O que é margem de lucro, como calcular e qual a margem de lucro ideal?

Quando falamos em Margem de Lucro, o primeiro ponto que é necessário entender é que ela está ligada diretamente ao processo de definição de preços e também a lucratividade de uma empresa em relação ao investimento que foi realizado.

Pensando em te ajudar a entender o que é a margem de lucro e como calcular a ideal para sua empresa, você confere neste artigo essa definição e os passos para fazer esse cálculo de maneira simples e prática. 

O que é margem de lucro?

Margem de lucro representa a porcentagem que é atribuída aos custos totais, de um serviço prestado ou produto, para formar o preço final que ele vai ser comercializado para definir a porcentagem que a empresa vai lucrar em cima daquela venda específica.

Ela busca gerar lucro para empresa ou prestador de serviço e otimizar a venda ou comercialização, por meio de cálculos dos custos que fazem parte do da formação do preço final de oferta para o mercado

Basicamente ela é a diferença entre o faturamento obtido pela venda de um serviço ou produto e os custos que a empresa teve tanto para vender como para produzir. 

A fórmula para calculá-la é: 

 lucro bruto = receitas totais – custos

Essa margem de lucro pode ser uma margem de lucro bruta ou uma margem de lucro simples. 

Por isso é importante que você conheça a diferença entre as duas, pois cada uma apresenta indicadores relevantes para a saúde financeira do seu negócio. 

Margem de lucro bruto

No caso da margem de lucro bruta, o objetivo é medir a rentabilidade da sua empresa. Isso quer dizer, descobrir qual a porcentagem de lucro que você ganha com cada venda realizada. 

Margem de lucro operacional

Já a margem de lucro operacional mede a eficiência operacional de um empreendimento. Assim, ela indica os resultados operacionais, mostrando as receitas e os lucros, ou seja, a saúde financeira da empresa, a partir do lucro operacional calculado pela receita líquida.

Margem de lucro líquido

A margem de lucro líquida é a porcentagem de lucro líquido que uma empresa tem em relação à sua receita total. Ela é um dos principais indicadores financeiros de lucratividade que sua  empresa deve analisar.

Para que serve a margem de lucro?

Um passo importante para ter controle financeiro na sua empresa e conseguir ter um planejamento é saber como calcular a margem de lucro e acompanhá-la. 

Caso você seja empresário e não faça isso por considerar baixa a sua lucratividade ou por estar no começo do negócio, saiba que esse pensamento está errado.

Dessa maneira, a sua importância principal é de saber a lucratividade da empresa. Por isso é importante a definição dos preços finais adequados ao seu negócio. Isso quer dizer, que eles precisam cobrir os custos e ainda ter um acréscimo, gerando a lucratividade da empresa.

Quais as divisões da margem de lucro?

Agora que você já sabe o que é a margem de lucro e qual sua importância para a lucratividade da empresa, veja como ela é dividida na prática: 

Custo

Custo é o valor pago pelo trabalho necessário durante a produção de bens ou serviços. É importante entender que custo é diferente de preço, custo é quanto a empresa desembolsa de despesa durante a produção. 

Preços de venda

Preço de Venda é a quantia em dinheiro que seus clientes ou clientes da sua empresa pagam para consumir seu produto ou serviço. De forma direta, o valor que você vai vender o que produziu.

Lucro

Lucro é todo ganho ou vantagem financeira obtidos pelo empreendimento, ou seja, ele é o retorno positivo de um investimento, deduzido dos gastos que essa empresa teve durante o processo de produção até a venda.

Qual a margem de lucro ideal?

Margem de lucro ideal de uma empresa é um dos principais dos fatores que garantem o sucesso desse negócio. Por meio dela é possível calcular a porcentagem de lucratividade do mês, por exemplo. Como também é possível descobrir a rentabilidade do negócio a longo prazo. 

Assim, o cálculo da margem de lucro ideal é bem simples, basta apenas você dividir o lucro da empresa pela receita total e então multiplicar por 100. 

Qual a margem de lucro permitida por lei?

Na área comercial é permitida uma margem com variação de 15% a 20%, já na Indústria, a porcentagem ideal é entre 8% a 12%. No caso dos serviços entre 20% a 30%. Por isso tudo bem se mas a margem de lucro da empresa estiver abaixo destes valores, o que importa é que a saúde financeira da empresa esteja boa. 

Como calcular a margem de lucro?

Produto

O cálculo é simples, você deve dividir o lucro bruto pela receita, e multiplicar o resultado da divisão por 100. Quando um produto for vendido a R$ 10 e a produção custar R$ 5, você ganhará R$ 5. Esse valor é o lucro bruto e ele representa uma margem bruta de 50%.

Serviço

Basta calcular o lucro bruto, menos tributação e despesas fixas e variáveis para depois dividir esse valor pelo total da receita. Fórmula: Margem líquida = Lucro líquido após os impostos dividido pela receita total multiplicada por 100. 

Como aumentar o lucro? 

Para aumentar o lucro é importante acompanhar os resultados financeiros da sua empresa de maneira minuciosa. Uma forma estratégica é utilizar um sistema de gestão financeira, como a Celero. 

Esse sistema permite que você centralize os dados financeiros da empresa, acompanhe as entradas e saídas e ainda gera cobranças via boleto bancário. Além disso, permite que você tenha mais tempo para focar em estratégias de crescimento da empresa. 

Pensando nisso, a Celero está com a oportunidade de testar a plataforma por 30 dias grátis. Quem sabe isso não ajude a aumentar os lucros do seu negócio! 

Conclusão

Depois de aprender o que é margem de lucro e qual seu papel para a empresa, já pode colocar em prática as dicas deste artigo na sua rotina financeira. 

Dessa maneira, não esqueça que toda semana você confere conteúdos exclusivos aqui no blog sobre finanças e gestão empresarial. 

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Isabela de Meneses

Analista de Conteúdo na Celero, graduada em Comunicação Social com Bacharelado em Jornalismo pela UFPI, especialista em Gestão de Marketing pela UP e apaixonada por estratégias de conteúdo digital.

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