Open Finance é seguro, quais riscos, benefícios e quem participa?

Em uma era em que dados valem ouro, qualquer cuidado é bem-vindo. Por isso, antes de decidir para quais instituições você aceita compartilhar seus dados é preciso ter a certeza de que o Open Finance é seguro. 

E para te ajudar com essas informações, preparamos este artigo de blog. É só seguir a leitura com a gente!

O que é Open Finance?

Também conhecido como a última fase do Open Banking, o Open Finance consiste em um sistema financeiro em que os usuários podem aceitar compartilhar seus dados para que as instituições envolvidas possam melhorar sua experiência, promovendo produtos e serviços cada vez mais adequados ao seu perfil. 

O Open Finance é seguro?

A resposta é sim! O Open Finance é seguro. É você quem controla quais dados quer compartilhar, quem tem acesso a eles e por quanto tempo – as instituições são obrigadas a renovar as autorizações de forma periódica. 

Além disso, as medidas de segurança necessárias para que você acesse o aplicativo de uma instituição financeira ou serviço de internet banking também são aplicadas no Open Finance, como a confirmação de identidade por meio da autenticação. 

O Banco Central, responsável pelo funcionamento do Open Finance, também tem a governança de uma série de procedimentos de segurança para as instituições participantes. Entre elas, o alinhamento com a LGPD, que regulamenta qualquer tipo de atividade – desde a coleta até a eliminação – de dados pessoais.  

Quais são os riscos do Open Finance?

Os principais pontos de atenção em relação ao Open Finance envolvem o vazamento de dados por meio de golpes cibernéticos, como o uso das informações para compras em e-commerce ou outros tipos de roubo. 

A verdade é que nenhum sistema é completamente seguro, mas as instituições financeiras têm investido fortemente em mecanismos de segurança para estarem alinhadas às regulamentações do Banco Central. 

Quais são os benefícios do Open Finance?

O Open Finance promete a criação de um ambiente ainda mais competitivo entre as instituições financeiras, já que essas empresas têm acesso às informações dos clientes e conseguem oferecer as melhores condições e experiências em produtos e serviços para os usuários. 

Os clientes, por sua vez, têm a oportunidade de iniciar uma jornada de relacionamento com uma instituição financeira personalizada, já que consegue aproveitar seu histórico para diferentes empresas, com a possibilidade de garantir ainda mais benefícios. 

Outra vantagem importante é a gratuidade, já que o compartilhamento de informações não tem custo para o cliente final. 

Essas vantagens também contemplam como clientes as pessoas jurídicas – ou seja, se você tem uma empresa, os dados do negócio também podem ser compartilhados de acordo com a decisão dos responsáveis, para que essa organização tenha a liberdade, autonomia e segurança proposta pelo sistema para pessoas físicas. 

Quais instituições participam do Open Finance?

Para responder a essa pergunta é importante considerar que o Open Finance é uma das etapas finais da implementação do Open Banking. Isso significa que há uma diferença entre as instituições convocadas para participação em cada fase dessa novidade no mercado financeiro. 

Os grandes bancos, por exemplo, fazem parte do Open Banking e, por consequência, do Open Finance. Quando as empresas passam pelo cadastramento de dados complementares, a opção de participar ou não do Open Finance é voluntária, por mais que a grande maioria das instituições decida participar por conta dos benefícios gerados para todas as partes. 

Entre as instituições que estão autorizadas a participar do Open Finance, temos, além dos grandes bancos: corretoras de valores e seguros, plataformas de investimento e fundos de pensão e previdência.  

Serei obrigado a participar do Open Finance?

Não, a escolha em compartilhar seus dados é completamente voluntária. Assim como as definições sobre finalidade, tempo pelo qual você autoriza o compartilhamento de informações pessoais ou jurídicas e as instituições que terão acesso aos seus dados. 

Assim como preveem as normas de segurança que regulamentam o Open Finance, no momento em que desejar parar de compartilhar seus dados, as instituições devem eliminar essas informações da forma correta e segura. 

Vale dizer que existem duas formas para que o cliente se cadastre no Open Finance: a primeira é de forma passiva, quando é procurado pela instituição financeira e autoriza o compartilhamento dos dados cadastrais. E a segunda é quando o cliente procura o banco ou instituição para solicitar esse serviço. O processo de autorização e consentimento de compartilhamento de informações é o mesmo para ambas. 

Conclusão

Como foi possível perceber neste artigo, o Open Finance é seguro! E além disso, traz uma série de benefícios interessantes, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.

A escolha das melhores soluções das instituições financeiras podem fazer toda a diferença para a gestão financeira do seu negócio. Por isso, caso entenda que esse sistema faz sentido para a sua empresa, nossa dica é aproveitar todas as vantagens que o Open Finance pode proporcionar!

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me