Investir em um negócio digital atualmente está sendo a mina de ouro de milhares de empreendedores no Brasil.
Segundo o Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, feito pela HeroSpark, 54% dos empreendedores digitais começaram seus negócios há menos de 1 ano. Desses, 23% começaram há menos de 3 meses, ou seja: o empreendedorismo continuará sendo uma forte tendência nos próximos anos.
Outro dado de nossa pesquisa é que 62% dos Empreendedores Digitais no Brasil usam seus empreendimentos como um complemento a trabalhos ditos “tradicionais”. Então, os negócios digitais funcionam como uma excelente fonte de renda adicional.
Com o crescimento expressivo desse mercado, a concorrência para quem quer ganhar dinheiro na internet fica cada vez mais acirrada e, para sair no lucro é preciso se destacar.
Seu negócio digital não está indo bem e você não sabe o que está faltando para alcançar o sucesso? Talvez você não esteja investindo o suficiente no marketing digital da sua marca.
Confira as principais estratégias de marketing utilizadas pelos negócios digitais que podem te ajudar a alavancar suas vendas:
Aplique um funil de vendas no seu negócio digital
Não adianta tentar oferecer seu produto ou serviço a qualquer pessoa. Nem sempre ela faz parte do público-alvo de seu negócio digital e gastar tempo e energia tentando convencê-la resultará em perda de dinheiro.
O funil de vendas é, basicamente o acompanhamento do possível cliente do seu negócio digital, desde o primeiro contato até a compra do seu serviço, a fim de fidelizá-lo. Isso ocorre em três etapas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil.
Topo do funil
O topo do funil, é a fase de conscientização do cliente, que ainda não sabe como resolver seu problema. Aqui, cabe a você fazer com que ele tenha interesse na sua marca.
Nessa etapa você deve conhecer seu possível cliente através de landing pages e atraí-lo com conteúdos de blog, ebooks gratuitos, etc.
Meio do funil
No meio do funil, as pessoas que preencheram a landing page e cederam seus dados, são denominadas agora como “leads”. Os leads já estão cientes de que possuem um problema mas ainda não sabem como resolvê-lo.
Agora você precisa criar uma relação com ele, esclarecendo suas dúvidas acerca do serviço, falando mais sobre o que você oferece e as vantagens de optar pelo seu negócio digital.
Fundo do funil
A última etapa, o fundo do funil, é a parte em que o lead precisa tomar a decisão de compra e tornar-se um cliente de fato. Ele já entendeu que para solucionar seu problema, deve contratar um serviço.
Seu objetivo agora é mostrar que sua empresa é a ideal para resolver o problema e torná-lo enfim o seu cliente. O que você precisa para isso é de um bom atendimento, persuasão e apresentar cases de sucesso.
Utilizando esse método, você consegue filtrar melhor os seus clientes e garantir suas vendas. A Herospark possui o Sparkfunnels, uma plataforma gratuita para você organizar o funil do seu negócio digital.
Utilize técnicas de marketing de conteúdo para seu negócio digital
O marketing de conteúdo serve para atrair clientes através da criação de conteúdos originais e de qualidade.
Ao oferecer conhecimento ao público, ele cria uma visão positiva de sua marca e busca conhecer mais sobre o seu negócio digital.
O marketing de conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing, uma estratégia de marketing criada para converter clientes os atraindo de forma sutil.
Você pode produzir conteúdo por meio de vários canais utilizados na internet. Os principais são:
Blog
Imagine, por exemplo, que uma pessoa está interessada em aprender sobre culinária japonesa mas não conhece nada sobre as técnicas, os ingredientes e os utensílios utilizados.
O primeiro lugar onde ela irá pesquisar essas informações geralmente é o Google, e ao pesquisar, ela clica num artigo completo que esclarece todas as suas dúvidas acerca do assunto, no blog de um chef de cozinha que possui um curso online de gastronomia japonesa.
As chances dessa pessoa dar credibilidade ao chef e comprar o seu curso são altas, por isso, escrever artigos para blog é uma das estratégias mais utilizadas pelos donos de negócios digitais.
Redes Sociais
É evidente que as redes sociais são o maior canal de divulgação de marcas atualmente. Com elas você consegue se aproximar de seu público, conhecê-lo e gerar engajamento.
Hoje, fazer a divulgação do seu negócio digital da maneira correta através de redes sociais, exige uma boa organização e estratégia de postagem de conteúdos sucintos e objetivos, com o intuito de estabelecer uma autoridade para sua marca e interesse do público.
