É hora de descobrir como realizar a terceirização do setor financeiro de uma empresa, para isso, leia esse artigo até o final, dessa forma você encontrará a resposta.
Em primeiro lugar, abrir uma empresa não é nada fácil! E você já deve ter ouvido falar (ou visto aqui no Blog da Celero) sobre os problemas que um negócio pode apresentar quando o setor financeiro não é levado com a seriedade e profissionalismo que precisa.
Seja por falta de interesse na área, por não ter o conhecimento da previsibilidade do negócio, por confundir a conta pessoal com a conta corporativa, ou seja, são inúmeros os motivos pelos quais o departamento financeiro de uma empresa pode estar encaminhando o negócio para a falência.
A boa notícia é que você, empreendedor de uma pequena ou média empresa, pode contar com o BPO financeiro para te ajudar a reorganizar seus processos e, em outras palavras, encaminhar sua empresa para o sucesso que você tanto deseja.
A seguir, só para ilustrar, entenda melhor como o BPO pode impactar na terceirização do setor financeiro de uma empresa.
O que é um BPO financeiro?
A sigla BPO significa Business Process Outsourcing, ou Terceirização de Processos de Negócio. A ajuda do BPO é comum para a realização de processos que não estão ligadas às atividades chave da empresa e, assim, realizar a terceirização do setor financeiro de uma empresa.
E as atividades mais comuns que podem ficar sob responsabilidade do BPO são:
- conciliação bancária
- fluxo de caixa
- contas a pagar e a receber
- gestão de indicadores
- emissão de documentos fiscais como faturamento de vendas e contratos, emissão de boletos etc.,
- análise de crédito, entre outros.
Com a gestão de um BPO Financeiro, todas as atividades listadas acima são feitas por uma empresa especialista no assunto, o que, por conseqüência, pode aumentar a produtividade da empresa. Outros benefícios da contratação de um BPO financeiro para uma PME são:
1. Redução de custos:
Você pode contratar a inteligência de uma empresa inteira para cuidar do departamento financeiro do seu negócio e, mesmo assim, economizar com a contratação de colaboradores para essa função, além de outros gastos desnecessários com tributações e outras despesas da empresa.
2. Foco total na atividade chave do seu negócio:
Já que terá uma empresa especialista cuidando do departamento financeiro, você não precisa mais investir toda sua preocupação nesse segmento e terá mais tempo e esforços para focar nas atividades estratégicas, que vão ajudar a sua empresa a crescer ainda mais.
3. Redução de riscos financeiros:
Primeiramente, contrate uma empresa que você confie e a terceirização do seu setor financeiro será 100% segura, sem correr o risco de expor as informações financeiras da sua empresa, como as retiradas e lucros.
Além disso, seus documentos e processos financeiros estarão sempre em dia e organizados. E assim, a visualização das informações fica mais fácil, evitando possíveis erros, inadimplências etc.
Qualquer empresa pode contratar um BPO Financeiro?
O BPO Financeiro é uma solução que pode se adaptar a qualquer negócio, mas vale dizer que, por conta das suas características e pela facilidade da resolução de problemas desta fatia de mercado, ele pode trazer muito mais valor para as pequenas e médias empresas.
Atualmente, a gestão financeira completa exige uma plataforma de automação financeira ou um departamento estruturado.
Portanto, na falta disso, o empresário pode enfrentar problemas com a emissão de boletos e notas fiscais, atraso nos pagamentos, fluxo de caixa incompleto e informações irreais sobre a empresa, além de outras questões.
Qual é o investimento para contratar um BPO Financeiro?
Isso pode variar conforme a complexidade financeira da empresa, ou seja, a quantidade de transações efetuadas por mês, se o pagamento dos seus produtos ou serviços é feito por transferência, boleto ou cartão, quantos CNPJs ou bancos a sua empresa opera, entre outras variáveis.
O cálculo do investimento em um BPO Financeiro é feito de acordo com a sua realidade, para que você pague por uma solução que caiba no bolso da sua empresa.
O que devo esperar de um BPO Financeiro após a contratação?
É importante ficar atento às rotinas diárias – principalmente no começo.
Observe se os pagamentos e cobranças estão sendo feitos em dia e se há qualidade e veracidade nos relatórios financeiros. Acompanhe diariamente o fluxo de caixa e verifique se a conciliação bancária está sendo feita diariamente.
Por mais que as atividades burocráticas estejam terceirizadas, continue atento. Apenas você conhece todos os detalhes do seu negócio!
Agora é com você, empreendedor! Como andam os processos financeiros da sua empresa? Você está se envolvendo demais com a área e perdendo muito tempo com isso? Ou, pior, já nem sabe mais sobre a situação desse departamento?
Terceirização do setor financeiro com a Celero
Para fechar o assunto, temos uma dica e um convite de ouro para você: venha conhecer a Celero!
A Celero é uma plataforma de gestão financeira que faz o controle de receitas, despesas e do fluxo de caixa, agenda as contas a pagar, faz a emissão de boletos, notas fiscais e extratos unificados, acompanha as metas financeiras e emite relatórios confiáveis. Ou seja, uma ótima opção de BPO financeiro.
A gente garante muito mais agilidade, confiabilidade e facilidade para vocês, empreendedores!