Se você é um empreendedor, certamente já ouviu falar em administração financeira. Muitas pessoas acreditam que ela é basicamente um sinônimo de controle do fluxo de caixa, e se você é do time que concorda com essa afirmação, temos um convite para te fazer: leia esse texto até o fim e vem saber mais sobre a importância dessa ferramenta para o seu negócio.
O que é administração financeira?
A administração financeira é muito mais ampla do que parece. Ela pode ser considerada um conjunto de práticas com um objetivo principal: o de fazer uma boa gestão dos recursos de uma empresa. É ela que irá determinar se o seu negócio tem ou não uma vida financeira saudável.
O que faz a administração financeira?
O objetivo da administração financeira é, resumidamente, utilizar as finanças da empresa da melhor maneira possível para potencializar a sua rentabilidade.Para que isso aconteça com sucesso, existe uma série de processos para controlar os recursos, planejar as finanças e analisar os resultados.
Por isso, mesmo que você tenha um empreendimento de pequeno ou médio porte, é fundamental ter uma área ou uma pessoa responsável para cuidar de todo esse processo.
Quais os impactos da boa e da má administração financeira?
Quando analisada de perto e tratada como gestão estratégica, a administração financeira contribui para potencializar os lucros da sua empresa e permite que os gestores ou sócios tomem decisões com base em números concretos. Além disso, ela possibilita:
- Antecipação de problemas futuros.
- Acesso a investimentos mais interessantes e rentáveis.
- Melhor planejamento tributário.
- Redução de desperdícios, como multas.
- Mais recursos para aplicar no negócio.
Por outro lado, a má administração financeira vai na contramão de qualquer previsão de crescimento. Quando o empreendedor não dá a devida atenção a esse gerenciamento, pode ter sérios prejuízos e ainda colocar em risco a vida da empresa. Esses são alguns dos possíveis impactos:
- Descumprimento de prazos.
- Aumento das despesas, principalmente com desperdícios.
- Retrabalho.
- Indisponibilidade de dados.
- Comprometimento do desenvolvimento da organização.
Conceitos importantes da administração financeira
Se a administração financeira ainda é um assunto pouco familiar para você, que tal conhecer um pouco mais desse universo? Confira alguns conceitos que são bem presentes nesse processo e que precisam fazer parte da rotina do seu negócio:
Controle de estoque
O controle de estoque possibilita um melhor controle do fluxo de caixa, otimizando a programação de compras e vendas. Apesar desse gerenciamento ser um dos principais desafios dos empreendedores, especialmente para quem está começando, ele precisa fazer parte da sua administração financeira para garantir um equilíbrio: estoque sem excesso e sem escassez.
Conciliação bancária
A conciliação bancária é a relação entre o que tem no seu banco e o que há em seu controle financeiro, permitindo entender se tudo o que foi planejado está efetivamente acontecendo ou se existe alguma inconsistência de informações. Ao realizar a conciliação bancária é possível perceber se o saldo bancário, os lançamentos e as datas de movimentações estão exatamente iguais ao controle.
Definição de custos e preços
Entende-se por custo todo e qualquer gasto ou saída de caixa que uma empresa tem, e que esteja diretamente relacionado à produção dos produtos ou serviços. Já o preço é definido por meio da soma de três variáveis: preço = custos + despesas + lucro.
Controle sobre o lucro
Controlar o lucro do seu negócio tem muita relação com a administração financeira. Afinal, quando o lucro desejado não é alcançado, é preciso reajustar o caminho e rever questões como investimentos, despesas e portfólio. E quando o lucro desejado é alcançado, também é necessário administrar o cenário para seguir expandindo esses resultados.
Destinação do lucro líquido
O lucro líquido é o rendimento que uma empresa possui, definido por meio da diferença entre a receita total e o custo total. Esse lucro líquido é o ganho da empresa depois da realização de todos os descontos obrigatórios. Na administração financeira, é importante determinar quanto dele será retido e quais serão os seus fins.
Dicas de uma boa administração financeira
Agora que você já aprendeu alguns conceitos da administração financeira, chegou a hora de saber como utilizá-la a favor da sua empresa:
Projeção de receitas e despesas
O primeiro passo é realizar o controle do fluxo de caixa, ou seja, as transações de entradas e saídas. Isso te ajudará a ter mais clareza em relação aos seus gastos e, assim, identificar de onde vem o seu dinheiro e para onde ele vai.
Para facilitar esse controle, você pode utilizar desde planilhas de Excel até softwares de gestão financeira.
Planejar diferentes cenários econômicos
Um bom empreendedor é aquele que está preparado contra imprevistos. Isso significa mapear diferentes cenários (otimista, realista e pessimista) e planejar ações para cada um deles. Isso te ajuda a não ser pego de surpresa e saber atuar com a agilidade necessária.
Estabelecimento de metas e objetivos
Aonde você quer chegar com a sua empresa? E o que é preciso fazer para atingir o que você almeja? Para te ajudar nessa jornada, defina algumas questões, como:
- Objetivos do negócio em um período pré-estabelecido.
- Ações que precisam ser realizadas.
- Pessoas responsáveis por determinadas atividades.
- Período aceitável para que os primeiros resultados apareçam.
Mensuração de resultados
De nada adianta planejar e executar se não for para mensurar. Acompanhe os resultados do seu negócio durante toda a jornada de administração financeira. Isso faz toda a diferença para conhecer a saúde financeira da sua empresa e tomar as decisões mais assertivas quando for preciso.
Gerenciar crises
É claro que ninguém quer crises perto do negócio, mas caso isso aconteça, ter uma boa administração financeira fará toda a diferença para reduzir gastos, negociar com fornecedores, reavaliar o planejamento e adaptar o que for preciso.
Confira alguns livros de administração financeira!
Se você quer se aprofundar no assunto, separamos algumas dicas de livros que podem te ajudar a aprimorar o conhecimento em gestão financeira. Se liga nas dicas:
- Pai rico, pai pobre — Robert T. Kiyosaki: apesar de não ser um livro exclusivamente focado em gestão financeira, esse best-seller mostra como a inteligência financeira é um diferencial importante para qualquer um.
- Princípios da administração financeira — Lawrence J. Gitman: já esta obra possui uma linha mais didática, com explicações mais detalhadas sobre os principais conceitos da administração financeira.
- Saia da crise — W. Edwards Deming: o autor defende a importância do planejamento para uma gestão financeira eficiente. Sua visão diferenciada para a época o tornou o grande protagonista da revolução manufatureira ocorrida no Japão dos anos 1960.
O que é, o que faz e qual o papel de um administrador financeiro?
Se você deseja ter uma boa administração financeira do seu negócio, o administrador financeiro é o profissional que precisará estar ao seu lado.
Com base em relatórios, é ele quem dará o “diagnóstico” da saúde financeira da sua empresa. Isso porque ele possui todo conhecimento necessário para dar suporte em atividades como:
- Planejamento financeiro.
- Organização e recolhimento de tributos.
- Gestão de contas empresariais.
- Coordenação dos investimentos.
- Avaliação de relatórios e indicadores e muito mais.
Agora que você já entendeu que a administração financeira é um dos pilares mais estratégicos de uma empresa que almeja crescimento, analise a sua realidade e comece, mesmo que aos poucos, a inserir essas práticas no seu dia a dia.
O resumo será muito útil para mi , porque pretendo fazer o curso de administração financeira.
Parabéns Teresa, boa sorte no curso e conte a Celero!
Gostaria de aprender mas convosco sobre a administração financeira
Recomendamos você a seguir nossos conteúdos no linkedin e instagram, só nos procurar por lá! 😉