Finanças 4.0: quais são as vantagens e como implementar?

Você consegue imaginar como seria a sua vida hoje sem as vantagens oferecidas pela tecnologia? Chega a ser divertido lembrar que, nem 10 anos atrás, era preciso telefonar para pedir um lanche e até mesmo se deslocar a uma agência bancária para fazer uma simples transação. 

Assim como os aplicativos e soluções digitais vieram para facilitar a nossa vida pessoal, o mesmo acontece com as empresas. Cada vez mais, elas precisam estar conectadas em tempo real para acompanhar e atender às demandas do mercado. Para isso, é preciso modernizar sistemas e abrir as portas para a inovação.

É aí que entra o conceito de Finanças 4.0, a transformação digital relacionada à gestão financeira das empresas. Se hoje você já consegue fazer um Pix até para quem não tem máquina de cartão no seu comércio, é claro que o setor financeiro das empresas não pode ficar para trás.

Aos poucos, a área financeira de pequenas, médias e grandes empresas está vendo suas atividades mais operacionais sendo substituídas pela inteligência artificial. As famosas planilhas, por exemplo, estão se transformando cada vez mais em softwares robustos, capazes de transformar a rotina do setor.

No artigo de hoje, você vai saber por que as Finanças 4.0, ou a transformação digital no setor financeiro, também veio para ficar.

O que é Finanças 4.0?

Nos últimos anos, o mundo vem acompanhando uma série de transformações digitais nos mais diversos setores, como a indústria e a comunicação. O termo Finanças 4.0 nada mais é do que essa transformação digital na área financeira.

Confira o vídeo que postamos no nosso canal do YouTube sobre o tema:

É cada vez maior o número de empresas que vêm incorporando as Finanças 4.0 em seus negócios e em pouco tempo já percebem as vantagens proporcionadas por esse movimento. 

A principal mudança se reflete justamente na rotina empresarial, que deixa de ser exclusivamente operacional e passa a ser mais moderna e estratégica.

Quais as vantagens das Finanças 4.0? 

A chegada da tecnologia, aliada à implantação de outras inovações, eleva a produtividade dos setores, traz mais transparência aos processos e beneficia num grau elevado a tomada de decisões.

Confira a lista de outras vantagens das Finanças 4.0 para a sua empresa:

Análise massiva de dados

Ao utilizar ferramentas analíticas, é possível cruzar informações financeiras e demais dados relevantes da empresa, permitindo mais praticidade, visibilidade e controle dos processos.

Transparência

Os recursos proporcionados por esse universo, como softwares de gestão financeira, garantem mais credibilidade, organização e, claro, transparência em relação aos dados compartilhados.

Segurança

Quando você opta por sistemas digitais e tecnológicos, os dados da sua empresa ficam muito mais seguros, tanto interna quanto externamente. Isso diminui as chances de fraudes praticadas por hackers, por exemplo.

Modernização

Um dos papéis das Finanças 4.0 é substituir o modelo de trabalho exclusivamente operacional e repetitivo por um formato mais estratégico e moderno. E isso não tem a ver apenas com a utilização de um equipamento eletrônico para fazer a gestão financeira da sua empresa, mas com processos mais ágeis, controlados e assertivos. 

Melhor aproveitamento dos profissionais

Quando as máquinas e softwares assumem os procedimentos mecânicos, as pessoas se tornam ainda mais estratégicas para o negócio. Dessa forma, elas conseguem direcionar seus esforços para questões que exigem mais análise humana e que realmente vão fazer a diferença no desenvolvimento e crescimento da empresa. 

Diferenciais para os clientes

Ao estruturar as informações financeiras de maneira mais tecnológica, é possível oferecer uma consultoria ainda mais valiosa e personalizada para os clientes, alinhadas aos seus objetivos de negócio.

Como está a indústria 4.0 na área de finanças? 

O universo das finanças 4.0 possui uma série de ferramentas aliadas do controle financeiro para as empresas. Entre elas, destacamos:

Inteligência Artificial (IA)

A IA pode ser aplicada por meio de softwares de gestão financeira, realizando desde operações repetitivas até a simulação da capacidade humana, aliada à consultoria de profissionais capacitados. A Inteligência Artificial permite o estabelecimento de padrões, a identificação de falhas e, também, a projeção de estimativas, entre outras aplicações.

