Ponto de Equilíbrio Operacional: Como calcular o da sua empresa

Ponto de Equilíbrio Operacional: Como calcular o da sua empresa

O ponto de equilíbrio operacional é um dado essencial para a gestão de um setor financeiro empresarial funcionar com eficiência.

E é por isso que decidimos contar para você em mais um artigo do nosso blog como o ponto de equilíbrio impacta na sua organização financeira.

Então, bora começar pelo início e respondendo a seguinte pergunta:

O que é ponto de equilíbrio operacional?

O ponto de equilíbrio operacional é o momento em que o lucro da empresa é zero. Ou seja, todas as entradas de capital são suficientes para cobrir as saídas, sejam impostos, custos ou despesas. É o famoso “zero a zero”.

Além disso, este tipo de ponto de equilíbrio também é chamado de break-even point, então, se você ver esse termo por aí não estranhe, beleza?

Segredo que não precisa ficar entre nós: ter uma empresa saudável é muito mais que obter lucro, a saúde financeira é o grande objetivo dos gestores. Afinal, uma empresa com as contas em dia e sem dívidas pode respirar e conseguir planejar o futuro com mais tranquilidade.

Portanto para atingir o chamado ponto de equilíbrio operacional é imprescindível para o empresário avaliar se as necessidades da sua empresa são compatíveis com a capacidade de gerar receita.

Nesse sentido ele permite que sejam tomadas ações corretivas em tempo real a partir de uma análise clara e fiel de dados.

Agora que você já sabe o que é ponto de equilíbrio operacional, vamos para o próximo passo e descobrir como você pode calculá-lo?

Descubra como calcular o ponto de equilíbrio

Como calcular o ponto de equilíbrio operacional?

Em primeiro lugar para conseguir chegar a este cálculo é preciso, antes de mais nada, conhecer a fundo todos os chamados dispêndios (nome difícil para “saídas”) que a empresa pode ter, podem ser eles:

  • qual o percentual de impostos que incide sobre os produtos?
  • quais os custos (de produção, prestação de serviço ou de revenda)?
  • e quais as despesas da empresa (administrativas, comerciais ou financeiras)?

Com pleno conhecimento ou com uma estimativa realista destes valores, é possível entender qual a necessidade de receita que a empresa precisa atingir para arcar com seus compromissos.

Espero que você seja melhor em matemática do que eu, mas a fórmula para encontrar as respostas para as perguntas acima é:

Ponto de Equilíbrio Operacional = Custos Totais / Margem Média (%)

Antes que o seu cérebro entre pane como o meu quando eu vi pela primeira vez essa equação, vamos por partes e vamos entender os outros dois elementos do cálculo.

Bom, ponto de equilíbrio você já sabe o que é, mas “custos totais”? E o que diabos é “margem média”? Calma, respire e continue lendo o artigo.

O que são os “custos totais”?

Os custos totais é o valor total necessário para pagar todos os custos que envolvem a sua empresa, ou seja, contas, despesas, pagamento de funcionários, recursos para produção do produto/serviço, enfim, tudo que envolve manter a operação de uma empresa.

Você deve fazer uma lista e somar o custo de cada item dessa lista para obter os custos totais. Simples, fácil e rápido (ou não, depende da sua rotina).

Agora vamos falar da margem.

E a margem média?

A margem média também é conhecida como margem de contribuição.

A margem de contribuição é o que sobra do que se ganha com a venda de um produto ou serviço depois de deduzidos os devidos impostos, comissões e custos variáveis.

Resumindo, é onde está o lucro realmente, por isso o dado é tão importante. Se você quiser ler mais sobre margem de contribuição, dê uma lida neste artigo, nele você vai encontrar mais informações.

Mas se você não quiser passar por esse trabalho todo, de ter que criar uma planilha do zero e estruturar a equação, eu tenho uma opção para você: um template pronto para calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa.

Para baixar e acessar é só clicar no banner abaixo.

Enfim chegamos ao fim desse artigo, diz aí, foi ou não foi um guia rápido sobre como calcular o ponto de equilíbrio operacional?

Se você tem alguma opinião sobre esse texto, deixe nos comentários abaixo e se você acha que ele pode ajudar mais alguém é só compartilhar nas suas redes sociais.

Por hoje é isso, até mais.

Artigo publicado dia 13 de dezembro 2017 – atualizado dia 14 de julho de 2020atualizado posteriormente em 09 de abril de 2021.