Lojistas: dicas de Educação Financeira para o seu negócio

Como você realizou o planejamento financeiro da sua loja em 2021? Descubra como a edução financeira ajuda no planejamento.

O ano novo iniciou cheio de promessas e planos e já estamos chegando ao fim do primeiro mês.

Gestores de empresas estão se movimentando cumprir com o planejamento para os próximos 11 meses que estão por vir ou pelo menos deveriam.

Conforme mostram dados apresentados pelo Sebrae na pesquisa Sobrevivência das Empresas no Brasil, a falta de planejamento está entre os fatores responsáveis pelo fechamento de 25% das empresas no país.

Antes de tudo, para não entrar nessa estatística é preciso encarar o planejamento como uma tarefa que vai além de analisar os números e definir orçamentos.

Como se trata de uma atividade estratégica e precisa incluir desde as receitas e despesas até antecipar decisões de investimento necessárias para o negócio crescer.

Em primeiro lugar, fique de olho nas mudanças que estão ocorrendo no mercado, vemos que a chegada dos negócios digitais e plataformas de serviço tornou o cenário mais competitivo.

Portanto para alcançar os objetivos do negócio, é preciso estimular a criatividade e encorajar estratégias fora da caixa.

Homem escrevendo em um pedaço de papel em frente à um notebook, ele está iniciando seu planejamento financeiro
Crie o seu planejamento financeiro

Mais do que um planejamento financeiro, um plano de crescimento

Antes de mais nada encare seu planejamento financeiro como um plano de crescimento, é preciso trazer um olhar que vai além das receitas e despesas para as suas finanças.

Acompanhar as tendências do mercado e usar ferramentas como aliadas são apenas alguns dos aspectos essenciais para fazer seu negócio crescer.

Comece conferindo outras 4 dicas para melhorar seu planejamento:

Comece fazendo um diagnóstico do ano que passou

Antes de olhar para o futuro, que tal fazer um fechamento do ano que acabou?

Acima de tudo, isso com certeza te trará insights sobre aspectos do planejamento que devem permanecer porque deram certo e ações que devem ser tomadas para erros ocorridos.

Organize as receitas e despesas (caso você não tenha feito isso ao longo do ano) e faça uma análise dos balanços financeiros, da estrutura de custos do negócio e do desempenho da sua equipe.

Defina objetivos e metas na hora de fazer o seu planejamento financeiro

Após uma análise interna e externa do ano que passou, hora de olhar para o futuro.

Faça o exercício de analisar o mercado e as expectativas que existem para o seu setor no ano que está por vir.

A princípio, tenha em vista os objetivos do negócio, faça um desdobramento e defina as metas – lembrando sempre que elas devem ser desafiadoras, porém atingíveis.

A partir desses objetivos e metas que você vai definir as ações para o próximo ano, seu orçamento e tamanho da equipe.

Faça um calendário de ações promocionais

Uma vez que você tem a meta de receita em mãos, é hora de convidar outras áreas da empresa (se houver) e criar um calendário de ações promocionais que vão ajudar a atingi-la.

Resumidamente, essas ações, bem como os eventos que a empresa irá participar, devem constar no orçamento, afinal, são investimentos essenciais para o alcance do objetivo do negócio.

Use uma ferramenta de gestão financeira no seu planejamento financeiro

Como você já viu, usar um software para automatizar processos que antes tomavam tempo é essencial para que gestores possam ter um olhar estratégico para a atividade.

Além da automatização, você terá outros benefícios como por exemplo: processos financeiros definidos, arquivos salvos em nuvem com segurança e fácil acesso e toda a informação necessária para a contabilidade organizada.

Dica bônus de planejamento financeiro

[DICA BÔNUS] Faça investimentos com a menor taxa do mercado

Fez o plano orçamentário e percebeu que vai precisar de capital de giro?

Ou que aquele investimento necessário para sua empresa crescer não vai caber no fluxo de caixa?

Nessas horas é preciso recorrer ao empréstimo para que sua empresa não deixe de crescer. Existe uma modalidade que é a mais saudável para pequenas e médias empresas, o Crédito com Garantia de Imóvel.

Também conhecido como home equity, o crédito com garantia de imóvel (ou apenas CGI) é a modalidade de empréstimo que possibilita o uso de um imóvel como garantia na operação para conseguir melhores taxas, maiores prazos e outras condições facilitadas para quem está precisando de crédito.

Onde conseguir Crédito com Garantia de Imóvel?

A nossa indicação é a nossa parceira Bcredi, a maior especialista em crédito imobiliário no país. Aqui vão algumas das vantagens de escolher essa fintech:

  • Taxas a partir de 0,99% ao mês + IPCA
  • Até 15 anos (180 meses) para pagar
  • Primeira parcela só após 90 dias
  • Empréstimos de R$ 30 mil a R$ 4 milhões
  • Possibilidade de renda combinada de Pessoa Física e Jurídica
  • Possibilidade de uso de imóveis de terceiros
  • Concessão de crédito para negativados – caso você precise quitar dívidas
  • Processo 100% online e descomplicado
  • Atendimento em todo o Brasil

Acessando o simulador da Bcredi, você pode simular as parcelas do seu empréstimo quantas vezes quiser e escolher as condições que mais se encaixam no seu orçamento.

Veja aqui alguns exemplos de simulação:

Valor do empréstimo (R$) Valor das parcelas (R$)
30 mila partir de 480, 14
100 mila partir de 1.558,47
500 mila partir de 7.789,72

Não é preciso abrir mão do crescimento para poupar

É muito comum encontrar nas empresas um pensamento no qual tudo o que não traz um retorno direto é encarado como despesa.

Mas é preciso mudar e olhar para as suas finanças de forma estratégica.

Portanto, ao fazer um planejamento financeiro, coloque na ponta do lápis todos os investimentos que precisa fazer para que o negócio possa crescer e, com cautela, inclua esses investimentos no seu plano.

Por fim fique de olho nas tendências do mercado e faça das fintechs suas aliadas na hora de colocar seu plano em prática!

Artigo atualizado em 16 de Abril de 2021.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

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