Diferenças entre custos e despesas: tudo o que você precisa saber sobre eles

Mostraremos as diferenças entre custos e despesas com o intuito de ajudar você a administrar o seu setor financeiro.

No último texto do nosso Blog, trouxemos de forma breve a importância de entender de que forma os custos variáveis podem impactar no seu negócio, mas antes de entrarmos nesse detalhe novamente, vamos aprender a classificar, de uma vez por todas, as diferenças entre custos e despesas.

O que são custos?

Em primeiro lugar, é tudo o que uma empresa precisa gastar para conseguir prestar um serviço ou vender um produto.

Uma companhia que presta serviços, custos são as ferramentas que não podem faltar para que esse serviço seja prestado e as pessoas responsáveis diretamente por essa entrega. Em resumo, os custos podem ser classificados em fixos e variáveis.

Em uma empresa de manutenção de ar condicionado, por exemplo, custos são: as peças necessárias para realizar a manutenção e o técnico que se dirige até os locais para prestar o serviço.

O que são despesas?

Todos os gastos que a empresa tem e que não estão relacionados diretamente com o serviço prestado ou o produto vendido de tal forma que elas também podem ser fixas ou variáveis.

Seguindo o exemplo acima, todas as outras contas desse negócio, como luz, aluguel, condomínio, empréstimos, telefone e internet, são despesas.

Portanto, as demais saídas de capital que não têm envolvimento com a entrega final podem ser despesas administrativas, financeiras ou comerciais – a classificação varia de acordo com a fonte de cada uma.

Em resumo, para definir o que é custo e o que é despesa, é interessante pensar se o gasto em questão faria com que a empresa deixasse de produzir ou prestar o serviço. Se a resposta for sim, estamos falando de um custo. Caso contrário, é uma despesa.

Ferramenta gratuita: Você está fazendo a conta certa para definir o preço de venda dos seus produtos?

Por que é tão importante saber diferenciar custos e despesas?

Em suma, esses conceitos são fundamentais para realizar as demonstrações financeiras de forma correta, identificando a margem de contribuição – um dos indicadores mais importantes sobre a rentabilidade de um negócio.

Leia também: O que é margem de contribuição?

Em empresas do Simples Nacional, por exemplo, a margem de contribuição é basicamente o resultado da conta:

Margem de contribuição = Receita total – (Impostos + Comissões) – Custos

Ou seja, se o empreendedor não sabe exatamente o que são os custos do seu negócio, a margem de contribuição provavelmente está errada.

Dessa forma, em uma tomada de decisão para aumentar os resultados, o corte de custos pode impactar diretamente na capacidade da empresa de gerar receita. Por isso, quando for necessário, uma boa dica é pensar em diminuir as despesas ou trocar os custos antes de cortá-los efetivamente.

Agora que você já sabe classificar a diferença entre custos e despesas e, principalmente, a importância e o impacto que isso tem no seu negócio, fica mais fácil tomar decisões assertivas quando for necessário.

Continue acompanhando os conteúdos do nosso Blog e conte conosco para ajudar a sua empresa a crescer ainda mais e garantir muito sucesso!

Sobre a Celero

A Celero é uma plataforma de automação financeira que oferece os recursos de um sistema de gestão de alta tecnologia e a capacidade técnica de especialistas da área financeira que acompanham as rotinas diárias de seu negócio. Oferecemos tempo para que o empreendedor se dedique a atividade chave do negócio e dados para auxiliar a construir a melhor estratégia possível para empresa.

Clique aqui e descubra como otimizar o tempo que você gasta com a gestão financeira empresarial.


Joao_Henrique_Tosin

João Tosin
CEO – Chief Executive Officer na Celero
É administrador, financista, empreendedor e apaixonado por PME’s. Quer revolucionar o jeito que empresários gerenciam as finanças de suas empresas.

Celero

A Celero é uma empresa que ajuda pequenos & médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar.

Follow Me