Para entender o que é planejamento estratégico, o primeiro passo é compreender que esse termo se refere a um processo sistêmico que ajuda na definição da melhor estratégia para que uma organização alcance seus objetivos e alcançar o sucesso. Pensando nisso, no artigo de hoje você confere em detalhes o que é esse planejamento e como você pode colocá-lo em prática.
O que é o planejamento estratégico?
Planejamento estratégico consiste no estabelecimento de metas, ações e na mobilização de recursos financeiros ou materiais para atingir determinado objetivo maior, que pode definir o sucesso de um empreendimento ou organização.
Quais os tipos de planejamento estratégico?
Para entender de maneira prática qual tipo de planejamento estratégico mais combina ou faz sentido para sua realidade de vida ou profissional, é importante saber quais modelos existem e como eles funcionam.
A seguir você confere alguns dos tipos mais conhecidos e utilizados:
Planejamento tático
O planejamento estratégico tático busca desenvolver uma visão para unidades de negócio ou de departamentos, por exemplo. Isso quer dizer que ele foca no médio prazo e nas definições das ações principais para melhoria de uma área ou departamento.
Planejamento operacional
Já o planejamento operacional está ligado às tarefas de rotina da organização ou instituição. O foco dele é no curto prazo, então suas ações são para a realização de objetivos muito mais específicos para o negócio.
Planejamento situacional
Esse tipo de planejamento inicialmente foi pensado para desafios da administração pública, mas hoje ele é muito utilizado por diversos tipos de negócios e organizações. Ele consiste na aplicação de planos de ação para adaptar a realidade existente ou em sua reformulação, levando em consideração as variáveis situacionais. Isso quer dizer que é baseado no presente, na realidade atual de uma empresa, por exemplo.
Quem precisa de planejamento estratégico?
Você pode estar lendo esse artigo e se perguntando como saber se o seu negócio ou empresa precisa de um planejamento estratégico. Por isso, o principal ponto é entender que esse planejamento é para organizações e empreendimentos que desejam crescer e se desenvolver como eficiência e organização.
Ou seja, o planejamento é para garantir que o crescimento do negócio seja gradativo, por isso ele é ideal para empresas que recebem investimentos ou que estão investindo no desenvolvimento de suas equipes profissionais, por exemplo.
Assim, ele permite um melhor entendimento da estratégia, facilita o entendimento da mesma e ainda é capaz de motivar os colaboradores da organização que o implementou.
Por que fazer um planejamento estratégico?
Seguindo a mesma linha dos motivos para entender quem precisa de um planejamento estratégico, o porquê você precisa desse planejamento é outro fator muito importante. Pensando nisso, a seguir você confere alguns dos principais motivos e como eles podem ser sanados com o planejamento.
Identidade
Uma empresa que investe e implementa um planejamento estratégico, consegue colocar todos os seus colaboradores na mesma página. Isso faz com que eles caminhem na direção de realizar o mesmo objetivo.
Essa prática fortalece a identidade da empresa, pois quem faz parte da organização sabe onde ela pretende chegar e quais passos seguir para isso, já que eles são definidos no planejamento. Assim, todos são capazes de abraçar e defender a causa, se esforçando para alcançar o objetivo maior.
Mapear objetivos e metas
Quando um planejamento é criado, metas e objetivos também são determinados. Tudo isso é pensado de acordo com a realidade da empresa, para que as formas de alcançar esses desafios sejam possíveis para os realizadores.
Essas metas e objetivos costumam envolver todos os membros da organização e levam para um propósito maior, que pode estar relacionado ao crescimento, faturamento ou desenvolvimento do negócio.
Traçar estratégias
Como citado no tópico anterior, as metas e objetivos visam alcançar algo. Para que isso seja possível, uma estratégia precisa ser desenvolvida. Durante o planejamento é possível analisar o que vai ser feito para alcançar, assim uma estratégia é criada, tornando possível a realização das tarefas necessárias.
Quais os benefícios do planejamento estratégico?
Esse planejamento traz muitos benefícios para qualquer organização, mas existem as principais vantagens, que você pode conferir a seguir:
Organização
Ele permite que a empresa ou equipe possua uma visão mais didática e real dos objetivos estabelecidos. Assim, esse planejamento passa a ser algo palpável e tangível, ficando mais fácil de definir além da teoria, podendo ser visualizado de forma prática, na realidade de cada colaborador.
Comprometimento
Uma organização que tem um planejamento estratégico para seguir, é uma organização com maior grau de comprometimento, já que podem participar do processo de crescimento do negócio. Além de tornar os funcionários mais engajados, pois eles sabem onde podem chegar e devem chegar.
Prevenção de problemas
Quando um planejamento é realizado, as ações já estão previstas, o que facilita imaginar o cenário futuro e obstáculos que podem aparecer. Isso permite que soluções também já possam ser pensadas, caso os problemas venham a surgir.
Produtividade
Uma das vantagens é melhorar a produtividade, sem sobrecarregar a equipe. Quando se faz um planejamento, você já sabe quais passos serão seguidos e pode definir a prioridade de cada um deles, de acordo com as necessidades mais urgentes e menos urgentes. Também pode organizar a equipe de acordo com o que cada pessoa faz de melhor, melhorando o foco, otimizando tempo e incentivando os funcionários. Esse é o combo capaz de melhorar a produtividade do time.
Economia
Esse é um ponto importante, quando algo é planejado, o desperdício diminui, já que se reduz os gastos tanto de tarefas como de recursos investidos. Sem falar que erros que poderiam causar retrabalhos, costumam ser evitados.
Como fazer um planejamento estratégico?
Você pode conferir alguns passos para implementar um planejamento estratégico:
Diagnóstico
Quando esse planejamento é realizado, ele permite um diagnóstico mais detalhado e preciso da realidade da empresa. Assim é possível apontar as fraquezas e forças da organização. Isso permite que ameaças sejam antecipadas e riscos diminuídos por meio de um plano estabelecido no planejamento.
Filosofia e diretrizes estratégicas
Nessa etapa são definidas questões importantes, como a missão, visão e os valores da organização. Estabelecer esses pontos é importante para deixar colaboradores e clientes na mesma página, entendendo o propósito da empresa e as soluções que o negócio visa oferecer.
Metas e indicadores
O planejamento estratégico permite que metas e indicadores sejam definidos, esses indicadores, na maioria das vezes numéricos, permitem o acompanhamento dos resultados. Dessa forma, os indicadores permitem que as metas sejam monitoradas e os objetivos estratégicos sejam alcançados como o planejado.
Projetos e processos
Com essa prática é possível desenvolver planos de ação que vão viabilizar o alcance dos objetivos estratégicos, com datas já previstas e com os responsáveis por cada processo possam ser estabelecidos. Isso permite que exista uma priorização de tarefas e demandas.
Controle e gestão
Um dos principais benefícios de um planejamento estratégico é permitir uma melhor gestão e um maior controle das metas, tarefas e atividades da empresa. Assim, os resultados são acompanhados mais de perto, com maior atenção e buscando sempre implementar ações que permitam chegar a meta de forma mais rápida e eficiente.
Como implementar o planejamento estratégico?
Escolha as pessoas envolvidas
Definir quem são os envolvidos é importante, sempre levando em consideração quem são as pessoas necessárias e seus talentos para ajudar na implementação prática do projeto. Esse passo é importante para que ninguém envolvido se sinta sobrecarregado ou que não está ajudando. Assim, a energia gasta com o projeto vai ser bem aproveitada para alcançar o objetivo estratégico maior.
Prepare o calendário
Outro ponto fundamental é definir datas e prazos de entregas de projetos que façam parte do plano definido. Assim, as pessoas envolvidas conseguem se organizar para entregar projetos no prazo e realizar as demandas necessárias para o objetivo ser alcançado com eficiência, sem correria ou atraso. Já que ao criar um calendário, deve ser levado em consideração o tempo que as atividades levam para serem realizadas.
Escolha as ferramentas certas
O próximo passo é definir quais ferramentas serão necessárias para colocar o plano em prática, avaliar quais são as ideias, com melhor custo e benefício e facilidade de implementação e adaptação. Muitas ferramentas ajudam a otimizar o tempo e o trabalho dos colaboradores.
Motive e comunique as pessoas
A motivação faz parte desse processo e é um diferencial importante. Ações de confraternização quando metas são alcançadas, certificações e reuniões de projeto que reconheçam a importância de cada participante, são tarefas simples, mas que incentivam e pessoas engajadas entregam resultados melhores.
O que pode atrapalhar o planejamento estratégico?
Falta de conhecimento
Algumas pessoas acreditam que a gestão estratégica não se enquadra no seu modo de trabalho e que colocar um planejamento em prática não é possível dentro da sua realidade de trabalho. Quando todos estão na mesma página e entendem o que é o planejamento estratégico e seus benefícios, a aplicação dele é bem mais fácil e eficiente.
Falta de planejamento
Não planejar vai contra o planejamento estratégico em todos os sentidos. Planejar é muito mais que definir datas e tarefas, significa pensar e estabelecer as metas, indicadores, responsáveis e os custos do projeto.
Falta de tempo
Colocar um planejamento estratégico em prática consiste em priorizar algumas demandas e ter tempo para realizá-las. Assim, o tempo usado para planejar, sempre vai ser menor que seria desperdiçado quando não existe planejamento. Como também pode evitar tarefas repetitivas.
Resistência à mudança
Quando se cria um planejamento é claro que com ele surgem novos objetivos e metas, por isso resistir às mudanças, que vem com os novos objetivos é um caminho contrário ao sucesso. Quando algo é planejado, cenários são imaginados e a chance de erro é bem menor, por isso o planejamento é importante e por isso ele deve ser seguido.
Exemplo de planejamento estratégico
A seguir você confere o modelo de planejamento estratégico que você pode seguir e adaptar para sua realidade:
- Objetivo: aumentar a taxa de retenção de clientes em 1 ano
- Diagnóstico: muitos clientes estão contratando o plano mensal e não os planos semestral ou anual
- Estratégias:
- Reestruturar o padrão de comunicação do comercial
- Investir na retenção e na fidelização de clientes atuais
- Ações:
- Aplicar uma pesquisa de persona com clientes e leads quentes
- Criar um programa de fidelidade com benefícios
- Desenvolver estratégias de conteúdo para educação do público-alvo
- Capacitar a equipe de customer success.
Como a tecnologia pode ajudar o planejamento estratégico?
Atualmente existem plataformas que auxiliam na aplicação do planejamento estratégico. Desde softwares administrativos a sistemas de gestão financeira.
A principal vantagem de usar a tecnologia nesses processos é que ela permite a otimização do seu tempo e do trabalho, pois as chances de erros nas projeções dos projetos são bem menores com o uso da inteligência artificial.
Sem falar que ter tudo centralizado numa plataforma melhora a organização e o controle, dois pontos que já foram citados anteriormente como importantes para a aplicação de estratégias.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é um planejamento estratégico, quais suas vantagens, sua estrutura e como ele pode ajudar seu negócio, que tal colocar o que aprendeu aqui em prática na sua organização?
Gostou do artigo? Que tal compartilhar nas redes sociais? Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários!
Conteúdo muito bom, objetivo.
Obrigado Wander! Muito bom saber que o nosso conteúdo está ajudando 🙂
achei ótimo esse celero.
È de agradecer, pois este conteùdo è de extrema importancia.
Muito bem detalhado esse post do celero, continuem assim. Parabéns