Rotina financeira: como ter um setor financeiro eficiente

Rotina financeira: como ter um setor financeiro eficiente

Você sabe como ter um setor financeiro eficiente? O primeiro passo é conseguir implementar uma rotina financeira no dia a dia do seu negócio.

O financeiro de uma empresa é o coração dela. Sua empresa pode ser comparada ao corpo humano, um corpo saudável é um corpo em equilíbrio, uma empresa com saúde financeira, é um empresa sem risco de falir. 

Nesse artigo você vai aprender e entender mais sobre isso. Fique com a gente!

Como ter um setor financeiro que produz um efeito real e que realmente funcione? 

Existem várias características que tornam um setor financeiro eficiente, como: possuir uma ferramenta própria para gerir suas finanças, manter uma rotina operacional propícia ao seu modelo de negócio, colaboradores qualificados, bom relacionamento entre o setor, entre outras características. 

A característica que vamos destacar hoje é a rotina

Ter uma rotina financeira resulta num setor financeiro eficiente, confira alguns dos benefícios:

Rotina financeira oferece: 

  • Controle 
  • Estabilidade
  • Previsibilidade
  • Tomada de decisão 
  • Controle: ter o controle de todas as entradas e saídas do seu fluxo de caixa é fundamental. Para isso, é necessário possuir uma ferramenta que permita a visualização de todas as suas movimentações do seu fluxo de caixa. Assim, terá o controle que precisa, pois saberá quando será necessário realizar um pagamento ou quando receberá do seu cliente/fornecedor, além de saber a quantia exata do pagamento e/ou recebimento.
  • Estabilidade: Tendo o controle de todas as entradas e saídas do seu fluxo de caixa, diminui os riscos de atrasos, confusões entre um pagamento e outro e assim, as contas são pagas dentro do prazo. Dessa forma seu financeiro deixa se ser incerto e passa a ser estável.
  • Previsibilidade: com o controle e a estabilidade, você consegue ter previsibilidade do futuro financeiro da sua empresa: quanto a sua empresa tem a receber e quanto a sua empresa tem a pagar daqui a uma semana, um mês, dois meses e assim por diante. Essa previsibilidade é adquirida tendo uma base de todas as suas entradas e saídas futuras; essa base precisa ser fácil de visualizar para poder ter uma visão mais detalhada da previsão do seu saldo em cada semana, mês, trimestres, etc. 
  • Tomada de decisão: a tomada de decisão fica muito mais confiável e assertiva quando temos controle, estabilidade e previsibilidade do nosso financeiro. Tendo a necessidade de realizar uma tomada de decisão urgente, por exemplo, terá os dados confiáveis e atualizados para poder elaborar a melhor estratégia para o seu financeiro naquele momento. 

Além disso, também existem algumas dicas para manter a organização do seu setor financeiro e garantir o cumprimento dessa rotina.

Basta ter uma boa noção de todas as suas dívidas, ou seja, conhecer as contas a pagar e conciliar tudo isso com o controle das entradas no fluxo de caixa.

Mas a gente sabe que na prática não é tão fácil assim. Muitas pessoas nos procuram para reclamar que o departamento financeiro está bagunçado e que não sabe nem como começar a arrumar seus processos.

Então confira essas dicas:

1. Tenha noção de todas as suas dívidas

Em primeiro lugar, para organizar o financeiro da empresa é preciso entender se você tem alguma dívida em aberto.

Se sim, qual é o valor total e quais são as possibilidades que você tem para resolver essa questão.

Depois disso, você consegue montar uma matriz de priorização e, dessa forma, traçar as melhores negociações para reorganizar o seu fluxo de caixa.

Lembre-se que nem sempre sair cortando todos os gastos possíveis é a solução – até porque, dessa forma, é muito mais provável que só adquira mais e mais dívidas.

Reavalie seu modelo de negócio, entenda seu fluxo de caixa, confira a conciliação bancária e desenhe, da melhor forma, a rota para sair das dívidas.

Conheça as suas contas e dívidas

2. Conheça todas as suas contas a pagar

O segundo ponto para organizar o financeiro da empresa é reconhecer, listar e organizar tudo o que você precisa pagar no dia a dia do seu negócio.

São os custos, despesas, todas aquelas contas fixas que as empresas normalmente têm, sabe?

É importante você ter um pleno conhecimento das saídas e que entenda exatamente quando é o vencimento dessas contas.

Dessa forma é fácil ter a previsibilidade mais real possível de quando vai ter saídas de dinheiros na sua empresa.

Até aqui já temos duas informações muito importantes: as suas renegociações e os seus custos e despesas fixos.

3. Tenha controle de suas entradas

Para fechar, a terceira dica para organizar o financeiro da empresa é enxergar tudo o que vimos até aqui e conciliar com as suas receitas.

Ou seja, tudo o que entra de dinheiro no caixa da sua empresa.

É importante que você entenda tudo o que já foi vendido, tudo o que tem para vender em um período de tempo curto, todos os valores previstos para receber, e avaliar.

E também se nas datas em que você tem pagamentos marcados, se já tem capital suficiente para cumprir com todas as suas obrigações.

A conciliação bancária também vai te ajudar nessa etapa.

Parecem três dicas muito simples, não é mesmo?

Anote essas dicas para não esquecer

Mas temos certeza de que, na hora em que começar a colocá-los na prática, vai perceber que manter tudo em ordem para organizar o financeiro da empresa não é tão fácil assim.

De qualquer forma, vale a pena tentar, pode acreditar.

Se você conseguir conhecer suas dívidas e renegociações, todas as suas contas a pagar e controlar e conciliar tudo isso com as suas entradas, terá uma visão muito mais clara do seu negócio, o que vai ajudar a organizar o financeiro da empresa.

O que acha? Pronto para começar hoje mesmo?

Para ter dicas como essas, continue acompanhando os nossos textos no blog e vídeos no canal do Youtube.

Todas as semanas lançamos conteúdos novos para te ajudar na gestão da sua empresa.

Fique por dentro para conhecer mais sobre a Celero e saber como a gente pode te ajudar a reestruturar o departamento financeiro da sua empresa para que você pare de perder tempo com o que não precisa.

Banner ilustrativo para agendar horário com a Celero

4 Comentários
  1. Organizar bem seu financeiro é essencial para manter a empresa no foco, todos os setores devem ser organizador até mesmo o setor de cobranças. Isso me fez contratar uma empresa para me ajudar nesse quesito.

  2. Sem duvidas mannter uma organização financeira na empresa não é uma tarefa fácil, mas é essencial para manter o padrão da empresa sempre no azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *