As vantagens da gestão de ponto

Tanto para pequenas e médias empresas quanto para multinacionais, a automação de processos é cada vez mais uma realidade. Tornar atividades burocráticas em processos automatizados possibilita que a instituição ganhe escalabilidade, padronização e tempo para se dedicar ao seu core business.

E essa é uma das vantagens da gestão de ponto dentro de uma empresa.

Não adianta buscar inovação, tecnologia e praticidade em produto, planejar o crescimento financeiro, e as demais áreas, como o departamento pessoal, não acompanharem.

Entre uma das atividades que mais consomem tempo dos pequenos empreendedores e profissionais de RH está o ponto dos colaboradores.

Segundo a CLT e o Ministério do Trabalho, todas as empresas que tem mais de 10 colaboradores são obrigadas a ter um sistema de controle de ponto, no entanto, em caso de processo trabalhista, as PME´s são as maiores impactadas porque o fluxo de caixa é menor, ou seja, um processo trabalhista pode quebrar uma pequena empresa.

Solicitação de correções, ajustes e abonos, atestados, justificativas, cálculo de horas extras em métodos tradicionais ocupam em média uma semana, enquanto em sistemas mais modernos, como o ponto online, o fechamento é feito em um dia.

Conheça as 6 vantagens da gestão de ponto para a sua empresa

Existem diversas outras vantagens da gestão de ponto automatizada. Abaixo listamos as principais:

Gestão em tempo real

Possibilita ao gestor saber tudo o que está acontecendo no momento que elas ocorrem. É possível conferir todas as jornadas de forma rápida e prática. Por exemplo, caso o colaborador não faça os intervalos corretamente, o administrador cadastrado é avisado. Você não precisa esperar até o final do mês para corrigir a situação.

Sistema blindado antifraude

A fraude no ponto é outro problema muito grande, não importa o tamanho da empresa, em caso de auditoria, as documentações da empresa precisam estar seguras, armazenadas em servidores com padrão internacional sem ter que pagar uma fortuna por isso. Com sistemas como o Pontomais, não há risco de perda de arquivos.

Além disso, muitos sistemas oferecem a possibilidade de registro por reconhecimento facial, ou QR code. Comprovantes que garantem uma maior veracidade da informação.

Informação de geolocalização

Em cada ponto do colaborador, ter informações sobre a geolocalização, ajuda com que  os gestores consigam ter certeza de que funcionários externos realmente estão onde deveriam e no horário combinado. Uma comprovação tanto para a empresa quanto para o funcionário.

Relatórios gerenciais

Para contribuir nas decisões estratégicas, os sistemas de ponto online possuem dashboards com as informações mais relevantes sobre sua equipe. Desse modo, os líderes conseguem relacionar a produtividade do colaborador com os indicadores de jornada oferecidos.

100% dentro da lei

Uma das principais causas de processos trabalhistas no Brasil é o erro no ponto. Os sistemas de ponto online costumam ser totalmente de acordo com as exigências das Portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho referentes ao controle de ponto online e gestão de jornada.

Além disso, ao fechar o ponto em um dia, e receber informações em tempo real, o ponto estará também de acordo como eSocial.

Custo-benefício da gestão de ponto

Pense em cada hora trabalhada com o fechamento de ponto que poderiam ser utilizadas de maneiras mais produtivas e estratégicas. Calcule o custo do tempo desperdiçado com rotinas burocráticas.

Além disso, softwares de ponto online costumam oferecer planos de preços bastante competitivos, ainda mais se a contratação for dos planos anuais, que possuem até 17% desconto.

Que tal testar?

Se a sua empresa ainda está em dúvida em qual método ou sistema de ponto utilizar, uma boa dica é fazer testes. Uma das melhores empresas de gestão de jornada do mercado é a Pontomais. Eles oferecem 14 dias para você utilizar gratuitamente o plano completo.


Celero Automação Financeira

Celero Automação Financeira
A Celero é uma plataforma de gestão e automação de processos financeiros para pequenas e médias empresas.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Follow Me