O que é ponto de equilíbrio, como calcular e qual é a fórmula?

Uma das informações que mais podem ajudar um empresário estrategicamente é conhecer o ponto de equilíbrio da própria empresa. Por isso é importante saber como calculá-lo e qual a fórmula correta para isso. Pensando em ajudar as empresas, no artigo de hoje, você confere tudo isso. 

O que é ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio é o momento em que o lucro da empresa é zero. Ou seja, todas as entradas de capital são suficientes para cobrir as saídas, sejam impostos, custos ou despesas. É o famoso “zero a zero”.

Qual é a importância do ponto de equilíbrio?

Descobrir o ponto de equilíbrio é muito importante e vai te ajudar de diferentes maneiras, mas principalmente, a correr menos riscos nas decisões que tomar estrategicamente. Sem falar, que esse cálculo garante que você faça uma gestão financeira de qualidade, visando objetivos alcançáveis e possíveis para a realidade do seu negócio. 

Melhor projeção de vendas

O ponto de equilíbrio vai permitir que a empresa saiba, por exemplo, quanto você deve vender no mês para não ter prejuízos. Assim, é possível mudar de estratégia, criar promoções ou focar em novos métodos de vendas para alcançar o objetivo desejado. 

Entender o ticket médio

O ticket médio representa o valor médio gasto pela empresa nos pedidos. Nesse caso, o ponto de equilíbrio consegue apontar se a empresa está gastando mais que deveria para prestar um serviço ou oferecer um produto ao público, podendo buscar alternativas para gastar menos com isso e lucrar mais. 

Quais os tipos de ponto de equilíbrio?

Ponto de equilíbrio contábil

Ponto de equilíbrio contábil é o valor resultante do cálculo que permite a descoberta de quanto de receita uma empresa precisa gerar para quitar todas as suas despesas. Isso permite que seja possível saber  o momento em que a companhia começará a gerar lucro.

Ponto de equilíbrio financeiro

Nesse tipo, não são consideradas as perdas com amortização, exaustão e depreciação, que mesmo reduzindo o lucro, não ficam explícitas na saída de caixa. Isso porque algumas empresas incluem esses itens como custos gerados pelo empreendimento.

Ponto de equilíbrio econômico 

O ponto de equilíbrio econômico é aquele momento que as receitas financeiras da empresa são iguais aos custos e despesas gerados.

Como encontrar o ponto de equilíbrio?

Para que uma empresa consiga atingir o chamado ponto de equilíbrio operacional é imprescindível avaliar se as necessidades da empresa são compatíveis com a capacidade de gerar receita. 

Dessa forma, o Ponto de Equilíbrio vai permitir que sejam tomadas ações corretivas em tempo real a partir de uma análise clara e fiel dos dados financeiros da empresa.

Como calcular o ponto de equilíbrio?

Para conseguir chegar a este cálculo é preciso, antes de mais nada, conhecer a fundo as saídas financeiras que a empresa pode ter, podem ser elas:

  • qual o percentual de impostos que incide sobre os produtos?
  • quais os custos (de produção, prestação de serviço ou de revenda)?
  • e quais as despesas da empresa (administrativas, comerciais ou financeiras)?

Depois disso, é possível partir para o cálculo.

Qual a fórmula do ponto de equilíbrio?

  • Ponto de equilíbrio contábil: (Custos fixos + despesas fixas) / margem de contribuição unitária.
  • Ponto de equilíbrio financeiro: (Custos fixos e despesas fixos) – (depreciação, amortização e exaustão) / margem de contribuição unitária.
  • Ponto de equilíbrio econômico: custos e despesas fixas + custo de oportunidade/margem de contribuição

Obs: O custo de oportunidade é o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida, ou seja, representa o valor que atribuímos à melhor alternativa.

Conclusão

Agora que você já entendeu a importância de conhecer o Ponto de Equilíbrio da sua empresa, é importante saber que existem ferramentas disponíveis no mercado que facilitam o acompanhamento dessa informação e de outros dados financeiros importantes para o crescimento e saúde financeira do seu negócio. 

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me