Imagine a sua empresa como um avião que decolou no dia que você decidiu encarar o desafio de empreender, para manter o voo, você precisa da fazer a gestão financeira empresarial.
Durante a viagem é possível que você encontre turbulências, ou seja necessário fazer algumas paradas no meio do caminho para que passageiros saiam e outros entrem.
Também é possível que a rota altere de forma imprevisível e que a duração da viagem até o destino se estenda mais do que o planejado.
Não existe um mapa do sucesso pronto para esta jornada, afinal cada negócio tem suas peculiaridades. Entretanto, existem instrumentos que podem ajudar no planejamento e controle deste vôo em direção a seus objetivos. E sem dúvidas a gestão financeira empresarial é um dos principais.
O que é Gestão financeira empresarial?
Em um conceito generalista, a gestão financeira empresarial consiste no controle de informações referentes a movimentações financeiras (entradas e saídas) que já aconteceram, que estão acontecendo, e que irão acontecer em sua empresa.
Ter dados financeiros confiáveis em mãos, permite a gestão da empresa tomar decisões baseadas em dados, prever instabilidades no caixa e saber onde aplicar o resultado da empresa.
Existem diversas formas de análises e controles para finanças, cada qual com seu diferencial para ajudar na gestão financeira da sua empresa, o ideal é que você consiga identificar qual modelo se encaixa melhor para o seu negócio.
A gestão financeira empresarial funciona como uma bússola. Baseada em números financeiros, ela indica o caminho para a tomada de decisão.
Além disso, auxilia o gestor a medir variáveis que são essenciais ao negócio, como a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio, além da análise por centros de custo.
Ainda não está convencido da importância? Aqui vão 3 motivos para começar hoje a se preocupar com a gestão financeira da sua empresa.
Leia também: Planejamento garante longevidade dos negócios
1) Se você não começar a cuidar de suas finanças, é bem provável que sua empresa quebre
O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, mas infelizmente também somos recordistas no que se tange a falta de sucesso dos negócios brasileiros. A principal causa para falência de pequenas e médias empresas no Brasil é a falta de gestão financeira empresarial, e o acompanhamento dos resultados da empresa.
Leia também: Empreender por necessidade também requer planejamento
2) Você vai encontrar cada vez mais concorrentes disputando pelo seu mercado
A tecnologia permitiu que vários negócios fossem desenvolvidos e expandidos para locais que até um tempo atrás estavam limitados a sua cidade ou estado.
Cada vez mais empresas disputam por sua fatia do mercado, e muitas vezes os preços praticados por outros players acabam seduzindo clientes e levando o faturamento para fora da sua empresa.
Quando o seu concorrente é maior e tem mais dinheiro que você, é ainda pior. Se ajustar e se organizar vira uma corrida contra o tempo.
Só no primeiro semestre de 2018, o número de novas empresas criadas (formalizadas) no Brasil foi o maior nos últimos 8 anos.
Segundo levantamento do Serasa, até junho de 2018 um total de 1.262.935 novos CNPJs foram registrados, sendo 81,8 % MEIS, e 18,2% (pouco mais de 227 mil empresas) em outras configurações – Sociedade Ltda, Eirelli e etc.
Ser bom no que faz e entregar um ótimo serviço/produto para o seu cliente não é o suficiente para fazer um negócio crescer. Saber utilizar os dados da empresa para se posicionar frente aos concorrentes e ao seu público alvo multiplica as chances de sucesso.
Através da gestão financeira você pode avaliar suas estratégias e posicionamentos, criar modelos de produto e avaliar a rentabilidade de projetos ou de contratos.
Muitas vezes a falsa ilusão de receita de um cliente com um alto ticket, esconde custos e despesas de atendimento que prejudicam o resultado da empresa.
Leia também: Você está vendendo pelo preço certo?
3) Tomar decisões baseadas em dados é obrigatório para qualquer negócio
Você teria coragem de entrar em um avião sem saber para onde ele está indo e sem saber se vai chegar no destino? Se você toma decisões na sua empresa sem dados financeiros, ou seja, sem fazer a gestão financeira empresarial, é exatamente isso que você está fazendo.
Hoje a informação está por toda parte. Controlar os recebimentos, conciliar as contas correntes e gerir as despesas da empresa é muito mais simples do que a alguns anos atrás. A internet permite que através de alguns cliques você acesse dados que ajudam a direcionar a sua empresa para um melhor resultado.
A Celero é uma plataforma de automação financeira que oferece os recursos de um sistema de gestão de alta tecnologia e a capacidade técnica de especialistas da área financeira que acompanham as rotinas diárias de seu negócio.
Oferecemos tempo para que o empreendedor se dedique a atividade chave do negócio, e dados para auxiliar a construir a melhor estratégia possível para empresa, podendo aplicar a gestão financeira empresarial estratégica.
Clique aqui e descubra como otimizar o tempo que você gasta com a gestão financeira empresarial.