Mercados com potencial de crescimento e retração

A Dcode EFC Analysis decodificou a economia em tempos de COVID-19 para que façamos uma breve reflexão sobre os mercados com potencial de crescimento e de retração nesse momento.

Mercados com potencial crescimento

Suprimentos Médicos e Serviços Médicos

Inegável que com um problema sanitário os recursos tanto na união quanto dos cidadãos (e parte dos recursos empresariais) são revertidos para suprimentos médicos ou serviços de saúde, esse, portanto, é o mercado que mais tem potencial de crescimento nesse momento.

Processamento de Comida, Alimentação e Delivery

A princípio, o mercado de alimentação precisou se adaptar rapidamente, passaram pela transformação digital de maneira forçada e, infelizmente, quem não conseguir se adaptar à esse novo modelo está fadado a ficar pelo caminho.

Por conseqüência, os pedidos de delivery irão aumentar cada vez mais.

Cuidados Pessoais e Healthcare

Em tempos de quarentena aumenta o cuidado pessoal. Nesse sentido, isso se dá por questões psicológicas e também pelos protocolos de prevenção de doenças.

Educação à distância tem um grande potencial de crescimento

Educação à distância

Com o público em isolamento explodiu a procura por ensino à distância (e também a oferta), se você não aproveitou os inúmeros cursos online gratuitos que foram liberados, corra.

Ao passo que essa é uma tendência que virá pra ficar.

Quem não tinha tido a experiência de fazer um curso online e tomou a decisão de fazer nessa quarentena quebrará uma série de preconceitos com a modalidade e passará a adotá-la mesmo quando a quarentena passar.

Plataformas de trabalho remoto é um mercado com potencial de crescimento forte

Com a remodelagem das empresas e o envio de profissionais para a modalidade home office, a procura por plataformas de produtividade cresceu vertiginosamente para comunicação, video-conferência, compartilhamento de dados, etc.

Só que muitas empresas não estavam preparadas para a transformação digital, sendo obrigadas a fazer agora, a adoção dessas ferramentas que provavelmente continuarão após a quarentena.

Tecnologia / Internet

Para dar conta da demanda das empresas que direcionaram seus colaboradores para home office, uma estrutura tecnológica maior foi demandada.

Há inúmeros relatos da quantidade de novas solicitações de ponto de internet ou upgrade de planos.

Há também relatos do aumento de venda de notebooks (a maioria das empresas que possuem computadores desktop ou estão enviando os computadores ou adquirindo notebooks para enviar às casas dos colaboradores).

E-commerce / Vendas Online

Por fim, e não menos importante, com todo mundo em casa as compras pela internet cresceu absurdamente.

Sem a quantidade de interrupção do dia a dia, temos mais tempo para pesquisar, navegar na internet e sermos impactos por propagandas/campanhas de itens que pesquisamos ou acessamos.

Mercados com potencial retração

Agricultura

Podemos considerar a agricultura no meio termo: é provável que o consumo por commodities agrícolas seja maior do que a agricultura perecível.

Para o pequeno e médio, o que fará a diferença é a capacidade de vender pela internet e entregar à domicílio.

Mercado agrícola

Óleo e Gás

Com o isolamento há menos carros nas ruas, logo, a oferta de óleo e gás aumenta, mas o consumo diminui e o preço despenca (já estamos vendo isso na prática nos postos de gasolina por aí).

Um ponto positivo nisso para o consumidor é que o mercado acabará ficando mais equilibrado quanto ao valor praticado quando tudo isso passar.

Educação Tradicional

Estruturas físicas com um custo muito alto de manutenção das instituições de ensino tenderão a sofrer uma queda grande de circulação e receita.

A melhor forma de passar por tudo isso e ainda manter a empresa operando é digitalizar o mais rápido possível.

Manufatura (não essencial)

O prejuízo da manufatura está diretamente ligada ao ato de parar as máquinas e o tempo que essas máquinas ficarão paradas.

Toda manufatura que não seja essencial ou que tenha relação com outros nichos que também enfrentam queda, sofrerá um impacto maior.

Construção / Mercado Imobiliário

Enquanto o mercado de construção continua ativo (mas já enfrentando desaceleração), o mercado imobiliário de forma geral enfrenta desaceleração brusca (principalmente a parte de locação).

É importante pesquisar e ler à respeito desse mercado em particular antes de tomar decisões e fazer movimentações.

Automóveis

O mercado de automóveis será impacto diretamente por essa crise (não só pela redução de compra e venda), mas também de todo o mercado que gira em torno (manutenção, compra e venda de peças, locação etc).

Essa indústria em particular precisará ser reinventada depois dessa crise. A consciência coletiva enxergará mobilidade por novos primas depois da pandemia.

Aviação / Marítimo

O mercado de aviação e náutico sofreu forte impacto. Aqui no Brasil, os cortes chegaram a 90% dos destinos por algumas companhias aéreas. Porém, é um mercado que tende a re-aquecer rápido.

Já o mercado náutico de fretes sofre queda principalmente por causa da diminuição nos portos. Já a parte de lazer, compra e venda desse setor também sofre forte impacto e desaceleração.

Turismo e Lazer

Talvez um dos mercados que mais sofra impacto imediato e com retomada progressiva no pós-crise. É uma demanda que se torna reprimida.

Empresas que tiverem condições de se manterem em tempos difíceis, provavelmente estarão aptas e bem posicionadas para atender a demanda reprimida.

Cabe ressaltar que em todos os nichos e mercados apontados, a transição digital se fará necessária.

Alguns mercados que até então consideramos tradicionais, terão que se inovar, redesenhando seus modelos de negócios, canais de comunicação, canais de entrega, ou seja, terão que redefinir a forma de gerar valor para seus clientes, públicos ou audiências.

Acreditamos que a crise trará a oportunidade que esses mercados precisam para evoluir.

Depois do planejamento de contingência, a palavra do jogo continua sendo PROTAGONISMO.

Conte conosco nesse momento!

Para receber outros conteúdos gratuitos referente a gestão finança durante o período da pandemia do COVID-19 produzidos pela a nossa equipe é só clicar aqui.

Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow Me