A conciliação bancária é uma das ferramentas mais importantes na gestão financeira de uma empresa.
Isso porque ela permite relacionar seu planejamento e controle financeiro com o que efetivamente está entrando e saindo da conta bancária.
Para fazer a conciliação bancária, são precisos três passos principais: lançamentos diários, análise do extrato bancário e detalhamento dos lançamentos, e por último, revisão e correção de possíveis inconsistências.
Parece muito simples, não é mesmo? Mas na prática a conciliação bancária exige atenção, disposição de tempo e muito conhecimento.
Para conferir com mais detalhes tudo o que você precisa saber sobre o processo e sobre como fazer a conciliação bancária da sua empresa, continue lendo este post!
O que é conciliação bancária?
Conciliação bancária nada mais é do que a relação entre o que tem no seu banco com o seu controle financeiro.
Esse processo tem como principal objetivo conferir e entender se tudo o que foi planejado está efetivamente acontecendo ou se há alguma inconsistência de informações.
Ao realizar esse processo é possível perceber se o saldo bancário, os lançamentos e as datas de movimentações estão exatamente iguais ao controle.
Por que a conciliação bancária é importante?
Aqui no blog da Celero, já falamos várias vezes sobre a importância do planejamento e controle do departamento financeiro da empresa.
Mas para comprovar a efetividade de todos as movimentações projetadas, é muito importante fazer a conciliação bancária regularmente.
Vamos ao exemplo: imagine que, no seu controle interno, você tem a informação de que um dos seus maiores clientes faz o pagamento todo dia 5 do mês e, por isso, você tem alguns lançamentos de despesas para pagar todo dia 10.
A única forma de garantir que o pagamento do cliente está caindo na data certa é fazendo a conciliação bancária.
Caso contrário, é possível que você perca a noção da data de pagamento e tenha um furo no seu saldo quando for resolver seus lançamentos.
A conciliação bancária frequente permite que você possa ter mais transparência em relação às movimentações do departamento financeiro e, caso haja alguma inconsistência, ainda é possível resolvê-la antes de ter uma surpresa desagradável no saldo da conta.
Como fazer a conciliação bancária?
Não existe muito segredo para fazer a conciliação bancária da empresa, mas certamente é um processo que demanda muita atenção, tempo de conhecimento sobre tudo o que foi pago e recebido no controle financeiro e no extrato do banco.
Confira abaixo o passo a passo sobre como fazer a conciliação bancária:
Faça lançamentos diários
Ter o controle diário das movimentações da sua empresa é importante em vários aspectos. Com ele, você consegue garantir que a gestão financeira está funcionando de forma eficiente e diminui os riscos de erros na operação.
A informação das contas bancárias envolvidas em todos os processos também entra nesse controle: é preciso dizer as datas em que os boletos, notas fiscais, impostos e pagamentos em geral devem ser feitos e quando você deve receber os pagamentos.
Por isso, colocamos como primeiro passo para fazer a conciliação bancária.
Consulte o extrato e cada detalhe dos lançamentos
O segundo passo é conferir “tim tim por tim tim” o extrato da sua conta bancária e relacionar com o controle financeiro interno.
O saldo está exatamente igual? Então está tudo certo!
Isso também vale para datas de lançamentos: ao comparar o controle com o extrato, elas devem bater no mesmo dia.
Esse processo é importante para que você não atrase pagamentos e precise pagar juros ou multas desnecessárias.
Corrija toda e qualquer diferença
Ao final da conciliação, você já deve saber se existe alguma diferença entre o que foi planejado e o que efetivamente aconteceu.
Se a resposta for sim, procure corrigir o problema imediatamente para que isso não influencie na gestão financeira da sua empresa.
Conte com a Celero para fazer a conciliação bancária da sua empresa
Como você já deve ter percebido, manter a conciliação bancária da empresa em dia não é uma das tarefas mais fáceis de um empresário.
Mas a gente está aqui para te ajudar nessa!
Além da automatização do fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e boletos, cadastro de documentos em poucos segundos, programação do pagamento de contas, a plataforma de gestão financeira da Celero também faz a conciliação bancária da sua empresa.
E quer saber a melhor parte?
Você ainda pode acompanhar todas essas movimentações e comparações de onde estiver, basta ter internet para acessar a nossa plataforma e ter uma visão simples e transparente do seu departamento financeiro.
Parece uma ótima solução, não é mesmo? E a gente garante que é!
Basta clicar aqui e conversar com um dos nossos consultores para entender como a Celero pode ajudar a sua empresa a crescer ainda mais!