Margem líquida: o que é, como calcular e qual é a margem ideal?

Você sabe o que os números falam sobre o seu negócio? Por meio do controle financeiro é possível identificar situações que você talvez nem imaginasse se não cuidasse de perto desses dados.

Neste artigo, vamos falar sobre um dos indicadores mais importantes de um negócio: a margem líquida. 

O que é margem líquida?

A margem líquida é um dos principais indicadores utilizados para analisar a situação financeira da empresa. Muitas vezes, ela é a métrica consultada antes da tomada de decisões e é avaliada até mesmo por investidores.

Mas por que ela é tão importante? Porque é ela quem revela a porcentagem de lucro em relação às receitas, normalmente apresentadas trimestralmente.

Continue a leitura para saber mais sobre a importância desse indicador e como calcular a margem líquida do seu negócio.

O que a margem líquida indica?

O resultado da margem líquida está diretamente relacionado com a estratégia de negócio da empresa, auxiliando gestores e até mesmo investidores na tomada de decisões.

É comum que investidores prefiram empresas com margem líquida superior a 20%, mas essa não é uma regra absoluta, pois a porcentagem ideal pode variar de setor para setor. 

O que de fato não muda são as conclusões que as pessoas buscam tirar por meio da margem líquida, que muitas vezes indicam fatores como:

  • Custo de produção
  • Valor do produto
  • Vantagens competitivas
  • Boa gestão operacional
  • Sinais de alerta no negócio
  • Cenário da concorrência

A margem líquida é um ótimo indicativo para apontar qual a capacidade de um negócio em gerar lucro com base nas suas vendas.

Como é calculada a margem líquida?

Para calcular a margem líquida, é preciso ter em mãos o resultado de outras duas métricas: lucro líquido (LL) e receita líquida (RL) após a dedução de impostos e tributos.

Mas atenção: para que a conta feche, é importante que esses dados sejam referentes ao mesmo período. 

Com isso, agora é só dividir o lucro líquido pela receita líquida e multiplicar por 100 para obter a porcentagem. Confira a fórmula:

Margem Líquida = (LL / RL) x 100

Vamos ao exemplo:

Imagine que a sua empresa teve uma receita líquida de R$100 mil, sendo que o lucro líquido foi de R$20 mil. Qual seria a margem de lucro líquido?

ML = (20.000/100.000) x 100 = 20%

Podemos afirmar que o cálculo é relativamente simples, mas vale lembrar que para controlar a saúde financeira da sua empresa é preciso ficar de olho numa série de outros indicadores contábeis. Nessas horas, contar com um software de gestão financeira pode ser a solução ideal para monitorar todos os números do seu negócio.

Qual a margem líquida ideal de uma empresa?

Como comentamos anteriormente, apesar de muitas empresas e investidores indicarem que uma boa margem líquida é superior a 20%, na prática não é bem assim. O valor ideal varia de acordo com o setor e o tamanho da empresa. Por isso, o ideal é se atentar a outros detalhes, como o crescimento ou o declínio da margem.

Quanto maior a margem líquida, melhor?

Empresas que apresentam crescimento da margem líquida certamente estão no caminho do sucesso e possuem grandes diferenciais em relação às que apresentam queda do indicador. 

Entre esses diferenciais está a maior segurança em casos de crise e mais vantagem competitiva perante a concorrência.

Margem líquida em queda é sinal de alerta?

Dependendo da empresa, a queda da margem líquida pode indicar apenas alguma mudança de estratégia. 

Porém, é importante ficar atento se essa queda for contínua. Nesses casos, há grandes chances de a empresa passar por dificuldades num futuro próximo. O aumento da concorrência também pode ser outro indicativo, portanto, é importante avaliar mais profundamente.

Entendeu por que é tão fundamental acompanhar de perto e com frequência os números da sua área financeira?

Qual a diferença entre margem líquida e bruta?

A margem bruta representa a diferença entre a receita e o custo dos produtos vendidos, dividido pela própria receita. Na maioria dos casos, é calculada como o preço de venda de um produto menos o custo das mercadorias vendidas, e é dividido pelo mesmo preço de venda.

Já a margem líquida é responsável por medir a fração de cada real de vendas que se transformou em lucro líquido para a empresa. É basicamente o valor que sobra para os sócios e investidores, desconsiderando o que foi pago com impostos, encargos trabalhistas, matéria-prima, entre outros.

Resumidamente, a principal diferença é que a margem bruta mostra a lucratividade das vendas e a margem líquida mostra a lucratividade da empresa. 

Como aumentar a lucratividade?

Como já comentamos, a margem líquida ideal para a sua empresa depende muito mais dos objetivos que você definiu para o seu negócio do que simplesmente de um número padrão que se encaixe para qualquer empreendimento.

Mas independentemente de quais são os seus objetivos estratégicos, é sempre bom saber como potencializar a lucratividade.

Controle os custos fixos

Essa dica vale ouro, impacta positivamente em muitos outros indicadores e deve estar sempre no seu radar de empreendedor: enxugue a estrutura de gastos sempre que possível!

Faça um levantamento de todos os custos fixos da sua empresa em todos os setores e identifique as oportunidades de redução ou então de otimização.

Cuide com a margem de lucro dos produtos

Na hora de precificar seu produto ou serviço, a intuição e o valor praticado pela concorrência devem ser deixados de lado.

Conheça a fundo o seu negócio para conseguir precificar da forma correta e coerente. Com isso, será possível identificar exatamente o valor que retorna em forma de lucro.

Conclusão

Agora que você já percebeu que a margem líquida é importante não apenas para conhecer a saúde financeira da sua empresa, mas também como uma aliada do crescimento do seu negócio, é hora de revisar suas estratégias.

Que tal contar com a Celero para te ajudar a impulsionar a rentabilidade da sua empresa? Nosso software de gestão financeira reúne em um único sistema todos os dados da sua área de Finanças, permitindo que você tenha um panorama geral de todos os números. Vem conversar com a gente!

Celero

A Celero é uma empresa que ajuda pequenos & médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Follow Me