Quando contratar um sistema de gestão financeira para minha empresa?

Está pensando em contratar um sistema de gestão financeira? Antes de tudo, leia esse artigo até o final antes de tomar uma decisão.

Adquirir ou criar uma empresa não é uma das decisões mais fáceis que alguém pode tomar.

Cada uma das áreas demanda tempo, conhecimento e um investimento que muitas vezes é desconhecido pelos empreendedores.

Com o departamento financeiro não é diferente: as atividades burocráticas e financeiras demandam muita atenção com detalhes e até mais tempo do que você pode prever.

Em primeiro lugar, a sorte é que já existem alguns sistemas no mercado que te ajudam a administrar essas questões, para que você consiga focar em atividades mais estratégicas.

Para saber quando contratar um sistema de gestão financeira, você precisa inicialmente avaliar o momento da sua empresa e entender o quanto elas conseguem te ajudar.

Não existe uma fórmula exata que afirme o momento ideal para contratar um sistema de gestão financeira, mas se algo te diz que é o que você está precisando, continue acompanhando esse post.

Vamos te apresentar algumas informações importantes que podem te ajudar nessa decisão!

Como funciona um sistema de gestão financeira?

No geral, os sistemas de gestão financeira funcionam por meio de uma plataforma web ou de um aplicativo.

Na maioria dos casos, o sistema permite a personalização de acordo com as necessidades da empresa, como: quantidade de acessos, menu personalizado com as abas mais frequentes, dados e informações específicos da empresa, entre outros detalhes.

No caso da Celero, em poucos cliques, o sistema de gestão financeira permite, por exemplo, que você agende seus documentos (boletos, faturas ou guias de impostos) na aba de contas a pagar, fazendo o upload dos arquivos em formato de imagem.

Assim, é possível ter uma visão bem completa das saídas da empresa.

Além disso, pela lista de cobranças, também é possível programar recorrências ou parcelas de boletos ou notas fiscais e fazer o acompanhamento pela plataforma.

Você visualiza de forma clara e transparente cada centavo de movimentação da sua empresa e dos seus clientes também.

Esses são apenas alguns dos serviços que o sistema de gestão financeira da Celero consegue fazer.

Para saber mais, clique aqui e converse com um dos nossos consultores.

Quando contratar um sistema de gestão financeira?

Aqui na Celero, a gente costuma dizer que quando o tempo que você ou que o responsável pelo departamento financeiro investe é de mais do que 30 minutos, está na hora de contratar um sistema de gestão financeira.

Mas a verdade é que cada empresa tem o momento ideal para essa contratação, então é importante que você analise e avalie algumas questões para saber o que é melhor para vocês.

Algumas das principais perguntas que você pode fazer ao pensar em contratar um sistema de gestão financeira para o seu negócio são: qual é a minha atual necessidade dentro do departamento financeiro?

Qual é o grau de complexidade da minha empresa?

Quanto custa um sistema de gestão financeira e o quanto eu consigo pagar?

Ao analisar todas essas questões, fica bem mais fácil entender qual tipo de sistema de gestão financeira consegue te ajudar da melhor forma.

Benefícios de um sistema de gestão financeira:


1. Menos tempo e dinheiro

Um sistema de gestão financeira realiza muitas atividades em menos tempo, sem distrações.

Também economiza em mão de obra, custos extras com extratos, taxas de operações e gastos por retrabalhos.

2. Organização, segurança e controle dos processos e informações

O sistema de gestão financeira administra todas as informações em um único lugar.

Assim, você consegue acompanhar as movimentações financeira de forma clara e transparente – os dados da sua empresa ficam muito mais segura, evitando os vazamentos.

3. Aumento da produtividade

Com sistema de gestão financeira automático, os profissionais que estavam focados nas tarefas financeiras podem ser relacionados para os processos estratégicos do negócio, fazendo com que a produtividade aumente. 

Opções de sistemas de gestão financeira do mercado:

Basta uma breve pesquisa para encontrar opções de sistemas financeiros no mercado.

Entre eles, você pode optar por um ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa), sistemas que controlam estoque, que administram o fluxo de caixa, que emitem notas fiscais e boletos e muito mais.

Além disso, existem também empresas que disponibilizam ferramentas um pouco mais manuais, com planilhas e calculadoras para que você faça o gerenciamento do seu departamento financeiro.

Como dissemos anteriormente, é importante que você avalie a situação atual da sua empresa e o quanto consegue investir em um sistema de gestão financeira para escolher o que mais se adequa a sua empresa.

Sobre a Celero:

O sistema de gestão financeira da Celero faz a automatização do fluxo de caixa, emite notas fiscais e boletos automaticamente.

Além disso cadastra documentos em poucos segundos, programa o pagamento de contas, projeta o crescimento da sua empresa, entrega relatórios e dados confiáveis para que você.

Resumindo, empreendedores como você agora podem investir seu tempo, esforços e dinheiros, naquilo que faz efetivamente sua empresa crescer.


Celero

A Celero é uma empresa que ajuda pequenos & médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar.

Follow Me