Todo negócio precisa de investimento para se desenvolver. Quando a receita gerada pela empresa não é suficiente, é necessário buscar outras fontes de recurso para financiar a operação, como pedir empréstimo.
É comum ver empresas se endividando por conta da falta de planejamento. A entrada de um novo concorrente ou a perda de um cliente importante podem virar de ponta cabeça o caixa do seu negócio.
Na correria para resolver o problema o empresário nem sempre toma a decisão correta. Ainda mais quando faltam informações confiáveis para saber qual é o melhor caminho a seguir.
Em ambos os casos, quando se procura investir na operação ou controlar a falta de caixa, o financeiro da empresa recorre a duas fontes: os sócios e depois o banco.
Ter um bom relacionamento com o banco onde sua empresa tem conta, é essencial para conseguir acesso a crédito e a produtos financeiros com melhores condições.
Porém, mais importante do que ter acesso ao crédito é:
- Saber qual é o tipo de capital necessário para o momento do seu negócio
- Quanto você realmente precisa para resolver a questão financeira
- Qual será o impacto das parcelas no seu fluxo de caixa.
A grande maioria dos gerentes de banco tem conhecimento suficiente para te ajudar a escolher a melhor opção.
O problema é que se você não souber explicar a sua necessidade, ele apenas oferecerá a linha de crédito disponível no momento.
Para evitar a contratação de empréstimos desnecessários e que prejudicam o fluxo de caixa, listei 3 ações importantes que podem ser feitas pelo empresário antes de ir ao banco.
1) Pare o que você estiver fazendo e analise o momento de sua empresa
Reúna as pessoas chave do seu negócio e coloque na mesa todos os pontos de “dor” que a empresa está passando.
Dialogar com aqueles que te ajudam a construir e manter o seu negócio pode gerar ações de peso na estratégia. Se você for sozinho no negócio, reflita sobre suas ações e busque a opinião de terceiros, amigos e familiares. E provável que a visão de alguém de fora ofereça algum tipo de feedback construtivo.
2) Avalie a sua margem de contribuição e os preços praticados
Em 80% dos casos que passaram pela Celero, a falta de caixa é gerada pela margem de contribuição baixa, por conta da precificação feita de forma incorreta ou incompleta. Leia também: Você está vendendo pelo preço certo?
Ferramenta gratuita: Acerte na precificação dos seus produtos e serviços.
3) Busque outras opções de financiamento para a sua necessidade
Depois de avaliar o valor necessário e o destino do capital, analise outras opções de credito disponíveis no mercado. Para empresas com necessidade de caixa é importante ter mais de um banco para recorrer.
Além dos bancos, você pode buscar startups focadas em crédito, com taxas atrativas e menos burocracia.
Se quiser saber mais como conseguir o crédito ideal para o seu momento clique aqui. Vamos te ajudar a entender qual é a melhor alternativa para a sua empresa.
Resumindo
Ter informações financeiras em mãos permite a antecipação de problemas e o planejamento para momentos de dificuldade.
Embora não exista fórmula mágica para fazer a empresa decolar, tomar decisões baseadas em dados se torna obrigatório. O empresário que toma decisões no “achismo”, entrega a empresa à sorte.
Sobre a Celero
A Celero é uma plataforma de automação financeira que oferece os recursos de um sistema de gestão de alta tecnologia e a capacidade técnica de especialistas da área financeira que acompanham as rotinas diárias de seu negócio.
Oferecemos tempo para que o empreendedor se dedique a atividade chave do negócio e dados para auxiliar a construir a melhor estratégia possível para empresa.
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João Augusto
CFO – Chief Financial Officer na Celero
É administrador especialista em Finanças, Auditoria e Controladoria. Fez o atendimento consultivo para mais de 100 empresas, focando na redução de custos e auxiliando os usuários da plataforma a cuidar melhor de suas finanças.