dita: os obstáculos financeiros são muito maiores nos primeiros anos de vida de um empreendimento, muitas vezes devido à falta de acompanhamento dos resultados. 

Segundo estudo feito pelo Sebrae Nacional, cerca de 25% das micro e pequenas empresas fecham as portas com menos de dois anos de existência. E boa parcela das pequenas e médias empresas lutam para sobreviver até os cinco primeiros anos.

As razões para isso acontecer se devem pelos mais diversos cenários, e a falta de investimento em Business Financial Management costuma estar entre elas. Por meio do nosso software e apoio de especialistas, aqui na Celero auxiliamos pequenos e médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial, contribuindo para a sua permanência no mercado muito além dos cinco anos.

Acelerar o desempenho

O sonho de muitos empreendedores é otimizar a sua produtividade e, assim, conseguir focar em questões estratégicas para alavancar o negócio. A questão é: como fazer isso?

Investir em Business Financial Management é uma das soluções. 

Ao investir em uma plataforma como a da Celero, você conta com uma solução robusta e um time de especialistas que oferecem todo o suporte necessário para a rotina do seu negócio, como controle de métricas e indicadores, conciliação de fluxo de caixa e o que mais englobar o setor financeiro da sua empresa.

Ao contar com um suporte profissional para as suas finanças, você consegue acelerar o desempenho do que mais importa.

Se adequar ao Open Banking

O Open Banking, também conhecido por Sistema Financeiro Aberto, é indicado especialmente para os empresários que buscam ofertas de crédito mais vantajosas nas instituições financeiras, acesso a diversos produtos financeiros, flexibilidade para troca e escolha de banco, menos tempo e custo com soluções de gestão financeira e mais inteligência sobre o funcionamento do negócio. 

Para isso, é necessário acompanhar as métricas da sua empresa, como o fluxo de caixa, para compreender a saúde financeira da companhia.

Para isso, o Business Financial Management pode ser um grande aliado, principalmente para reduzir o tempo e custos com a gestão financeira, adquirir inteligência sobre o funcionamento do negócio e, em paralelo, compreender o momento certo de contar com uma ajuda de crédito, por exemplo.

Como um Business Financial Management funciona? 

Se você ainda tem dúvida em relação aos benefícios e funcionalidades da Gestão Financeira Empresarial, saiba mais sobre as nossas soluções:

Controle completo do ciclo de vida do financeiro

Ter ao seu lado uma solução de BFM, como a Celero, significa uma atenção em 360º da sua área financeira. Isso porque a nossa plataforma de Business Financial Management faz o controle completo do ciclo de vida do pagamento, como:

  • Controle de receitas e despesas, fluxo de caixa e plano de contas;
  • Agendamento de contas a pagar;
  • Emissão de boletos, notas fiscais e extratos unificados;
  • Acompanhamento das metas financeiras;
  • Emissão de relatórios confiáveis.

Oferecemos uma solução integral, garantindo muito mais agilidade, confiabilidade e facilidade para você, em apenas uma plataforma.

Relatórios de desempenho em tempo real

Sem dúvida, um dos principais diferenciais oferecidos pelo Business Financial Management é ter todas as informações financeiras que você precisa em um só lugar.

Nossa plataforma é responsável por todo esse controle, da emissão de boletos e notas fiscais ao acompanhamento financeiro, e você ainda pode acompanhar as metas e relatórios em tempo real, seja pelo computador ou mobile, de onde estiver.

Otimização do gerenciamento de despesas

Quando você busca uma solução de Business Financial Management, seja por meio de um software, sistema ou aplicativo, tudo o que precisa é de agilidade, facilidade e confiança, correto?

E isso você encontra de sobra em nossa plataforma de gestão financeira. Entre nossos diferenciais, está a ausência de preenchimento manual de todas as informações da empresa. Você deixa em nossas mãos o controle de receitas e de despesas, o controle do fluxo de caixa e toda aquela burocracia necessária, mas que toma um tempo danado.

Qual a melhor ferramenta de Business Financial Management?

Antes de mais nada, é preciso identificar as necessidades da sua empresa e os objetivos que ela pretende alcançar, seja em curto, médio ou longo prazo.

Conheça mais sobre as nossas soluções aqui na Celero, a primeira ferramenta de BFM do Brasil. Temos uma plataforma que automatiza os processos da sua área financeira e ainda contamos com um time completo de especialistas que oferecem todo o suporte que você precisa.

Conclusão

Quer saber se a nossa plataforma se encaixa para as suas necessidades? Faça um teste gratuito de 14 dias e sinta o gostinho de uma gestão financeira prática e profissional.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me