Definir o preço de um produto ou serviço é algo fundamental e que tem impacto direto no crescimento de um negócio.
E, por mais que possa parecer, essa tarefa de definição de preço não é tão simples assim, se quiser saber se está no caminho certo, leia esse artigo até o fim.
Faremos o possível para entregar a resposta que você procura 🤘
Como definir o preço de um produto ou serviço?
Nos últimos anos, você deve ter percebido que, inegavelmente, a estrutura atual da economia permite um mar de oportunidades para o consumidor.
Ou seja, ele consegue pesquisar, analisar e escolher onde e de quem irá consumir o produto ou serviço procurado.
Não é novidade que o preço é um dos fatores mais importantes no processo de decisão de compra, uma vez que diversas pesquisas apontam o preço como principal fator decisório.
Mas será que você está fazendo a conta certa para definir o preço de venda dos seus produtos?
Se basear apenas no mercado para realizar a precificação de seus produtos é um risco alto, visto que cada operação tem variações de custos e despesas que impactam diretamente no resultado final.
Nessas horas a gente recorre ao SEBRAE
Como calcular o preço de um produto ou serviço?
Bom, primeiramente, de acordo com o Sebrae você precisa separar o processo de definição de preço em 4 partes, são elas:
- Conhecer os gastos fixos e variáveis do seu negócio;
- Saber o que é margem de contribuição;
- Calcular o preço de vendas;
- E encontrar o ponto de equilíbrio operacional da sua empresa
Vou tentar explicar um pouco melhor os pontos acima, no entanto, nós não vamos nos aprofundar nos assuntos, beleza?
Bom, gastos fixos são contas que você precisa pagar todo mês como, por exemplo, o pagamento de aluguel.
Em contrapartida, os gastos variáveis, também conhecida como despesas, são gastos que não estavam previstos e têm relação mais com a parte administrativa da empresa.
Já a margem de contribuição é o que sobra do que se ganha com as vendas de um produto ou serviço depois de dedução dos devidos impostos, comissões e custos variáveis.
Sobre como encontrar o ponto equilíbrio operacional da sua empresa, nós vamos falar mais adiante.
Conheça a fórmula para definir o preço do seu produto ou serviço
Eu sou de humanas e não de exatas, mas prometo fazer o meu melhor para mostrar para você como realizar o cálculo que tem grande impacto no futuro do seu negócio.
Só para ilustrar, vamos usar como exemplo um vendedor de doces.
A produção de cada doce custa R$ 2,00 e o valor de cada embalagem é de R$ 0,20, portanto, o custo total de produção de cada unidade é de R$ 2,20 (R$ 2,00 + R$ 0,20 = R$ 2,20).
Caso o seu objetivo seja ter uma margem de contribuição de 30%, você pegar o valor total para a produção do produto, ou seja, os R$ 2,20 e dividir ele por ele por 100% menos os 30% que é sua margem.
Se ficou confuso, calma porque já vai melhorar. O cálculo fica assim:
2,20 / (100% – 30%) x 100
2,20 / 70% x 100
0,0314 x 100
Preço de venda = R$ 3,14
Por fim, para obter uma margem de contribuição de 30%, o doceiro precisa vender cada unidade por R$ 3,14 e assim você acaba de descobrir uma forma de precificar o seu produto ou serviço.
Mas ATENÇÃO! Nem sempre a margem deve ser usada como base para definição de preço de um produto ou serviço.
Outro método que você pode usar para precificação, nesse sentido com base no custo, se chama Markup.
Fórmula para definir preço com base no método Markup
Com o intuito de obter o seu preço através do método Markup, você vai precisar das seguintes informações para o cálculo:
- gastos fixos;
- gastos variáveis;
- margem de contribuição;
- e custo direto (apresentado como custo total de produção acima);
Agora que você já sabe quais dados você vai precisar, bora para a prática.
Vamos supor que você possui um produto ou serviço no valor de R$ 70 e que os seus gastos fixos são de 10%, assim como os seus gastos variáveis (10%) e a margem de contribuição pretendida (10%).
Para facilitar a vida, na equação nós vamos substituir R$ 70,00 pelo número 100, a estrutura da conta ficará assim:
1) Markup = 100(R$70) / [100-(10+10+10)]
2) Markup = 100 / (100 – 30)
3) Markup = 100 / 70
4) Markup = 1,4286
Agora, você deve multiplicar esse resultado pelo valor do custo total de produção, ou seja, R$ 70,00.
Definição de preço: 70,00 x 1,4286 = 100
Em resumo, o preço final do seu produto é R$ 100.
Se você quiser saber mais sobre o método Markup de definição de preço, uma dica é pesquisar online.
Assim como outras formas de precificação que existem.
Você está vendendo pelo preço certo?
Desde que a Celero iniciou suas atividades, verificou certa dificuldade na maioria dos clientes em entender qual o custo pleno do que vendem e a construção de preço dos produtos.
Muitas vezes, colocar apenas uma porcentagem sobre o quanto custou a produção do produto ou serviço é um tiro no pé.
Às vezes você pode estar pagando para vender o seu produto sem perceber.
Estamos cientes de que existem diversos métodos e analogias de precificação.
Tenha em mente que o modelo ideal deve ser o que traz um melhor retorno para a operação, sem perder a competitividade visto que muito mais importante do “Quanto Vender” é o “Vender bem”.
O que significa “vender bem”?
O conceito para “vender bem” pode ser definido pela venda de um produto/serviço por um preço que atenda às expectativas do seu cliente com relação a compra.
E que dessa forma ofereça uma margem de contribuição adequada para o funcionamento da operação.
Como mencionado antes, vamos falar sobre o ponto de equilíbrio operacional.
O ponto de equilíbrio operacional mostra a margem de contribuição em relação entre quanto seu produto efetivamente custou (somando impostos, descontos e comissões) e por quanto você vendeu.
Cada unidade de mercadoria vendida ou hora de serviço prestada contribui para formação da margem, portanto, esta soma deve ser suficiente para pagar as demais despesas da sua operação.
A margem de contribuição é um indicador extremamente relevante para qualquer operação e deve ser monitorada continuamente.
Por fim, se você quiser descobrir se os preços que você está praticando oferecem a margem adequada para atingir os objetivos de sua empresa, uma dica:
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Muitas vezes, não é possível adequar o preço de venda, uma vez que o mercado agressivo por centavos pode fazer com que seu cliente busque outra opção.
Nestes casos, é necessário inicialmente uma avaliação dos custos, da política de compra e vendas da empresa e das demais despesas.
Se você está sem tempo para fazer essa análise, saiba que você pode contar com a Celero, então, entre em contato clicando aqui para agendar uma conversa com um dos nossos especialistas.
Para finalizar, aproveite para seguir algumas dicas de vendas para aplicar no dia a dia dos seus negócios.
Artigo originalmente publicado no dia 16 de fevereiro de 2018 e atualizado no dia 19 de agosto de 2020.