O que é, como calcular margem de contribuição e melhorar a sua?

Saber como calcular a margem de contribuição é fundamental para qualquer empresário que está preocupado com o crescimento da sua empresa. Essa informação é estratégica para manter a saúde financeira de qualquer empreendimento. 

O que é Margem de Contribuição?

A margem de contribuição é o que sobra do que se ganha com a venda de um produto ou serviço, depois de deduzidos os devidos impostos, comissões e custos variáveis. De maneira resumida, é onde está o lucro, por isso, conhecer esse dado é tão importante.

Qual a diferença entre margem de contribuição e margem de lucro?

Quando falamos em margem de lucro de uma empresa, estamos falando da margem que representa a porcentagem que é atribuída aos custos totais, de um serviço prestado ou produto, para formar o preço final que ele vai ser comercializado para definir a porcentagem que a empresa vai lucrar em cima daquela venda específica. 

Por que é importante calcular a margem de contribuição?

Entender os motivos que tornam a margem de contribuição tão importante para um negócio é primordial. A seguir você confere os principais motivos: 

Importante indicador financeiro

Calcular a margem de contribuição é importante pois permite que a empresa possa avaliar sua sustentabilidade e capacidade de geração de lucros ou projeto. Como também é por meio dela que é possível calcular o ponto de equilíbrio, assim como projetar o lucro desejado pelo empreendimento. 

Avaliar o impacto na estratégia do negócio

O cálculo da margem de contribuição é essencial para ter um indicador empresarial que demonstre se as receitas são suficientes para pagar as despesas, custos e ainda gerar lucratividade.

Ajuda a estipular o preço de venda

Ela também permite que o empresário compreenda como a empresa está evoluindo na busca pela redução de custos e despesas, como também no aumento da lucratividade. Informação essencial para definir o preço de um produto ou serviço de maneira lucrativa. 

Como definir a margem de contribuição ideal?

Para empresas do comércio, o ideal é estar entre 15% a 20%, já na Indústria  é estar entre 8% a 12% e nos Serviços entre 20% a 30%. Às vezes a saúde financeira da empresa está legal, mas a margem de lucro está abaixo destes valores, e está tudo bem.

Como calcular a margem de contribuição?

Como calcular margem de contribuição unitária?

O valor corresponde ao quanto cada produto ou serviço contribui para o pagamento de todos os gastos fixos da empresa. Esta é a fórmula: MC unit = PV – (CV + DV).

Como calcular a margem de contribuição total?

Para encontrar a Margem de Contribuição, é preciso realizar a seguinte conta: Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).

Como melhorar a margem de contribuição?

Para aumentar a margem de contribuição da empresa, o ideal é se concentrar em novos produtos ou serviços que ofereçam baixos custos variáveis e um alto potencial de receita. Essa abordagem pode ser arriscada, já que não é capaz de garantir que os clientes vão comprar o suficiente do novo produto ou serviço.

Fazendo uso de tecnologia

Utilizar uma ferramenta de gestão financeira empresarial para acompanhar a sua margem de contribuição é fundamental para saber como utilizar as finanças da empresa de maneira estratégica para garantir saúde financeira.

A Celero é uma das referências no mercado em tecnologia para gestão e automação financeira e apresenta dados e informações que ajudam a alcançar a margem de contribuição ideal do seu negócio.

Qual a relação do Ponto de Equilíbrio Operacional e Margem de Contribuição?

A margem de contribuição é necessária para calcular o ponto de equilíbrio da empresa. Ela vai indicar se a receita total da empresa é suficiente para cobrir as despesas e, ainda assim, conseguir gerar lucros. Por isso, para calcular a margem de contribuição, é necessário diminuir seu valor da quantia da receita dos custos variáveis do empreendimento.

Conclusão

Agora que você já sabe como calcular a margem de contribuição da sua empresa, já pode colocar as dicas deste artigo em prática no seu negócio.

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Gostou do artigo? Tem outras dúvidas sobre finanças empresariais, deixe aqui nos comentários.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

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