Protagonismo no Mundo dos Negócios em Tempos Incertos

Sobreviva ao mundo dos negócios lendo este artigo até o final.

Ram Charan escreveu o livro Leadership In The Era Of Economic Uncertainty (Liderança na Era de Incerteza Econômica: As Novas Regras Para Tornar Executadas as Coisas Certas em Tempos Difíceis) em 2008 e publicado em Janeiro de 2009, enquanto o mundo ainda estava passando pela crise.

O COVID-19 nos mostrou rapidamente que é algo sem precedentes.

Una Tecnologia + Internet

O que me deixa um tanto mais esperançoso e com pensamentos positivos está relacionado à duas coisas que até então não eram tão desenvolvidas: Tecnologia e Internet.

E ainda que seja algo sem precedentes, podemos e devemos aprender com o que as crises passadas mais recentes nos proporcionaram como aprendizado.

Unindo esse aprendizado com a tecnologia e a internet, tenho certeza de que encontraremos novos caminhos e criaremos novas possibilidades para esse novo paradigma que está por se descortinar à nossa frente.

A melhor forma de traduzir essa criação de possibilidades é com a palavra: inovação. Não só em aspectos materiais, mas também em nossa forma de ser e agir como seres humanos.

A princípio, o lançamento do livro em 2009 foi um exemplo disso: Aliou Senso de oportunidade com Senso de urgência!

Inovação + Agilidade e Protagonismo é o que permitirá que os empreendedores locais, donos de pequenas e médias empresas, não só superem o momento incerto pelo qual estamos passando, mas também que saiam fortalecidos quando a tempestade passar (e ela vai passar!!!).

Agora, como inovar, ser ágil e ter protagonismo no mundo dos negócios?

A verdade é que a maioria dos empreendedores não faziam nem o feijão com o arroz (e essa é uma das maiores causas de mortalidade das empresas brasileiras).

Em segundo lugar, a busca por evolução precisa ser constante (diária eu diria);

Por mais que a vida fosse corrida, o ideal é que todos estivessem estudando um pouco todos os dias sobre a parte técnica do seu nicho, sobre negócios e sobre desenvolvimento humano.

É aqui que se esconde o ponto de virada que te ajudará a alcançar protagonismo no mundo dos negócios e a passar por esse período:

5 pontos de virada que você precisa conhecer

1) Liste os 5 maiores nomes do seu nicho aqui no Brasil e consumir toda a informação que eles geram e compartilham;

2) Faça uma lista dos 5 maiores nomes do seu nicho no Mundo e consumir toda a informação que eles geram e compartilham;

Se você não sabe falar uma segunda língua, agora você tem tempo para aprender.

3) Se seu negócio é local, aprenda rapidamente como torná-lo digital.

  • Quais canais de comunicação digital seus clientes estão;
  • Liste canais que impulsionam negócios locais na internet;
  • Compartilhe conteúdo do seu negócio, da sua área, do seu mercado (que você consumiu das pessoas da lista acima, mas agora com a sua visão de mundo e de mercado);

4) Procure os especialistas dos canais de comunicação que os seus clientes estão e consuma o conteúdo deles (invista se for possível);

Veja se seus clientes estão no Instagram, siga a @jumunhoz e @anatex.

Se eles estão no facebook, siga o @lucianolarossa e o @sobralpedro_ e assim por diante.

5) Converse com clientes, saiba quais são atuais medos e anseios deles;

O que vai se abrir aí é sacar se existem ajustes no seu produto / serviço que possam ser alterados rapidamente a fim de atendentes-los nessas novas demandas ou necessidades;

6) O nome do jogo é AÇÃO! Não fique parado, não espere, mantenha a roda girando de alguma forma.

Respire, mantenha a calma e crie um plano de contingenciamento (tanto financeiro, quanto de ações para manter a sua operação rodando).

Tempo é um luxo que não podemos desperdiçar no momento.

Recapitulando por ora:

Inovação + Agilidade + Protagonismo!

Se reinventar, transformar seu modelo de negócios, consumindo informação de forma rápida e ágil e sendo protagonista da retomada do crescimento do seu próprio negócio no mundo empreendedor do nosso país, é assim que vamos passar por essa pandemia e, se assim o fizermos, sairemos fortalecidos.

Por fim, e não menos importante, quero compartilhar contigo uma reflexão que me acompanha diariamente:

“O que fizeram comigo, fizeram comigo. O que não fizeram, não fizeram. O que eu fiz, eu fiz e o que eu não fiz, eu não fiz. E na ausência de uma história mental, tudo acaba aqui, agora. E o que resta é um vazio para eu criar o que eu quiser”.

Vamos juntos criar o Novo Mundo?

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me