4 dicas para gerenciar o custo de obras na Construção Civil

4 dicas para gerenciar o custo de obras na Construção Civil

Quem atua na área de construção civil sabe que gerenciar o custo com obras é trabalhoso e os detalhes são muito importantes. 

Por isso, neste artigo, você vai conferir algumas dicas de como fazer esse gerenciamento de forma mais prática, simples e assertiva. 

Assim, muitos aspectos são levados em consideração, como os gastos a serem empregados no desenvolvimento do projeto, a compra dos materiais, a execução e o acabamento da obra.

Preparado para conferir todas as dicas sobre gerenciar custo de obras e mergulhar no mundo da gestão financeira na área de Construção Civil? 

Então vamos lá! 

1- O que levar em consideração para definir o custo de obras

Para fazer um gerenciamento estratégico, você deve começar a definir quais recursos cada etapa da obra consome. 

Sem falar que é necessário levar em consideração os possíveis imprevistos que costumam ocorrer durante o caminho.

A ideia é que seja possível antecipar todos os elementos que vão fazer empreendimento que será construído. 

Por esses motivos é tão necessário o controle e administração dos custos por parte de quem vai investir numa obra.

Além disso, ter um planejamento financeiro detalhado desses gastos vai auxiliar na execução da obra, para que não falte nada.

Isso quer dizer, que investir em programas de gestão financeira podem ajudar na capacidade de prever algumas situações típicas da construção civil.

2- Faça um planejamento

Um bom planejamento é responsável pelo sucesso da maioria dos empreendimentos, o que não vai ser diferente na área das obras da Construção Civil. 

Por isso, iniciar uma obra sem ter tudo planejado, por exemplo, definir o projeto arquitetônico, qual vai ser a equipe de trabalho, a quantidade de materiais e até mesmo o tempo para execução da obra.

Ter isso no papel e uma previsão de como vai ser feito e em quanto tempo, é o que vai definir o valor estimado de todo o processo. 

Outro aspecto positivo do planejamento é que ele ajuda na redução de custos, pois te ajuda a criar uma reserva de valor estimado para gastar na obra. 

Mas, também é importante trabalhar com um valor e deixar uma quantia de reserva, cerca de 10%, para arcar com possíveis custos excedentes.

Como gerenciar custo de obras

3- Tenha controle dos materiais 

Toda obra de construção civil precisa de materiais para ser executada. Por isso, o armazenamento e controle desses materiais deve ser feito de maneira cuidadosa.

Por exemplo, os canteiros de obras nem sempre são os locais ideais para deixar os materiais  que serão utilizados durante a construção da obra. 

Isso porque, eles, na maioria das vezes, sofrem com a incidência de chuvas e dos raios solares.

Sem falar, que ficam mais propensos a serem roubados, ação que é mais comum do que imaginamos. 

Assim, ter um galpão para estoque pode ser uma forma de evitar custos extras para repor possíveis materiais destruídos ou furtados. 

Outro aspecto importante é ficar alerta ao desperdícios de materiais ou uso exagerado de algo. 

Essas ações fazem parte do controle do material e ajudam a economizar com o custo de obras. 

4- Invista em programas de dados

Com os processos automatizados, sua empresa ganha com a diminuição de custos de obras extras com extratos e taxas de operações, já que as informações estão interligadas com os bancos. 

Os gastos causados por retrabalhos e erros operacionais também diminuem com a automação financeira. 

Além disso, é possível redirecionar a mão de obra que antes estava focada apenas nas rotinas financeiras para atividades mais estratégicas.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios que a automação financeira pode trazer para a sua empresa, só precisa encontrar um parceiro que te auxilie neste processo.

Por exemplo, nós, da Celero, oferecemos um fluxo de caixa automatizado, o cadastro de documentos em cinco segundos, o pagamento de contas em só dois passos, melhoria em processos financeiros internos, acompanhamento de indicadores de performance financeira e muito mais

O auxílio da automação permite que você tenha mais tempo para planejar estratégias lucrativas para sua empresa ou negócio.

Atualmente, a tecnologia é uma das principais aliadas na parte de precificação de obras e no gerenciamento financeiro.

Conclusão 

Agora que você já sabe como gerenciar o custo de obras já pode colocar as dicas desse artigo em prática. 

A área da construção civil envolve muito mais do que obras e materiais, ela precisa de uma boa gestão financeira e um planejamento estratégico. 

Quando você consegue aliar esses dois aspectos, o sucesso do seu negócio na área da Construção Civil é quase garantido. 

Curtiu o artigo? Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários e compartilhar nas redes sociais. 

Toda semana você confere conteúdos exclusivos aqui no Blog da Celero

Banner ilustrativo para agendar horário com a Celero
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *