Nas últimas semanas, publicamos em nosso blog um texto sobre como tirar uma empresa em dificuldades financeiras do vermelho.
Sabemos que o processo é possível, mas não tão simples assim, então criamos uma série de conteúdos para te ajudar a tirar sua empresa do vermelho.
Durante os próximos meses traremos algumas dicas mais específicas para que você possa acompanhar o passo a passo e não perder nenhum detalhe sobre essa evolução. Como diria algum pensador contemporâneo, “a caminhada é longa, mas a vista é incrível”, então não perca mais tempo e confira como tirar uma empresa do vermelho rumo ao sucesso!
1. Comece do começo
Parece óbvio, mas o primeiro passo precisa ser dado com muita cautela. Primeiramente, você deve saber onde está para poder tirar uma empresa do vermelho!
Você deve avaliar cada momento da sua empresa: desde o dia 1, quando tudo parecia muito claro, os objetivos estavam definidos e a vontade de dar certo superava o medo dos pequenos problemas cotidianos, até o dia em que você percebeu que alguma coisa precisava mudar nesse meio tempo para conseguir recuperar seu negócio.
Mas, e que horas você vai fazer isso? Afinal, a análise leva tempo, e tempo é uma coisa que você, ou metade dos empresários do Brasil, não tem de sobra.
Em primeiro lugar, acredite em nós, você não vai conseguir fazer uma revisão completa do seu modelo de negócios em uma ou duas horas – e se conseguir, é bem possível que o resultado não seja dos melhores.
Por isso, o ideal é que você invista pelo menos cinco horas na semana levantando todos os pontos para poder dar início ao plano. A dica aqui é tentar fazer isso antes ou depois do horário de expediente, para que não atrapalhe sua rotina.
2. Olhe para dentro de casa
Avalie todas as áreas da sua empresa: comercial, financeira, operacional, marketing, administrativa etc. Entenda quais são os pontos de dor, e o que já deu certo e o que já deu errado em cada uma delas.
Ah, seja como for não pense em redução de custos agora – estamos apenas tratando de planejamento e problemas operacionais.
É muito provável que você encontre os maiores problemas e melhorias na área em que você é especialista, afinal, conhece como a palma de sua mão, não é mesmo?
Mas sabemos que existem outros departamentos com dificuldades e pontos de evolução. Dessa forma, para te ajudar a tirar sua empresa do vermelho, convide seus colaboradores para conversar sobre seus departamentos em específico.
Sem preconceitos, escute o que eles têm a dizer! Muitas vezes existem soluções dentro de casa, que passam despercebidas por conta da correria do dia a dia.
Seguindo as orientações, em mais ou menos duas semanas é muito provável que você tenha informações suficientes para começar a pensar no plano de ação que vai te ajudar a tirar a empresa do vermelho.
3. Olhe para fora de casa
O mercado está em constante evolução: novos concorrentes aparecem todos os dias e o cliente está cada vez mais exigente – ele tem muito mais informação na mão e está disposto a discutir sobre o produto ou serviço que pretende adquirir.
O que isso significa? Que arrumar a casa para o mercado de ontem, provavelmente vá trazer novos problemas amanhã.
É de extrema importância entender quais foram as evoluções do seu segmento, quem está dividindo o mercado com você, quais as práticas de mercado atuais e como o seu público está reagindo aos seus produtos.
4. Converse com seus ex-clientes
Descubra quais foram os motivos pelos quais eles te deixaram, e com quem estão trabalhando no momento. Essa pesquisa vai te ajudar a entender se o modelo do seu negócio precisa ser alterado e pode facilitar as formas de você tirar a empresa do vermelho.
5. Procure seus concorrentes
Descubra sobre seus fornecedores e o que fizeram nos últimos anos. Eles não vão te dar os segredos dos negócios, mas a troca de figurinhas é sempre produtiva. Você pode se surpreender com esse tipo de conversa.
6. Pesquise novas tendências de mercado
Entenda para onde seu segmento encaminha e avalie quão atualizada sua empresa está perante o seu nicho. É muito difícil aceitar que você está atrasado, ou antiquado se comparado aos seus concorrentes, mas se eles estão crescendo e você não, é preciso abaixar cabeça e aceitar que a mudança é necessária para evolução de qualquer empresa.
7. Participe de feiras e eventos
Tanto do seu segmento, quanto do segmento de seus clientes. Assim você se atualiza, faz network e tem chance de falar da sua empresa para pessoas que ainda não a conheciam.
Você já tem bastante coisa para colocar no papel, certo? Mas o caminho para tirar sua empresa do vermelho não termina por aqui. Por isso, siga as orientações desse texto e continue nos acompanhando na série de conteúdos sobre como tirar sua empresa do vermelho!