Relatório de fluxo de caixa: o que é, como fazer e o que analisar?

O controle das finanças é tarefa obrigatória para qualquer negócio e, dentre tantos acompanhamentos, precisa envolver o relatório de fluxo de caixa

Ele é fundamental para a sobrevivência da empresa, pois é através dessa ferramenta que se tem uma visão financeira do presente e do futuro do empreendimento. Vem saber mais sobre a importância do fluxo de caixa neste artigo de blog. 

O que é um relatório de fluxo de caixa?

Quem possui um negócio, hora ou outra vai precisar encarar o famoso fluxo de caixa. Esse relatório nada mais é do que um controle de todas as entradas e saídas da empresa em um determinado período, seja diário, mensal ou trimestral.

Justamente por permitir a análise das movimentações financeiras, o relatório de fluxo de caixa possibilita análises estratégicas de médio a longo prazo. Essas são as frequências mais comuns:

Fluxo de caixa diário

O fluxo de caixa diário engloba as entradas e saídas no caixa da empresa diariamente. O apontamento diário é muito indicado, pois contribui para a previsibilidade e controle financeiro. 

Com o controle diário você está sempre por dentro do que acontece com as finanças da empresa, facilitando a tomada de decisão diante de imprevistos.

Fluxo de caixa mensal

O fluxo de caixa mensal apresenta os resultados financeiros da sua empresa nos últimos 30 dias. Ao fim de cada mês, é possível analisar os melhores períodos de vendas e aqueles em que há oportunidade de potencializar. Por isso é tão importante manter o relatório de fluxo de caixa atualizado diariamente.

Como fazer um relatório de um fluxo de caixa?

Com tantas soluções tecnológicas à nossa disposição, é possível que o papel e a caneta fiquem em segundo plano em determinados momentos. A realização do relatório de fluxo de caixa é um desses casos. 

Hoje em dia, é comum que pequenas e médias empresas utilizem planilhas ou softwares de gestão financeira para inserir e controlar todas as informações importantes para o negócio. 

Seja qual for a solução escolhida por você, uma coisa não muda: quanto mais detalhado for o seu relatório de fluxo de caixa, mais informações você conseguirá extrair dele. Naturalmente, conseguirá tomar decisões embasadas em dados, ponto positivo para a sua estratégia.  

Confira o passo a passo para criar um:

  1. Verifique o saldo da empresa: o ponto de partida é saber a quantidade de dinheiro disponível.
  2. Liste e classifique todos os gastos e receitas: é importante elencar todas as entradas e saídas, fixas e variáveis, incluindo as que possuem valores baixos. Se possível, indique também a origem e a categoria de cada uma delas.
  3. Identifique todas as movimentações com datas: caso seja necessário, separe por “previsto” e “realizado”.
  4. Faça a conciliação bancária: isso significa relacionar todas as informações do planejamento interno com o que realmente aconteceu no banco para garantir que as movimentações estão corretas.
  5. Atualize os lançamentos periodicamente: verifique qual é a melhor frequência para a sua empresa. O importante é atualizar o fluxo de caixa sempre que possível para ter certeza das informações.
  6. Faça análises em cima das informações: quais são as origens de receitas mais relevantes ou os gastos que podem ser cortados? Com as informações na mesa, fica mais fácil ter uma visão geral da sua empresa e de tudo o que você pode fazer a partir dos resultados.

O que é possível analisar com um relatório de fluxo de caixa? 

Realizar um relatório de fluxo de caixa detalhado permite que você avalie a estratégia do seu negócio com mais clareza e tome decisões mais assertivas.

Como esse relatório proporciona acompanhamento de tudo o que aconteceu com as finanças da empresa em determinado período, é possível visualizar uma série de fatores importantes:

  • Identificar o momento mais ideal para realizar promoções de vendas. 
  • Avaliar o melhor momento para repor o estoque.
  • Verificar se o dinheiro obtido das vendas consegue cobrir os gastos previstos.
  • Avaliar a capacidade de pagamento antes de assumir novas dívidas.
  • Perceber se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira.
  • Identificar todos os pagamentos que devem ser feitos e, com isso, planejar-se para pagar as contas em dia.
  • Avaliar se os recursos financeiros são suficientes para gerir o negócio em determinado período ou se será preciso solicitar capital de giro.

Exemplo de relatório de fluxo de caixa

Hoje é praticamente inviável preencher o relatório de fluxo de caixa em caderninho, pois há grandes chances de um preenchimento errado, mesmo que pequeno, que pode levar a interpretações equivocadas.

Se você deseja seguir todas as dicas que compartilhamos e deixar o seu relatório bem detalhado, o ideal é contar com as vantagens da tecnologia.

Você pode utilizar uma planilha ou então um software especializado em gestão financeira que já atualize as informações de forma automatizada.

Nós da Celero queremos dar um empurrãozinho para você acompanhar a saúde financeira do seu negócio e olhar com outros olhos para o seu controle contábil. Faça o download da nossa planilha de fluxo de caixa, ideal para pequenas e médias empresas.

Conclusão

Neste artigo você conheceu a importância do relatório do fluxo de caixa e como ele pode ser um aliado do seu negócio. Mesmo sendo uma ferramenta fundamental para controlar as entradas e saídas, vale lembrar que o seu planejamento financeiro não pode depender apenas disso.

Para manter as finanças da sua empresa equilibradas, é preciso acompanhar uma série de indicadores e fazer uma gestão completa.
Você já conhece o software de gestão financeira da Celero? Utilizamos a tecnologia para executar as tarefas do setor financeiro de forma mais ágil e segura para que você foque cada vez mais no crescimento do seu negócio. Converse com a gente e aproveite uma demonstração gratuita.

Celero

A Celero é uma empresa que ajuda pequenos & médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me