Infoprodutos
Os infoprodutos são materiais distribuídos de maneira digital e de fácil acesso. Eles podem ser ebooks, infográficos, whitepapers, vídeos ou até mesmo podcasts. Esses conteúdos são mais ricos e detalhados que um artigo para blog, por exemplo.
Investir em infoprodutos é um ótimo método de mostrar que seu negócio digital é especialista no que faz, além de manter seu público informado.
Você pode utilizar esses infoprodutos como porta de entrada para um lead conhecer mais sobre o que o seu negócio digital oferece. Disponibilize um ebook gratuito, por exemplo, através do preenchimento de um formulário com os dados do possível cliente, para receber informações sobre o seu público em troca.
Aplique técnicas de SEO em seu negócio digital
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas para fazer com que seu conteúdo seja um dos primeiros a aparecerem nos mecanismos de busca da internet, como o Google. Está altamente relacionado ao marketing de conteúdo.
Para saber como utilizar o SEO nos conteúdos do seu negócio digital, você primeiro precisa entender como funciona o Google: para resumir, o Google define a relevância dos resultados baseando-se em mais de 200 critérios. Entre eles, estão a quantidade de links internos e externos, a qualidade e a originalidade do conteúdo, a utilização de palavras-chave e o tempo de permanência das pessoas na página.
Ou seja, o SEO são técnicas criadas para um criador de conteúdo se adequar aos critérios de ranqueamento definidos pelo Google. É essencial ter um conhecimento básico sobre o tema se você pretende criar um blog, por exemplo.
Crie fluxos de E-mail Marketing para divulgar seu negócio digital
O e-mail marketing é uma forma de divulgar seu negócio digital e manter uma relação com o seu público de forma mais segmentada.
Para um e-mail marketing surtir efeito, é preciso pensar na individualidade e necessidade de cada destinatário, e ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing ainda gera muitos resultados – se administrado da forma correta.
Existem ferramentas de e-mail marketing que possibilitam toda a automatização do processo de envio. Elas criam listas de disparo, personalizam o texto com o nome do destinatário, agendam o envio, etc.
São vários os tipos de e-mail marketing, cada um para uma ocasião e pessoa. Saber como e quando utilizá-los pode ser a chave para aumentar as vendas de seu negócio digital. O SparkFunnels também possui uma solução para e-mails e fluxos de nutrições.
Newsletter
Newsletters são e-mails informativos enviados para assinantes pré-cadastrados.
As newsletters possuem o intuito de aproximar o público à sua marca apenas com a divulgação de conteúdos variados, como um artigo do seu blog, por exemplo.
E-mail promocional
O e-mail promocional, diferente da newsletter, serve para promover apenas um produto ou serviço. Ele deve ser enviado para um público específico, que tenha mais chance de comprar.
As ferramentas de email-marketing são de grande ajuda para saber como segmentar esses emails.
E-mail comemorativo
Este tipo de e-mail serve puramente para aproximar seu negócio digital do cliente.
Enviar um e-mail de boas vindas, em datas comemorativas como aniversários e feriados faz com que ele sinta-se lembrado e mostra que sua empresa está presente em todos os momentos.
Faça uma Landing Page para seu negócio digital
As landing pages são páginas de preenchimento de dados para conversão de leads. Normalmente são colocadas ou divulgadas em canais onde uma empresa possui mais pontos de conversão. Seu layout é construído de maneira simples e objetiva para não causar distrações.
Elas são de extrema importância para um negócio digital, pois é a partir dos dados de uma landing page que você saberá quais as preferências do seu público, e, com isso, pode criar uma persona para sua marca e saber como segmentá-la.
Geralmente, para fazer com que o visitante de um site preencha a landing page, são oferecidos infoprodutos como ebooks e infográficos gratuitos em troca. Mas também é comum dar ofertas e outras recompensas.
É importante também pensar na identidade visual da landing page, a descrição utilizada para atrair o futuro lead e as call to actions – aquelas palavras no imperativo que servem de gatilho para alguém realizar uma ação, como por exemplo “Baixe o material agora” ou “Acesse nosso conteúdo”.
É normal que um negócio digital não dê resultado logo de primeira. Por isso, buscar formas de evoluir e melhorar aspectos falhos no seu empreendimento é uma atitude que trará ótimas consequências no futuro!
Se você quer criar seu próprio negócio digital, mas ainda ficou com dúvidas, deixa uma mensagem aqui nos comentários que eu te respondo, ok?
Até a próxima!