Quando se pensa em como criar uma empresa digital, você precisa ter em mente os meios que devem ser usados para alcançar o sucesso do seu negócio. O marketing é fundamental para que um empreendimento seja bem sucedido, pois é através dele que uma empresa ganha visibilidade no mercado, se destaca em um ambiente com muita concorrência e atrai cada vez mais consumidores.
Atualmente estamos vivenciando uma época de grandes mudanças no mercado. Com o surgimento da pandemia do coronavírus, as empresas se viram obrigadas a modificar o seu relacionamento com os clientes e a forma como oferecem e vendem seus produtos. Os consumidores também precisaram se adaptar à uma nova realidade de transformação digital, para conseguirem realizar suas tarefas diárias e suprir suas necessidades.
Essa transformação acelerada levou os empresários do mundo todo a repensarem em como realizam o marketing digital para as suas empresas, se adaptando às tendências atuais. Uma evolução nas estratégias de marketing digital se mostrou muito importante para manter as grandes empresas no topo do mercado e venderem mais. Para as pequenas empresas, essas estratégias são ainda mais importantes na busca do sucesso e crescimento constante do negócio.
Ainda vemos muitas empresas que continuam gastando rios de dinheiro com estratégias de marketing ultrapassadas e sem eficácia para alcançar o seu público. Além do desperdício de dinheiro, vemos como resultado a estagnação do crescimento da empresa e por vezes, a sua falência total. Sendo assim, listei abaixo algumas tendências atuais do ano de 2021 para auxiliar você a planejar os melhores meios de realizar o marketing para a sua empresa digital. Vamos conferir?
1. Usando as redes sociais
O primeiro ponto super importante que você não pode ignorar é o uso das redes sociais para o marketing da sua empresa digital. Ter a sua marca presente em uma ou mais rede social é um item obrigatório para que seu negócio conquiste o público e tenha sucesso.
As redes sociais são ambientes muitos favoráveis para dar mais visibilidade para sua marca. Redes sociais como o Facebook, Instagram, Tik Tok, Pinterest e Twitter, são capazes de reunir milhões de usuários com diferentes perfis, em grupos de interesses em comum. Além disso, você tem a liberdade de divulgar sua marca através de várias estratégias conjuntas, para alcançar mais compartilhamentos, likes e visualizações.
As redes sociais podem ser utilizadas tanto para divulgar sua empresa digital através do componente visual, quanto para vender seus produtos. Além disso, muitos consumidores recorrem a esses meios para conhecer mais sobre a experiência de outras pessoas com a compra do produto, ou seja, avaliam a satisfação com o produto ou serviço antes de tomarem a decisão de adquirir para si.
Por isso, devido a tantas vantagens e utilidades, não tenha medo de investir no serviço de uma empresa de publicidade digital para ajudar a alavancar as redes sociais da sua empresa. Você também poderá lançar mão de plataformas de CRM para gerenciamento de clientes, para conhecer melhor o seu público-alvo e definir estratégias específicas para alcançá-lo.
2. Apostando na interatividade
Se você deseja ter uma empresa digital bem sucedida, precisa se arriscar a sair da “caixinha da comodidade” e colocar em prática a criatividade. Com o objetivo de melhorar o tráfego de clientes no seu site ou rede social, a melhor alternativa atualmente é apostar na interatividade.
Quando você adiciona esse elemento no marketing digital para a sua empresa, permite que os clientes se sintam mais importantes e uma parte significativa do seu negócio. Envolvê-los é um fator primordial para atrair a atenção para o seu produto ofertado, despertando a curiosidade e criando uma boa impressão geral da marca.
A interatividade pode ser proporcionada através de várias formas:
– Enquetes;
– Concursos;
– Pesquisas de opinião;
– Sorteios de brindes.
Dessa forma, sua marca conseguirá criar um relacionamento com o público-alvo e conquistar sua confiança.
3. Valorizando experiências em tempo real
O distanciamento social provocado pela pandemia fez com que as pessoas procurassem novas formas se conectarem socialmente. Os conteúdos produzidos em tempo real, como as lives do YouTube e Instagram, se tornaram muito populares entre milhões de usuários das redes sociais e são uma ótima oportunidade para a sua empresa digital interagir com o público, apresentar os seus produtos e tirar dúvidas.
Nesse tipo de estratégia de marketing digital, o aspecto visual tem um grande peso no sucesso das lives, pois o público está atento a cada detalhe apresentado. Por isso, para realizar esse tipo de estratégia no marketing da sua empresa digital, é importante ter um bom planejamento sobre o conteúdo a ser apresentado, o cenário escolhido, a linguagem dos atores, iluminação e etc.
Quanto mais espontânea e interativa for a live realizada, mais você conseguirá se conectar com as pessoas e aproximá-las da sua marca. Procure abrir um espaço para responder alguns comentários e perguntas mais pertinentes realizadas e não tenha medo de permitir o uso do bom humor para deixar o ambiente mais informal e descontraído. Em uma live, o fator humano é muito importante, pois as pessoas tendem a se conectar quando são capazes de encontrar pontos em comum.
Este artigo é uma parceria de conteúdo da amoCRM com a Celero.