Margem líquida: o que é, como calcular e qual é a margem ideal?

Você sabe o que os números falam sobre o seu negócio? Por meio do controle financeiro é possível identificar situações que você talvez nem imaginasse se não cuidasse de perto desses dados.

Neste artigo, vamos falar sobre um dos indicadores mais importantes de um negócio: a margem líquida. 

O que é margem líquida?

A margem líquida é um dos principais indicadores utilizados para analisar a situação financeira da empresa. Muitas vezes, ela é a métrica consultada antes da tomada de decisões e é avaliada até mesmo por investidores.

Mas por que ela é tão importante? Porque é ela quem revela a porcentagem de lucro em relação às receitas, normalmente apresentadas trimestralmente.

Continue a leitura para saber mais sobre a importância desse indicador e como calcular a margem líquida do seu negócio.

O que a margem líquida indica?

O resultado da margem líquida está diretamente relacionado com a estratégia de negócio da empresa, auxiliando gestores e até mesmo investidores na tomada de decisões.

É comum que investidores prefiram empresas com margem líquida superior a 20%, mas essa não é uma regra absoluta, pois a porcentagem ideal pode variar de setor para setor. 

O que de fato não muda são as conclusões que as pessoas buscam tirar por meio da margem líquida, que muitas vezes indicam fatores como:

  • Custo de produção
  • Valor do produto
  • Vantagens competitivas
  • Boa gestão operacional
  • Sinais de alerta no negócio
  • Cenário da concorrência

A margem líquida é um ótimo indicativo para apontar qual a capacidade de um negócio em gerar lucro com base nas suas vendas.

Como é calculada a margem líquida?

Para calcular a margem líquida, é preciso ter em mãos o resultado de outras duas métricas: lucro líquido (LL) e receita líquida (RL) após a dedução de impostos e tributos.

Mas atenção: para que a conta feche, é importante que esses dados sejam referentes ao mesmo período. 

Com isso, agora é só dividir o lucro líquido pela receita líquida e multiplicar por 100 para obter a porcentagem. Confira a fórmula:

Margem Líquida = (LL / RL) x 100

Vamos ao exemplo:

Imagine que a sua empresa teve uma receita líquida de R$100 mil, sendo que o lucro líquido foi de R$20 mil. Qual seria a margem de lucro líquido?

ML = (20.000/100.000) x 100 = 20%

Podemos afirmar que o cálculo é relativamente simples, mas vale lembrar que para controlar a saúde financeira da sua empresa é preciso ficar de olho numa série de outros indicadores contábeis. Nessas horas, contar com um software de gestão financeira pode ser a solução ideal para monitorar todos os números do seu negócio.

Qual a margem líquida ideal de uma empresa?

Como comentamos anteriormente, apesar de muitas empresas e investidores indicarem que uma boa margem líquida é superior a 20%, na prática não é bem assim. O valor ideal varia de acordo com o setor e o tamanho da empresa. Por isso, o ideal é se atentar a outros detalhes, como o crescimento ou o declínio da margem.

Quanto maior a margem líquida, melhor?

Empresas que apresentam crescimento da margem líquida certamente estão no caminho do sucesso e possuem grandes diferenciais em relação às que apresentam queda do indicador. 

Entre esses diferenciais está a maior segurança em casos de crise e mais vantagem competitiva perante a concorrência.

Margem líquida em queda é sinal de alerta?

Dependendo da empresa, a queda da margem líquida pode indicar apenas alguma mudança de estratégia. 

Porém, é importante ficar atento se essa queda for contínua. Nesses casos, há grandes chances de a empresa passar por dificuldades num futuro próximo. O aumento da concorrência também pode ser outro indicativo, portanto, é importante avaliar mais profundamente.

Entendeu por que é tão fundamental acompanhar de perto e com frequência os números da sua área financeira?

Qual a diferença entre margem líquida e bruta?

A margem bruta representa a diferença entre a receita e o custo dos produtos vendidos, dividido pela própria receita. Na maioria dos casos, é calculada como o preço de venda de um produto menos o custo das mercadorias vendidas, e é dividido pelo mesmo preço de venda.

Já a margem líquida é responsável por medir a fração de cada real de vendas que se transformou em lucro líquido para a empresa. É basicamente o valor que sobra para os sócios e investidores, desconsiderando o que foi pago com impostos, encargos trabalhistas, matéria-prima, entre outros.

Resumidamente, a principal diferença é que a margem bruta mostra a lucratividade das vendas e a margem líquida mostra a lucratividade da empresa. 

Como aumentar a lucratividade?

Como já comentamos, a margem líquida ideal para a sua empresa depende muito mais dos objetivos que você definiu para o seu negócio do que simplesmente de um número padrão que se encaixe para qualquer empreendimento.

Mas independentemente de quais são os seus objetivos estratégicos, é sempre bom saber como potencializar a lucratividade.

Controle os custos fixos

Essa dica vale ouro, impacta positivamente em muitos outros indicadores e deve estar sempre no seu radar de empreendedor: enxugue a estrutura de gastos sempre que possível!

Faça um levantamento de todos os custos fixos da sua empresa em todos os setores e identifique as oportunidades de redução ou então de otimização.

Cuide com a margem de lucro dos produtos

Na hora de precificar seu produto ou serviço, a intuição e o valor praticado pela concorrência devem ser deixados de lado.

Conheça a fundo o seu negócio para conseguir precificar da forma correta e coerente. Com isso, será possível identificar exatamente o valor que retorna em forma de lucro.

Conclusão

Agora que você já percebeu que a margem líquida é importante não apenas para conhecer a saúde financeira da sua empresa, mas também como uma aliada do crescimento do seu negócio, é hora de revisar suas estratégias.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me