Finanças para Startups: como funciona e quais são os desafios?

Inovação, escalabilidade, pouca burocracia e baixos custos. Essas são algumas particularidades que identificam as startups. E, quando falamos em gestão financeira, se o processo já é complexo em uma empresa tradicional, as finanças para startup carregam um desafio a mais, pela necessidade de facilitar o cumprimento dessas características. 

Para esclarecer as particularidades das finanças para startup, entender a importância da gestão financeira desse modelo de negócio e conhecer algumas dicas para cuidar do financeiro desse tipo de empresa, acompanhe este artigo. 

O que é gestão financeira de startups?

A gestão de finanças para startup envolve todos os esforços investidos para o acompanhamento da saúde financeira e geração de dados para tomadas de decisões com o objetivo de impulsionar o valor do negócio. 

Na prática, envolve todos os processos necessários para a gestão financeira de uma empresa: controle de fluxo de caixa, criação de relatórios, controle de contas a pagar e a receber, análise de informações, conciliação bancária, entre outros. 

O que diferencia as finanças para startups?

A expectativa de uma startup é crescer de forma acelerada. E, por conta disso, o cenário das finanças para startup pode mudar a qualquer momento – com, por exemplo, o aporte milionário de um investidor. 

Esse foi um exemplo positivo, mas a verdade é que o negócio de startups também é caracterizado pela incerteza e volatilidade, o que pode tornar o gerenciamento das finanças para startup desafiador. 

Qual a importância de cuidar das finanças para startups?

Apesar dos desafios citados anteriormente, a gestão financeira é a base para o crescimento esperado.

É por meio da gestão das finanças para startups que a empresa garantirá o fluxo de caixa atrativo para investidores, sustentando o crescimento de forma acelerada. Isso significa que qualquer erro pode impactar criticamente no desenvolvimento do negócio. 

De acordo com um levantamento da CB Insights, feito com 101 empresas em 2019, o segundo maior motivo pelo qual as startups vão à falência é a falta de dinheiro. 

Além disso, planejamento e pesquisas de mercado também são práticas indispensáveis na rotina de uma startup. E para que seja possível prever os próximos passos da empresa e tomar decisões estratégicas para investimentos ou cortes, por exemplo, é preciso conhecer a realidade por meio de dados e fatos – garantidos por meio da gestão financeira. 

Dessa forma, apesar de muitas vezes parecer burocrático e processual cuidar das finanças para startup, esses processos são cruciais para a manutenção da empresa – assim como em todos os outros modelos de negócio. 

Como funciona o financeiro de uma startup?

É comum que os próprios empreendedores cuidem das finanças de suas startups, principalmente em pequenos e médios negócios. 

Por um lado, essa prática pode otimizar as tarefas do quadro de funcionários e com o auxílio da tecnologia correta, pode até funcionar! Por outro, o acúmulo de funções pode fazer com que o empreendedor deixe alguns pratos caírem – e como já citamos por aqui, qualquer erro pode ser crucial para o crescimento de uma startup. 

Em casos de startups com a estrutura do departamento financeiro definida, ela normalmente funciona na seguinte forma:

  • CFO (Chief Financial Officer): na função de diretoria respondendo diretamente ao CEO e aos investidores.
  • Contabilidade: geralmente responsável pela gestão do fluxo de caixa e criação de relatórios que possam ser usados pelo CFO para tomadas de decisões estratégicas. 
  • Controle fiscal: responsável pelo alinhamento da empresa com as regras tributárias.
  • Controladoria: estabelece diretrizes para o controle de orçamentos e trabalha de forma estratégica no planejamento financeiro de médio e longo prazo. 

Como cuidar de finanças para startups?

Com o bom gerenciamento financeiro, as startups garantem competitividade no mercado, impulsionam as chances de investimento, otimizam custos e conseguem direcionar os esforços para as atividades que geram ainda mais valor para a empresa. 

E para apoiar os empreendedores nessa jornada, preparamos abaixo algumas dicas para cuidar das finanças para startups. Confira:

Separação de conta pessoal e jurídica

Conforme citamos anteriormente, muitas vezes os próprios empreendedores fazem a gestão financeira das startups – e não é incomum confundirem as contas pessoais com as da empresa, o que pode prejudicar a organização financeira, a imagem da empresa e às vezes as contas pessoais do empreendedor também!

Por isso, um dos princípios básicos é destinar cada conta para o seu devido lugar, com o monitoramento e controle de ambas as finanças. 

Definição e mensuração de indicadores financeiros

Os indicadores financeiros são ferramentas importantes para acompanhar a saúde do negócio. Nas startups, a escolha dos melhores indicadores pode fazer toda a diferença para prever orçamentos que direcionem o crescimento de forma rápida e assertiva e comprovar o acompanhamento perante aos investidores. 

Alguns deles são: lucratividade, rentabilidade, fluxo de caixa operacional, retorno sobre investimento, margem líquida, margem bruta, EBITDA, entre outros

Registro das movimentações financeiras

Na mesma linha da última dica, os relatórios são ferramentas essenciais para captação de novos recursos financeiros, já que são os números da gestão financeira que os investidores costumam avaliar ao escolher a melhor alternativa para colocarem seu dinheiro. 

Por isso, procure registar, documentar e padronizar todas as documentações para fácil acesso em um momento oportuno. 

Desenvolver um plano de negócio atrativo

Ter um bom plano de negócio também contribuirá com a atratividade da startup para acionistas. Em relação ao financeiro da empresa, é importante que esse documento contemple o valor necessário para fluxo de caixa, custos iniciais, previsão de despesas, entre outros dados que favoreçam o interesse pelo negócio em questão. 

E aqui vale uma dica extra: revise a abordagem do plano de negócio da sua startup periodicamente. Esse é um tipo de negócio volátil e o mercado pode demandar mudanças a qualquer momento, fazendo com que sua empresa deixe de ser viável para algum acionista. 

Por isso, acompanhe as mudanças de mercado e faça as devidas alterações no plano de negócio sempre que necessário. 

Invista em tecnologia de gestão financeira

Essa dica pode fazer toda a diferença ao automatizar e padronizar processos para que os responsáveis pela gestão financeira de uma startup possam direcionar seus esforços para as decisões estratégicas. 

A Celero, por exemplo, permite a automatização de processos operacionais em um ambiente online, faz a emissão de boletos e notas fiscais em poucos cliques, armazena e organiza relatórios e documentos de forma padronizada e de fácil acesso e ainda garante a segurança de dados que uma empresa precisa para seguir se desenvolvendo no mercado. 

Conclusão

Agora que você já sabe as principais características das finanças para startup, que tal reavaliar a forma como você está gerenciando sua empresa? 
Sabemos que a Celero pode ser um ótimo parceiro nessa jornada, mas para que você também tenha essa certeza, faça o teste grátis e conheça um pouco melhor o que a nossa plataforma pode fazer pela sua startup!

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me