Contas a pagar e receber: tudo o que você precisa saber

Hoje vamos falar sobre as contas a pagar e receber e como isso funciona na prática de uma empresa.

Planejar uma boa gestão financeira significa ficar atento aos pequenos detalhes: notar que cada ponto da operação pode fazer a diferença em uma empresa, analisar pontos específicos.

Sejam eles de grande ou pequeno impacto – e compreender que todos eles são fundamentais para melhorar os processos.

O cronograma de contas a pagar e a receber, por exemplo, é superimportante para quem busca ficar livre de descompassos e ter um fluxo de caixa ainda mais saudável.

Não sabe se sua empresa está enfrentando problemas de fluxo de caixa?

O primeiro indício é saber que recebe o suficiente pra suprir seus pagamentos e mesmo assim, viver com contas atrasadas, além de estar sempre no negativo.

Mas, calma! Em mais um conteúdo da nossa série de organização financeira, vamos mostrar como manter o cronograma das contas a pagar e a receber em dia.

Para que a sua empresa não tenha problemas relacionados a gastos e despesas. Vem com a gente!

Hora de levantar e organizar as informações

Antes de tudo, para planejar o cronograma de contas a pagar e a receber da sua empresa, é necessário fazer um levantamento de todas as suas despesas fixas no mês e suas respectivas datas de vencimento.

Ah, e se tiver qualquer dúvida sobre o que é custo e o que é despesa na lista de gastos do seu negócio, nós temos um texto que pode te ajudar!

Então, pegue aquela famosa planilha do Excel ou utilize suas plataformas para controle financeiro e se organize.

Liste todos os pagamentos, sejam eles os mais comuns, bem como água, energia, aluguel, salários e impostos, ou até mesmo os pagamentos específicos da sua empresa.

Veja a planilha que preparamos para ajudar você a organizar o seu controle financeiro.

Assim que tiver todas as informações de contas a pagar, é hora de olhar para as contas a receber.

Verifique em que datas normalmente sua empresa recebe e suas devidas liquidações.

É importante avaliar todas as formas de recebimento nesses casos, pois se você trabalha com vendas parceladas ou cartão de crédito, o dado necessário para elaborar esse controle é a data de liquidação.

Ou seja, a data que você realmente irá receber essa receita.

Pronto para começar as análises?

Com esses dados detalhados, você já possui quanto normalmente gasta em determinado dia ou semana e quanto está previsto para receber nesses mesmos períodos. Isso significa que você tem uma previsão fixa de lançamentos recorrentes.

Mas não para por aí! Para elaborar um cronograma é necessário analisar as datas dos vencimentos. Se sua empresa possui muitos vencimentos agrupados em uma determinada semana ou dia, é nesse período específico que você pode iniciar as mudanças.

Existem várias contas que possuem uma data específica para pagamento que não permitem alteração, como o pagamento de salários e impostos, por exemplo. Provavelmente durante a semana do 5º dia útil, você já sabe quais são os salários.

Benefícios e impostos trabalhistas que precisa pagar e, durante a semana do dia 20, normalmente se iniciam os pagamentos dos impostos.

Nessas duas semanas estão concentradas a maior parte das saídas da empresa. Então, o indicado é que existam recebimentos nesses períodos para suprir os pagamentos.

Sendo preciso identificar se as liquidações dos seus recebimentos estão de acordo com esses pagamentos.

Para os demais gastos, é importante que você faça um planejamento a partir dos seus recebimentos, o que exige a avaliação dos seus processos, visando sempre suprir os pagamentos com as receitas previstas. Distribua as contas ao longo do mês, levando sempre em consideração as reservas de receita ou recebimentos previstos.

Lembre-se também que as causas de descompassos de caixa podem acontecer por conta da inadimplência dos clientes ou por processos mal estruturados da sua empresa. Então, recomendamos que fique de olho nisso!

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Artigo atualizado em 19 de maio de 2021.


Celero

A Celero é uma empresa que oferta uma solução de gestão financeira empresarial (BFM) White Label para instituições financeiras, redes de franquias e revendas. Que leva todas as comodidades do Open Finance para o público PJ.

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