Computação em nuvem

Graças às tecnologias como a computação em nuvem, os dados financeiros do seu negócio podem ser acessados e administrados de forma online e remota. O sistema de gestão é armazenado em uma única plataforma, proporcionando mais transparência, segurança e integração com as demais áreas.

Blockchain

Essa tecnologia é conhecida há pouco mais de 10 anos e funciona como uma espécie de livro contábil digital. Sua principal função é registrar transações por meio de blocos de dados interligados, protegidos por complexas provas criptográficas. Seu sistema descentralizado permite negociações mais ágeis e confiáveis entre parceiros comerciais.

Como implementar o modelo de finanças 4.0?

1. Revisar e mapear processos

Seja qual for o tamanho e o ramo da sua empresa, o primeiro passo é conhecer a fundo o seu negócio e as suas necessidades. Organize a casa, faça um levantamento dos fluxos de trabalho e das tarefas que ainda são manuais, mas que podem ser automatizadas.

2. Automatizar

Mas afinal, quais atividades podem ser automatizadas? Basicamente, qualquer tipo de serviço que não dependa de análise e/ou tomada de decisão. Quando mergulhamos no universo das Finanças 4.0, fica fácil mapear esses processos. Aqui estão alguns exemplos:

  • Emissão de cobranças e notas fiscais;
  • Criação de relatórios periódicos;
  • Envio de dados da empresa para o contador;
  • Controle de receitas e despesas, fluxo de caixa e plano de contas;
  • Agendamento de contas a pagar.

3. Escalar

Uma empresa com estrutura financeira escalável é aquela que, mesmo com o crescimento de demanda (como novos clientes e gerenciamento de novos fornecedores), possui flexibilidade para prestar um serviço de excelência sem ser necessário intervir em situações como aumento da capacidade de processamento de dados e o número de pessoas envolvidas.

Por isso, tenha em mente que, se você deseja implementar o modelo de Finanças 4.0, é essencial projetar uma estrutura escalável do seu negócio.

4. Aplicar inteligência artificial e automação de parâmetros

A aplicação da inteligência artificial não se restringe a atividades que substituem apenas o trabalho manual. Ela também pode ser uma aliada para decisões que precisam da observação de critérios, seguindo parâmetros definidos pela empresa. 

Hoje, por exemplo, já existem tecnologias que interpretam textos e softwares de gestão financeira, como o da Celero, que extraem dados de fotos e imagens, sem ser necessário transcrever os dados de forma manual.

Um exemplo de atividade que pode ser realizada de forma totalmente automatizada é a emissão de notas fiscais. Sem a necessidade de intervenção humana, o próprio sistema emite as cobranças diretamente para os clientes.

5. Integrar ferramentas

É importante destacar que investir em Finanças 4.0 significa eliminar quebras de fluxos de trabalho, afinal, esse tipo de tecnologia exige que a estrutura financeira seja uma só, com comunicação bilateral para cada programa envolvido.

6. Definir dados a serem coletados

Por fim, com a estrutura já organizada e integrada, é a hora de reunir os dados gerados para definir as decisões a serem tomadas. Agora, já é possível contar com informações e resultados em tempo real, que auxiliam nas análises do setor financeiro. 

Que tal uma dica? Unifique em um documento todos os indicadores que seriam extraídos de diferentes fontes, destacando a relação de causa e efeito entre os dados.

Conclusão

Se a área financeira da sua empresa ainda não migrou para as soluções digitais, ou então se você deseja aperfeiçoar o controle do setor, contar com um software de gestão financeira pode ser a solução.

Nosso time da Celero tem revolucionado as rotinas de controle financeiro de muitas empresas, ajudando profissionais de diversos ramos a produzirem mais e melhor. 

Converse com a gente para saber como podemos ajudar o seu negócio a entrar de vez para o universo das Finanças 4.0. Você já sabe que depois não vai conseguir imaginar sua empresa de outro jeito.

Celero

A Celero é uma empresa que ajuda pequenos & médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me