Gestão de comércio: o que é, objetivos e como ter sucesso?

Se você acompanha o blog da Celero sabe o quanto defendemos a importância de um bom gerenciamento, seja ela na área financeira, de tecnologia ou qualquer setor de uma empresa. Com a gestão de comércio não é diferente! 

Por isso, preparamos este artigo para que você possa compreender o que faz um gestor comercial, quais são os objetivos dessa função e algumas dicas práticas para ter sucesso nessa área. Vamos lá?

O que é Gestão Comercial?

Esse termo envolve todos os esforços de gerenciamento dos recursos comerciais de uma empresa, mas engana-se quem acha que estamos falando apenas de compras e vendas de produtos e serviços. 

A Gestão Comercial também está relacionada ao planejamento comercial, estudos de mercado (viabilidade econômica, tributária e financeira), criação e monitoramento de indicadores, atendimento aos clientes, logística, definição da estratégia de preços, gerenciamento de pessoas, elaboração de relatórios de vendas e resultados, entre outras atividades de acordo com as demandas da empresa. 

Quais os objetivos da gestão comercial?

A gestão de comércio de uma empresa tem como objetivo garantir não apenas a manutenção do negócio, mas oportunidades de crescimento

Para isso, normalmente são implementadas ações com as finalidades de aumentar a produtividade da companhia, evoluir em relação à qualidade dos produtos e serviços e tornar a empresa cada vez mais competitiva no mercado em que atua. 

O que faz um Gestor Comercial?

Conforme citamos anteriormente, a gestão de comércio pode ir muito além do que costumamos imaginar. Dessa forma, dependendo da área ou empresa em que atua, um Gestor Comercial pode ser responsável por:

  • Gestão de pessoas e processos relacionados aos produtos e serviços da empresa. 
  • Planejamento estratégico comercial e financeiro. 
  • Definição de preço, margem de lucro e mercado de atuação por meio de estudos de viabilidade financeira, econômica e tributária
  • Elaborar relatórios de vendas alinhados às metas e objetivos da empresa. 
  • Definir KPIs e mensurar os resultados da área e da empresa. 
  • Atendimento a clientes internos e externos. 
  • Alinhamento e negociação com fornecedores. 
  • Atuação na distribuição e logística de produtos e serviços. 
  • Abrir uma empresa e atuar de forma empreendedora no seu próprio negócio.
  • Ou ainda pode trabalhar de forma autônoma com consultoria especializada.

Quanto ganha quem faz gestão comercial?

Assim como tantas outras funções no mercado, os valores salariais de gestores comerciais variam de acordo com o setor da empresa, tamanho, localidade, entre outras particularidades. No entanto, segundo o Guia de Profissões e Salários 2022, da Catho, a média salarial de um Gerente Comercial no Brasil chega muito perto dos R$ 5 mil. 

O que estuda um Gestor Comercial?

Apesar de essa função existir há muito tempo no mercado, ao identificar a necessidade de especialização como gestão de comércio, muitas instituições de ensino passaram a oferecer cursos para desenvolvimento na área. 

Neles, grande parte das disciplinas abordadas envolvem empreendedorismo, inovação, marketing, finanças e gestão – de pessoas e de negócios. Entre as matérias estudadas, podemos listar:

  • Gestão Estratégica, de Marketing, Vendas, Custos e Preços, Serviços e Varejo e Relacionamento com Clientes e Fornecedores
  • Análise de Mercado e Concorrência
  • Marketing, Logística e Distribuição
  • Comércio Eletrônico
  • Comportamento Organizacional e do Consumidor
  • Custo e Formação de Preços
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Direito Empresarial
  • Fundamentos da Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Comercial
  • Inovação em Gestão Comercial 
  • Matemática, Matemática Financeira, Matemática Aplicada a Negócios
  • Pesquisa de Mercado, Planejamento de Vendas e de Negócios
  • Técnicas de Negociação e Vendas
  • Tecnologias de Gestão
  • Entre outras disciplinas, dependendo do curso e da instituição

Quais os conhecimentos do Gestor Comercial?

Como já foi possível perceber, profissionais relacionados à gestão de comércio atuam em processos e atividades decisivas para o funcionamento e desenvolvimento de uma empresa. Por esse motivo, é importante que essas pessoas tenham conhecimentos e habilidades técnicas, além de soft skills necessários para a gestão, como:

  • Conhecimento técnico sobre os processos, produtos e serviços da empresa. 
  • Liderança de pessoas e processos. 
  • Compromisso com a organização. 
  • Visão estratégica de vendas e marketing.
  • Habilidade de negociação e comunicação. 
  • Flexibilidade às mudanças. 
  • Excelência em planejamento e análise de métricas e dados. 
  • Afinidade com números. 
  • Uso de tecnologia. 
  • Entre outras. 

Como ter sucesso na gestão de um comércio?

Agora que você conhece um pouco mais sobre a magnitude da gestão de comércio, que tal darmos um passo a mais para a prática? Se você se interessou por essa área, conheça algumas dicas sobre como ter sucesso na carreira:

Tenha um planejamento bem definido

Já dizia Lewis Carroll, “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Um bom planejamento, com objetivos, métricas e caminhos definidos, é crucial no dia a dia da gestão de comércio. É por meio dele que serão tomadas decisões rápidas e assertivas. Para isso, é fundamental que você, enquanto Gestor Comercial: 

  • Analise o mercado.
  • Tenha um plano de marketing.
  • Crie um plano operacional. 
  • Invista em um plano financeiro.
  • Crie uma estratégia de gestão de comércio.

Seja um bom líder

A liderança é uma das soft skills mais importantes da atualidade. Já foi o tempo em que chefe era sinônimo de líder. Hoje, as organizações que apostam no desenvolvimento e instrumentalização da liderança – para orientar e mobilizar seus times – apresentam resultados muito superiores. Para isso, é importante:

  • Promover o diálogo.
  • Facilitar as condições de trabalho.
  • Oferecer treinamentos e direcionamentos. 

Invista em tecnologia

Como você pode perceber neste artigo, a função da gestão de comércio é complexa e exige muitas habilidades para garantir o sucesso do profissional e da empresa. No entanto, a boa notícia é que o Gestor Comercial não precisa atuar manualmente em todas as atividades, porque existem várias tecnologias aplicadas à gestão financeira e de comércio que podem contribuir com a automatização de processos da área. Por isso: 

Conclusão

Se você chegou até aqui interessado em investir na carreira de gestão de comércio, temos mais uma boa dica: conheça a Celero. Nossa plataforma de automatização de gestão financeira usa a tecnologia para acelerar os processos financeiros da sua empresa para que você possa investir tempo e inteligência em atividades e decisões estratégicas. 
Faça um teste grátis e saiba como a Celero pode te ajudar nessa jornada!

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

2 Comments

  1. Dalvo Luis dos Santos Nunes

    estou me formando no final deste ano em gestão comercial e queria umas dicas de como abrí minha própria empresa.

    1. Bruna Ribeiro

      Olá Dalvo, parabéns pela formatura e pela iniciativa, recomendamos você a seguir nossos conteúdos no linkedin e instagram, só nos procurar por lá! 😉

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