O controle de ponto pode gerar economia no orçamento da sua empresa?

O controle de ponto pode gerar economia no orçamento da sua empresa?

Sua empresa realiza o controle de ponto dos colaboradores de maneira eficiente?

Apesar de ser um processo burocrático com exigências legislativas, ainda é possível inovar na sua execução, otimizando demandas cotidianas e garantindo a economia no orçamento da organização.

Segundo o Art.74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), toda empresa com mais de 20 funcionários precisa registrar o horário de trabalho dos colaboradores.

Isso não quer dizer, necessariamente, possuir um livro de ponto.

Na verdade, é um engano pensar que fazer esse registro manualmente é a opção mais econômica para a empresa.

E como realizar um processo burocrático de forma inovadora e eficiente?

Neste artigo, você vai entender como o controle de ponto pode gerar economia no orçamento da sua empresa.

Quais os tipos disponíveis?

Atualmente, a CLT não determina um tipo específico de controle de ponto, podendo ser feito através de registro manual, mecânico, eletrônico ou alternativo.

Conheça melhor cada um deles:

  • Controle de ponto manual: como o próprio nome já diz, esse registro é feito manualmente no Livro de Ponto, em que o próprio colaborador anota seus horários de entrada, almoço e saída, juntamente com a sua assinatura;
  • Controle de ponto mecânico: na alternativa mecânica, o registro das informações é feito pelo relógio de ponto, uma máquina em que os funcionários inserem seus cartões individuais nos horários determinados; 
  • Controle de ponto eletrônico: com uma proposta mais moderna, o controle de ponto eletrônico registra os horários dos colaboradores por aproximação de cartão ou biometria;
  • Controle de ponto alternativo: também conhecido como ponto online, esse modelo é o mais completo do mercado atualmente. Utilizando a tecnologia a seu favor, o sistema é capaz de registrar os horários dos colaboradores por diferentes aparelhos, permite o gerenciamento de jornada em tempo real, além de oferecer inúmeros outros benefícios.

O controle de ponto é o sistema responsável pela gestão de jornada do colaborador.

Ele permite que empresa e funcionário administrem os horários de entrada, saída, almoço, pausas, horas extras e demais informações que impactam diretamente na folha de pagamento dos funcionários.

O controle de ponto online garante que a empresa está funcionando conforme as leis trabalhistas.

Além disso, reduz a possibilidade de registros imprecisos e de erros no cumprimento da carga horária individual, o que aumenta a produtividade da equipe e impacta diretamente nos resultados da companhia. 

Como o controle de ponto influencia o orçamento da empresa?

A primeira resposta que vem à mente para essa pergunta é que o orçamento da empresa engloba os gastos com ferramentas ou equipamentos de controle de ponto.

Logo, seguindo essa lógica, muitos profissionais ainda acreditam que a gestão de ponto manual é a opção mais rentável para a empresa.

No entanto, o controle de ponto manual é um método altamente suscetível a erros, além de demandar muito tempo do RH para o fechamento da folha de pagamento no fim do mês.

É aí que vêm à tona os outros gastos envolvidos no controle.

Implementação, manutenção, reposição de equipamentos, tempo de dedicação dos colaboradores responsáveis por essa demanda, tudo isso impacta o orçamento da organização e deve ser levado em conta na hora de escolher a melhor opção de controle de ponto.

Não tem certeza de quanto custa o controle de ponto da sua empresa? Descubra agora mesmo com a Calculadora de Gastos da Pontomais.

Duas coisas são certas sobre o mercado atual:

  1. Tempo é dinheiro.
  2. A transformação digital já é uma realidade.

Por isso, adotar ferramentas que possuem a tecnologia como aliada e ajudam a otimizar as horas de trabalho é essencial para criar rotinas e processos eficientes para os colaboradores e a organização

Qual a melhor opção de controle de ponto?

Agora que você já sabe quais são os tipos e como essa escolha impacta o orçamento da empresa, a questão é: qual a melhor opção para a sua organização?

Pensando em gerar economia no orçamento da empresa, otimizar a rotina dos colaboradores e reduzir as possibilidades de erro e imprecisão nos registros, o controle de ponto online é a opção mais completa, segura e eficaz disponível.

Com sistemas de controle de ponto online como o da  Pontomais, o profissional de RH:

  • Faz a gestão das jornadas dos colaboradores em tempo real;
  • Evita fraudes e mantém a segurança dos dados com informações de geolocalização e registro por reconhecimento facial ou QR code;
  • Mantém a empresa dentro das exigências das leis trabalhistas;
  • Emite relatórios gerenciais completos para tomar decisões mais assertivas;
  • Dispensa gastos desnecessários com manutenção e instalação de equipamentos.

Além disso, é possível realizar o fechamento do ponto em poucos cliques, otimizando o tempo que, antes, era desperdiçado em processos burocráticos manuais.

Assim, os setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal podem focar no que realmente importa: as pessoas.

Quer começar a dedicar o seu tempo ao desenvolvimento dos colaboradores e da sua empresa?

Então conheça a Pontomais, uma das melhores empresas de gestão de jornada do mercado, e faça um teste gratuito do plano completo por 14 dias.

Este artigo é uma parceria de conteúdo da Pontomais com a Celero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *