O que é um sistema de gestão financeira?

Um sistema de gestão financeira nada mais é do que um software/sistema/plataforma/aplicativo (você pode até escolher como quer chamar) direcionado às atividades do departamento financeiro.

Ele é responsável por armazenar e administrar as operações da empresa, gerando dados e relatórios em tempo real para que sejam analisados e transformados em decisões estratégicas pelos responsáveis pela empresa.

Isso na teoria! Na prática, um sistema de gestão financeira pode se tornar o melhor amigo do empreendedor, o braço direito mesmo.

Aquele que vai ajudar a empresa a se posicionar à frente dos seus concorrentes e ganhar cada vez mais espaço no mercado. Até porque, você já sabe, né?

Toda e qualquer empresa é feita de dinheiro – e para que ela funcione da melhor maneira, precisa ter alguém especializado tomando conta desses recursos.

Agora, quer saber mais sobre os detalhes de um sistema de gestão financeira? Então vem com a gente!

Para que você entenda como funciona um sistema de gestão financeira, é fundamental que saiba a importância da gestão financeira de uma empresa e perceba se você está fazendo isso corretamente.

O que é gestão financeira?

Gestão financeira é como chamamos o conjunto de processos, atividades e procedimentos que têm como objetivo manter a saúde financeira da empresa em dia.

Primeiramente, o caixa organizado e buscam potencializar a arrecadação de lucros do negócio, a fim de fazê-lo crescer e se desenvolver ainda mais.

Na prática, gestão financeira é a administração e manutenção dos recursos econômicos.

Tudo o que entra, tudo o que sai, o que precisa ser mantido em caixa considerando possíveis imprevistos, as obrigações fiscais e econômicas, os relatórios, as análises, as decisões estratégicas, números, percentuais, gráficos, tabelas e tudo mais!

Definitivamente, não é uma tarefa fácil, nem rápida de se cumprir.

Por outro lado, para a grande sorte dos empreendedores, existem vários sistemas de gestão financeira no mercado que podem ajudá-lo em todas as questões citadas acima!

O que é um sistema de gestão financeira?

Um sistema de gestão financeira é um programa que, por meio da automação, facilita a administração dos recursos da empresa.

Algumas de suas funções são: controle de contas a pagar e a receber, gerenciamento do fluxo de caixa, interação com operações de emissão de nota fiscal e boletos, conciliação bancária, etc.

Em resumo, de uma forma simples e rápida, eles ajudam a economizar tempo e esforços investidos nas atividades manuais do departamento financeiro e promovem informações em tempo real, que ajudam nas análises e tomadas de decisões estratégias.

No final, você garante uma gestão financeira saudável e o gerenciamento do dinheiro da empresa de forma eficaz e segura.

Mas a contratação de um sistema de gestão financeira tem ainda mais vantagens. Confira!

Vantagens do sistema de gestão financeira

1. Facilidade de acesso

Como a maioria dos sistemas de gestão financeira é online, com armazenamento de dados na nuvem, você pode acessá-lo de onde estiver, basta ter acesso à internet.

Sabemos que a vida de um empreendedor é bastante corrida, com viagens, visitas ao cliente, home office, escritório… então essa vantagem pode resolver algumas das barreiras do dia a dia.

2. Visualização simples e transparente

O painel de controle de um sistema de gestão financeira permite enxergar, em uma visão geral, como está o status do gerenciamento dos recursos da empresa.

Se todas as obrigações foram cumpridas, os gráficos de vendas, o volume do fluxo de caixa e tudo o que for necessário para se manter atualizado.

3. Segurança da informação

O sistema de gestão financeira administra todas as informações em um único lugar – a famosa nuvem. Mas pode ficar tranquilo, só terá acesso ao sistema quem você indicar.

Dessa forma, os dados da empresa ficam muito mais seguros, evitando os vazamentos.

4. Redução dos erros

Falando em segurança e assertividade, com um sistema de gestão financeira, os processos manuais diminuem.

Consequentemente, a chance de erros também!

Essa vantagem aumenta ainda mais considerando a grande quantidade de números e dados trabalhados dentro do sistema, de forma automática. 

5. Mais agilidade, menos custo

Um sistema de gestão financeira realiza vários processos ao mesmo tempo, sem distrações.

Isso significa economia de tempo e custos em mão de obra, já que as pessoas focadas nesses processos podem ser aproveitadas em atividades muito mais estratégicas.

Portanto, custos extras com extratos, taxas de operações e gastos por retrabalhos.

Celero: a sua plataforma de gestão financeira!

Agora que você já sabe tuuuuudo sobre um sistema de gestão financeira, é hora de falarmos sobre a Celero!

O sistema de gestão financeira da Celero faz a automatização do fluxo de caixa, emite notas fiscais e boletos automaticamente, cadastra documentos em poucos segundos, programa o pagamento de contas, projeta o crescimento da sua empresa, entrega relatórios e todas as outras tarefas citadas neste post.

Mas o mais importante é que a gente te acompanha nessa trajetória, fornecendo dados confiáveis para que você, empreendedor, possa investir seu tempo, esforços e dinheiros, naquilo que faz efetivamente sua empresa crescer.

Queremos estar contigo no sucesso da sua empresa. E você, está esperando o que?

Clique aqui, fale com um dos nossos consultores e faça da Celero a sua plataforma de gestão financeira, seu braço direito, que vai facilitar (e muito) a rotina financeira da sua empresa!


Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me