Recentemente o termo “embedded finance” tem ganhado destaque no mundo dos negócios. Com a evolução das tecnologias, as empresas B2B dos mais diversos setores, estão cada vez mais interessadas em incorporar soluções financeiras em seus produtos e serviços, permitindo que os clientes realizem transações de forma mais eficiente e sem interrupções. Neste artigo, vamos explorar o conceito de embedded finance e sua importância para as empresas B2B.
O que é Embedded Finance?
Embedded finance, ou finanças incorporadas, é uma solução que permite que as empresas integrem serviços financeiros em seus produtos ou serviços. Como exemplo podemos citar o Uber Cash, onde a empresa de transporte por aplicativo, incorporou a funcionalidade pré-paga onde o usuário adiciona saldo em sua conta.
Essa estratégia, permite a oferta de comodidades financeiras, como pagamentos, empréstimos, investimentos, seguros e outros, aos seus clientes, sem que precisem sair do ambiente nativo. Deixando a experiência mais fluída e simples e torna o processo mais rápido, fácil e seguro para todos os envolvidos.
Como é feita essa integração
Este é um processo complexo que depende da colaboração entre empresas de diferentes setores, sendo uma delas do ramo financeiro. Em geral, a integração envolve as seguintes etapas:
- Identificação do parceiro adequado;
- Integração tecnológica, via APIs (como é o caso da Celero);
- Estabelecendo acordos financeiros, sobre como será o fluxo de informação entre as empresas;
- Desenvolvendo um mapa de experiência do usuário unificado entre o produto principal e o secundário;
- Garantia de conformidade regulatória, aqui é importante verificar se as atividades exercidas não fere nenhuma lei ou regulamento de órgãos responsáveis pelo setor.
O processo de integração exige muito planejamento e cooperação entre as empresas envolvidas. No entanto, quando feita corretamente, os benefícios e vantagens compensam todo o esforço aplicado.
Quais os benefícios do Embedded Finance no mercado B2B?
Em primeiro lugar, a inclusão de serviços financeiros pode ajudar a melhorar a experiência do cliente, ao tornar o processo de pagamento mais rápido e fácil, isso pode levar a um aumento nas vendas e na fidelidade do cliente.
De acordo com um levantamento realizado pela FIS Global, 52% dos consumidores brasileiros disseram que confiariam em um sistema de Embedded Finnance oferecido por empresas que não atuam no setor. O que dá uma noção do potencial dessa estratégia.
Além disso, as empresas B2B podem usar esta tecnologia para acessar novas fontes de receita. Por exemplo, uma empresa que oferece um software para gerenciamento de projetos pode adicionar um serviço de gestão financeira, permitindo que seus clientes verifiquem a viabilidade financeira para aquele projeto diretamente através do software.
Outro benefício é a redução de custos. Ao integrar serviços financeiros em seus produtos ou serviços, as empresas podem eliminar a necessidade de terceirizar esses serviços ou manter uma equipe interna dedicada a eles. Isso pode resultar em economia de tempo e dinheiro para a empresa.
Por fim, o Embedded Finance também pode ser usado para reduzir o risco de inadimplência. Ao oferecer, por exemplo, opções de financiamento, pagamento parcelado ou até mesmo ao adotar um sistema de cobrança mais eficiente, as empresas podem reduzir o risco de seus clientes não pagarem pelos produtos e serviços ofertados.
Como o Embedded Finance pode ser um diferencial competitivo?
A oferta de serviços financeiros precisa ser inovadora, confiável e centrada no cliente. Sua implementação precisa ser bem planejada para que seja feita da melhor forma, por isso aqui estão alguns pontos para levar em consideração na hora da escolha da melhor estratégia:
- Encontre a empresa ideal para te ajudar: O Embedded Finance depende de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e a análise de dados, para oferecer soluções financeiras personalizadas e convenientes. Ao incorporar essas tecnologias sua empresa pode aumentar a eficiência e a escalabilidade de seus serviços.
- Transparência e segurança: Ao agregar funcionalidades financeiras, uma necessidade que pode surgir dos usuários é quanto ao nível de confiabilidade. Por isso, você pode sentir a necessidade de incluir certificados de segurança ou até mesmo a integração de ferramentas de análise financeira para a criação de um ambiente seguro para as transações.
- Suporte ao cliente: Essa estratégia tem um alto potencial de atrair novos clientes e aumentar a fidelidade dos existentes, diminuindo o custo de aquisição mas também aumentando a necessidade de suporte. Isso significa que precisam estar disponíveis para responder a perguntas, resolver problemas e fornecer orientação sempre que necessário.
Conclusão
O Embedded Finance é uma abordagem inovadora e acessível para uma grande parcela das empresas B2B que visam a adoção de serviços financeiros como diferencial competitivo e também procuram aumentar a fidelidade de seus clientes atuais, diminuindo o custo para a aquisição de novos.
Mas a implementação dessa estratégia precisa passar por uma análise detalhada, para garantir que a experiência será benéfica e também que a integração oferece segurança e um suporte adequado ao usuário.