Por que a conciliação bancária é importante para o seu negócio?

A conciliação bancária é essencial para a gestão financeira de uma empresa, entenda porque lendo esse artigo até o final.

Um dos maiores desafios da gestão empresarial é garantir que o planejamento financeiro esteja sempre em ordem, pois a saúde financeira de um negócio é vital para sua sobrevivência.

Existe uma série de processos que precisam acontecer para garantir que as finanças de uma empresa estejam organizadas, mas existe uma prática conhecida como conciliação bancária.

Que é essencial para a estratégia financeira de negócios, independente de sua área de atuação, tamanho ou até mesmo tempo de mercado.

Por meio dessa prática, é possível identificar divergências de valores, potencializar o lucro e, assim, ainda evitar perdas financeiras para o negócio.

É por isso que neste artigo, você fica sabendo o que é a conciliação, como ela funciona e de que forma é possível aplicá-la na sua empresa.

Vem com a gente!

O que é conciliação bancária?

Também chamada de conciliação financeira, a conciliação bancária é uma das práticas responsáveis por garantir o desenvolvimento sustentável de um negócio. 

De uma forma prática, esse tipo de conciliação consiste em conferir atentamente todos os dados financeiros da empresa.

Desse modo analisando as informações e conferindo se os valores que entram e saem das contas bancárias da empresa estão corretos.

Nesse sentido, o principal objetivo da conciliação de cobranças é o de garantir que as transações financeiras efetuadas pela empresa foram efetuadas corretamente.

Além de identificar possíveis inconsistências e garantir que o saldo disponível na conta da empresa esteja de acordo com as expectativas.

Todo esse processo permite um maior controle financeiro da empresa, além de possibilitar mais transparência nas contas e consequentemente ajudar a reduzir o temido índice de inadimplência.

Pois com todos as finanças em ordem, fica mais fácil entender exatamente quais são os pontos de atenção no orçamento.

Como clientes que estão devendo ou conta que não batem no final no mês.

A importância da conciliação bancária

Por que a conciliação é tão importante?

Como já deixamos escapar neste artigo, a conciliação é essencial para ajudar a manter a saúde financeira do negócio em dia.

Além de mostrar um método mais do que eficiente para que os gestores possam ter a garantia de que todas as transações e operações bancárias realizadas pela empresas foram feitas corretamente.

Se o controle financeiro não for eficiente, a empresa sofrerá com prejuízos a médio e longo prazo.

Dessa forma, podem ter como consequência a inevitável falência do negócio.

É justamente a partir de um controle assíduo das finanças da empresa que é possível garantir seu crescimento sustentável em todas as etapas.

Seja para empresas que estão apenas no começo, seja para negócios que já estão consolidados no mercado.

O processo de analisar e validar todas as transações garante que seu desenvolvimento seja sólido e seguro financeiramente, o que permite uma estratégia de expansão bem pensada.

Por fim as principais vantagens da conciliação de cobranças, são:

Maior segurança na transação de pagamentos

Um desafio muito comum do meio empresarial está na hora de efetuar o pagamento de seus funcionários e fornecedores e fazer isso sem perder  o controle financeiro da empresa. 

Esse cenário é ainda mais agravante para empresas com diversos pontos de venda ou muitas filiais.

Pois isso pode exigir que o gestor precise acessar diferentes portais e acabe se perdendo nas contas.

A conciliação aponta os valores que saíram da empresa de forma eficaz e muito prática, otimizando processos da empresa e garantindo que todos os pagamentos foram realizados de forma correta.

Garantir que todos os lançamentos de títulos de cobrança pagos foram creditados na conta da empresa

Outro grande desafio é manter o controle de todos os lançamentos de títulos de cobrança pagos e se assegurar de que os valores creditados na conta da empresa estão realmente corretos.

A conciliação entra justamente para ajudar na gestão das cobranças de forma muito mais otimizada, segura e eficaz.

Além de ser uma ótima estratégia para reduzir a inadimplência do negócio.

Outra grande vantagem de contar com a conciliação de cobranças é poder acompanhar e visualizar essas informações financeiras de forma macro.

E entender como utilizá-las para tomar as melhores decisões estratégicas para o negócio.

Taxas de cobrança, pagamentos e bancárias

Verificar se as tarifas de cobranças, pagamentos e bancárias estão sendo cobradas corretamente

As tarifas podem ser um verdadeiro problema para o gestor de um negócio, pois sem entender o quanto está pagando, esses valores são capazes de provocar verdadeiros rombos no orçamento financeiro da empresa.

A conciliação aqui tem o papel de trazer a transparência para o negócio e deixar claro todos os valores que estão saindo da conta da empresa, mesmo as tarifas e taxas cobradas.

Maior agilidade e segurança para tomada de decisões financeiras

A conciliação proporciona muito mais segurança na hora de pensar estrategicamente em decisões financeiras.

Isso acontece pois com todas as informações em mãos, o gestor consegue ser muito mais assertivo em seu planejamento financeiro para o negócio como um todo.

Como fazer a conciliação bancária no seu negócio?

A boa notícia é que ao criar uma Conta Digital Juno, a conciliação do seu negócio acontece de forma automática, sem que você precise se preocupar com nada nesse sentido.

Isso traz muito mais agilidade e otimização para a rotina financeira da sua empresa.

Ao acessar a aba Extrato, da sua Conta Juno, você tem acesso ao saldo disponível do seu negócio, as vendas a receber.

Além de todas as entradas e saídas de movimentações financeiras da sua empresa.

Outra grande vantagem é a aba de Relatórios, pela qual você pode acompanhar com facilidade dados valiosos sobre seu negócio, como:

  • Faturamento (em diversos períodos);
  • Cobranças pagas; 
  • Taxa de conversão;
  • Ticket médio.

Conheça a Juno e otimize seu negócio!

Celero

A Celero é uma empresa que ajuda pequenos & médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me